Apol de Didática e curriculo  nota  100
20 pág.

Apol de Didática e curriculo nota 100


Disciplina<strong>didática e Currículo</strong>2 materiais29 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Questão 1/5 - Didática
Considere o trecho do texto a seguir: 
\u201cO elemento principal da abordagem tecnicista não é o professor, nem o aluno, mas a organização racional dos meios. O planejamento e o controle asseguram a produtividade do processo\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Curitiba: Champagnat, 2010, p.48. seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
I. Fundamenta-se numa visão existencialista e, como consequência, vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem.
II. A abordagem deste processo didático está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender.
III. John Dewey é um dos teóricos que se coloca contra esta perspectiva do aprender a aprender.
IV. O centro deste processo está no professor, que ensina o aluno o método de aprender.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
		
 A III e IV, apenas.
	B	I, II e III, apenas.
	C	
II e IV, apenas.
	D	
II, apenas.
	E	
I e II, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e II são corretas. A abordagem do \u201caprender a aprender\u201d fundamenta-se numa visão existencialista, e como consequência vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem. Sua abordagem está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender. A afirmativa III está incorreta pois John Dewey é o proponente do método utilizado nesta abordagem didática. E a afirmativa IV está incorreta pois o centro deste processo está no aluno.
 (Livro-base, p.37)
Questão 2/5 - Didática
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 195.
A avaliação é um dos elementos do planejamento docente e sua concepção de avaliação varia de acordo com a concepção de educação que orienta a prática do professor. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Didática, relacione cada abordagem didática a sua compreensão de avaliação:
Transmissão-assimilação.
Aprender a aprender.
Aprender a fazer.
Sistematização coletiva do conhecimento. 
( ) Serve-se da auto avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
( ) A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
( ) Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino.
( ) As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
( ) A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Agora selecione a sequência correta:
Nota: 20.0		
 A - 2 \u2013 4 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 1
		
 B - 1 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 2 \u2013 3
		
 C - 3 \u2013 1 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 4
		
D - 2 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 4
		
 E - 2 \u2013 4 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 3 
Você acertou!
Transmissão-assimilação - As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
Aprender a aprender - Serve-se da autoavaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
Aprender a fazer - Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino. A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Sistematização coletiva do conhecimento - A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
 (Livro-base, p. 63).
 
Questão 3/5 - Didática
Considere o seguinte fragmento de texto: 
\u201cBenjamim Bloom foi quem, em 1968, complementou os estudos de aprendizagem para o domínio. Para ele, o uso destas \u2018estratégias de aprendizagem para o domínio\u2019 está diretamente relacionado à sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse domínio. Essa aptidão, por outo lado, está diretamente relacionada à capacidade de especificação dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma. Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Campinas: Papirus, 2006, p. 88. 
Bloom traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do aprender a fazer. Sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base Didática. Relacione, numerando corretamente, cada etapa deste caminho a suas características: 
Caracterização da população e do contexto.
Ensino socioindividualizado.
Pós-teste.
Especificação dos objetivos e das atividades.
Validação do programa. 
( ) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
( ) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
( ) Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
( ) Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
( ) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	1 \u2013 4 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 5
Você acertou!
Caracterização da população e do contexto - Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
Ensino socioindividualizado - Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
Pós-teste - Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
Especificação dos objetivos e das atividades - Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
Validação do programa - Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações. (Livro-base, p.41).
	B	2 \u2013 4 \u2013 1 \u2013 5 \u2013 3
	C	4 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 5
	D	5 \u2013 4 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 1
	E	1 \u2013 4 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 5
Questão 4/5 - Didática
Atente para a seguinte citação: 
\u201cO sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos, dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades, capacidades físicas e intelectuais, tendo em vista prepará-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006. p.47.
Libâneo defende o ensino na pedagogia crítico-social dos conteúdos desde a década de 1980. Considerando os temas abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as sentenças a seguir sobre essa pedagogia, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Seu enfoque principal está na democratização do acesso à educação e na permanência da classe trabalhadora na escola.
II. ( ) O processo de transmissão-assimilação está em segundo plano para este grupo pois visa à formalização de práticas.
III. ( ) Para este autor a teoria decorre da prática, a aprendizagem se dá a partir do domínio