A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Drucker é o grande guru da administração contemporânea, tendo publicado inúmeros livros que são referência até os dias atuais. Em seus estudos, ele trata sobre as diferenças entre eficiência e eficácia nas organizações.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação a eficácia:
( ) Ser eficaz é obter resultados.
( ) Ser eficaz é atingir os objetivos.
( ) Ser eficaz é fazer as coisas certas. 
( ) Ser eficaz é salvaguardar os recurso
Agora, marque a sequência correta:
A – V V V V 
B – V F V V
C – V V V F
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras e a afirmativa 4 é falsa, pois trata da eficiência.
D – V F F V
E - F, F, F, V.
Questão 2/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
(IFRN- 2012) A Administração por Objetivos (APO) é um estilo de administração que enfatiza o estabelecimento conjunto de objetivos tangíveis, verificáveis e mensuráveis. Assinale a opção que apresenta benefícios da APO.
A - A ênfase é colocada nas atividades - meio como forma de tornar a organização mais eficiente, a retroação é intensamente utilizada e possibilita que mudanças constantes sejam acompanhadas.
B -A independência entre os vários objetivos organizacionais funciona, simultaneamente, de cima para baixo e de baixo para cima e promove a participação dos funcionários.
C- O desempenho é melhorado em todos os níveis da organização, os objetivos departamentais e individuais são alinhados com os objetivos organizacionais e os funcionários são motivados para alcançar e superar objetivos e metas.
A APO proporciona uma diretriz ou uma finalidade comum, os objetivos departamentais e individuais são alinhados com os objetivos organizacionais; os funcionários são motivados para alcançar e superar as metas; serve de base para avaliar planos; melhora a possibilidade de previsão de futuro e ajuda a orientar as prioridades de recursos escassos.
 
D Os esforços são focalizados nas atividades que conduzem ao alcance dos objetivos individuais, há pouco envolvimento entre os gerentes e funcionários e recompensas são oferecidas para ultrapassar os objetivos fixados
Questão 3/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
(Inmetro/SC - 2010)  Analise as frases contidas em cada uma das alternativas abaixo, e em seguida escolha a única que possui uma afirmação correta.
Eficiência Organizacional significa minimização da produção de bens e serviços.
Eficiência Organizacional significa maximização de energias consumidas pela produção de bens e serviços.
Eficiência Organizacional significa maximização das despesas e minimização da produção de bens e serviços
Eficiência Organizacional significa minimização das quantidades de matérias-primas e  energia consumida pela maximização da produção de bens e serviços.
A eficiência significa “fazer mais com menos”. Na empresa, a eficiência organizacional segue o mesmo princípio, produzir mais bens ou serviços com menos quantidade de matéria prima.
Questão 4/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Em relação a Eficiência e Eficácia, analise as afirmativas a seguir:
I. A eficácia, ao fazer mais com menos, diminui as chances de erros ligando o trabalho em equipe com a motivação almejada e prevista.
II. A eficácia é a mais importante, pois é indispensável ao gestor apresentar os resultados esperados.
III. A eficácia é o processo de atingimento das metas impostas, aproveitando as necessidades do mercado.
IV. A eficácia conciliada com a eficiência apresenta os resultados desejados, qualidade com baixos custos
Está CORRETO o que consta APENAS em: 
A - I,II
B – I,III,E IV
C – I ,IV
É indispensável para a empresa um gestor eficaz, pois a empresa precisa de resultados.
Ao mesmo tempo, a eficácia quando conciliada com a eficiência, apresenta os melhores e desejados resultados: qualidade com baixo custo. 
D – II, III E IV
Questão 5/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Considerando as principais características do planejamento estratégico, assinale a alternativa correta que demonstra uma dessas características.
Todo esse alinhamento necessário ao qual objetivamos a qualidade nos nossos produtos e o bem estar dos nossos clientes, fornecedores e funcionários, tem um único propósito, lucros maiores.
As principais características de um planejamento estratégico são; o pensamento sistêmico dos gestores; a integração da equipe para o planejamento e controle dos projetos; uma boa coordenação de todos os recursos para o objetivo; uma direção ou gestão estratégica; uma organização estratégica; o foco principal nos objetivos financeiros, de preferência, lucros maiores. A única alternativa plausível é a alternativa (A), onde a eficiência é clara e o foco é pelos lucros.
A ordem é faturar. Por isso não devemos nos ater a impasses burocráticos da empresa e buscar nossos objetivos a todo custo.
O departamento financeiro orientou o departamento comercial para aumentar suas vendas e corrigir possíveis necessidades de caixa. O comercial por sua vez pediu autonomia, principalmente acerca de recursos para promoções, sem monitoramento ou qualquer controle. Sem muita condição de negociar e sem imposições, o departamento financeiro concordou.
Alguns novos termos de qualidade foram objetivados na empresa. Assim, seria necessário a participação de um representante de cada departamento da empresa. Dado esse objetivo, cada um planejou sua área e se reportaram à diretoria com suas ideias.
Questão 1/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Drucker é o grande guru da administração contemporânea, tendo publicado inúmeros livros que são referência até os dias atuais. Em seus estudos, ele trata sobre as diferenças entre eficiência e eficácia nas organizações.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação a eficiência:
A – V V V V 
B – V F V V 
C – V V F F 
D – V F F V
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde apenas as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras e as afirmativas 2 e 3 são falsas, pois tratam da eficácia.
E – F F F V 
Questão 2/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre eles:
Uma crítica à Administração Científica de Taylor é a visão mecanicista do homem. Isso significa que o trabalhador é visto como um apêndice da máquina, onde o trabalhador parece quase ser uma peça do leiaute do processo produtivo, sem capacidade de refletir, questionar ou ter iniciativa.
PORQUE
A Escola das Relações Humanas presentou outras necessidades dos trabalhadores, o homo socialis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois a relação aqui se faz em causa-efeito, onde a assertiva I é complementada pela primeira justificando a crítica à escola clássica; a alternativa (a) está incorreta, pois ambas se completam, onde temos conceito-justificativa; já a alternativa (b) está incorreta, pois a lógica das duas assertivas são as mesmas; a alternativa (c) é incorreta porque ambas assertivas são verdadeiras; e por fim, a alternativa (e) é incorreta, pois justamente a assertiva II vem justificar a I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C- A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Drucker é o grande guru da administração contemporânea, tendo publicado