Buscar

1 demodiciose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SARNA DERMODÉCICA: Demodiciose
Causada por ácaro do gênero demodex, espécie canis, acredita-se (dogma) que o demodex faça parte da microbiota cutânea e em uma queda de imunidade ele se manifesta. Transmissao vertical: mãe transmite se não houver defeito imunologico nada acontece. Característica de jovem, até 3 anos 90%. Animal de 12 anos com sarna demodecica(demodex) é queda de imunidade, ou iatrogênica. Predisposicao p pelo curto.
Sintomatologia:
não coça = ausencia de prurido, só quando tem infeccao bacteriana secundaria excessão(shit tzu e lhasa). A lesão começa tranquila e vai piorando: Rarefação pilosa – alopecia – Eritema, Hiperpigmentação e hiperqueratose – Descamação, crostas, escoriações e úlceras
Existem 4 doenças de pele com lesao alopecica e redonda: demodiciose e dermatofitose (jovem) e e seborréia e foliculite (adultos). A demodiciose a pode ser autolimitante. A localizada sem tratamento pode ir para generalizada. 
Diag:
sempre raspado positivo: tem que achar o acaro! (Exceções: Shar pei, Piodermite crônica - fazer biopsia(sharpei) pedir para patologista buscar demodex nos folículos pilosos, tem muita mucina, parece que ele esta com edema.) Trata é considerado cura clinica se nao voltar em 1 ano. se quando tiver velho ele tiver é imunosupressão, verminose intensa, neo, diabetes, cio, hepatopatias. Prova: chega cachorro adulto com sarna demodecica pedir: hemograma, função renal, função hepática, glicemia, trigliceris, raiox tórax e ultrassom abdominal. Pois estou procurando uma doença grave ou um câncer.
Tratamento:
terapia topica OU sistemica, ambos são tóxicos.
Terapia tópica: (fora de moda) banho Prévio com POB (peróxido de benzulina-peroxidex) à 2,5% para abrir foliculo, secar e depois molha novamente com amitraz 4ml/litro (é hidrossolúvel) 1 vez por semana. Efetivo em 75 a 80% das situações. Cuidados com amitraz: diluir antes do uso com seringa e luvas deixar secar na sombra sem ele lamber.
Terapia sistêmica: Ivermectina de 300 a 600 micrograma por kig/dia, período de 10 a 18 semanas com 90% de cura. Ivomec é para boi e injetável se der zebra é sua responsabilidade, mas pode ser vo ou SC. O mectimax é comprimido de ivermectina mais vai ficar mais caro e dá sintoma neurologico. NÃO PODE usar ivermectina para collie, old english, sheepdog, afgan, border collie, pastor de sheetland, pastor australiano e amigos pois não produz proteína P – restringe passagem. Para essas raças usar: Moxidectina, Dose-0.5-1mg/Kg/2x/semana, Período – 3-7 meses: 89% de cura, tem maior efeito colateral como sialorreia, vomito e incordenação motora. Ambos tem efeitos colaterais, sialorreia, vomito, incordenação motora, cegueira central. Todos causam, por isso ele usa mais cydectin (incluse este pode ser usado em collie e seu amigos), é moxidectina p/boi
Imunoestimulação: nada confirmado na literatura.
Qualquer protocolo tem que tratar até crescer o pelo e ficar bonito, entao marca se o raspado se der positivo trata mais 30 dias, se negativo marca mais 2 retornos em 15 dias e da alta, dps de 1 ano cura clinica.

Outros materiais