Buscar

TRABALHO MINI TENIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES- URI
CAMPUS DE SANTO ÂNGELO
DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA- BACHARELADO
SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO EM TÊNIS
RICARDO DABLE
MINI TÊNIS
ACADÊMICOS: CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE e ROBERTO PINHEIRO MACHADO.
1942 na cidade de São Vicente, região de Santos no estado de São Paulo.
Um grupo de amigos, formado por brasileiros e estrangeiros (principalmente ingleses), queria jogar tênis, mas os tradicionais clubes da época como o Clube dos Ingleses, Tênis Clube e Saldanha, tinham suas quadras completamente lotadas;
Foi Ralph Brunsen quem mandou fazer as raquetes de madeira;
Mini-Tênis teve o seu auge na década de 80 com vários campeonatos e marcas fortes;
HISTÓRIA DO MINI TÊNIS
Pode ser jogado em qualquer superfície plana, como quadra poliesportiva de dimensões reduzidas.
Os alunos têm a possibilidade de aprender brincando e praticar desde o primeiro momento uma atividade que tem todas as características do jogo de tênis.
Desenvolver todas as técnicas de base e secundária para o jogo de tênis;
Aperfeiçoar a coordenação dinâmica geral;
Desenvolver as qualidades físicas básicas: força, velocidade e resistência;
Desenvolver as capacidades psico-motoras, com vista a organizar e melhorar 
o comportamento da criança;
Desenvolver a estrutura espacial ( localização, direção, orientação e noção de distância );
O QUE É O MINI TÊNIS
É jogado somente em dupla, em um set único de nove games.
O acessório também é diferente, na raquetinha são utilizadas raquetes de madeira ou fibra, pesando em média 415 e 440 gramas, sendo a de madeira a mais tradicional.
A quadra é dividida por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola com uma raquete para o lado do adversário.
Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra.
Cada game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-6-set).
REGRAS
O lúdico está sempre em sintonia com as necessidades corporais desde as nossas brincadeiras infantis, onde, as corridas nas ruas e nos parques, pega-pega, esconde-esconde e pular corda faziam parte do cotidiano, incluindo os jogos e os confrontos entre equipes, todas as preparações na execução dessas tarefas eram feitas com prazer de integrar.
Quando analisamos a conduta das crianças no período em que estão participando das brincadeiras e dos jogos, temos a percepção de sua fantasia, sendo assim, as ações infantis, as brincadeiras e os jogos, é frequentemente um círculo de afirmação na conquista da emancipação das crianças, no sentido do “eu consigo”, “eu alcanço fazer isto”, criando uma autonomia. (LEITÃO, 2004).
IMPORTÂNCIA DO MINI TÊNIS
Rede: material, pode ser facilmente substituída por cordas de nylon, elásticos, barbantes etc., amarrados em cadeiras ou mesas, com altura não mais de 80 cm do solo.
Raquete: de fabricação de madeira evendo ter o diâmetro de 12 a15 cm e comprimento da cabeça entre 15 e 20 cm, o comprimento total da raquete (cabeça mais cabo) não deve ultrapassar 35 cm.
Bola: Evitar bolas que quiquem muito rápido, preferir bolas mais lentas que as oficiais.
MATERIAL
Primeira forma: com bola, com a mão ou com a raquete;
Segunda forma: bola rolando para frente ou para trás, uma outra ideia de se iniciar, pode também ser com balões, bolas grandes ou menores.
Terceira forma: arremessar a bola, na investigação dos autores, as crianças com idades entre 5 a 6 anos, podem ser deficientes em arremessar a bola, embora alguns ainda tenham níveis de habilidade rudimentar destas idades.
Quarta forma: é o de receber a bola, esta forma desenvolve mais lentamente do à terceira forma, a criança tem a trajetória da bola, além disso, tem que se adaptar aos momentos de características externas, tais como a velocidade da bola, altura do quique da bola, o tipo de superfície, etc.
DESENVOLVIMENTO DA INICIAÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais