Buscar

Modelo de ensaio sociológico - Filme: Witness - Tema: Durkheim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ENSAIO SOCIOLÓGICO - PROFESSOR: JERÔNIMO O. MUNIZ – TURMA: TN – 17/11/2012
Filme: Witness (1985)
Tempo gasto: 1:55 h - Auto-avaliação: 9,75
O longa Witness de Peter Weir conta a história que se segue ao vislumbre de uma cena de assassinato por uma criança Amish. Como foi a única testemunha de tal evento, o jovem se torna alvo dos criminosos e protegido de John Book, um policial que trabalha no caso. A existência de ligações entre membros da polícia e o ocorrido, bem como situações em que a vida dos protagonistas é colocada em risco levam o policial a transportar a família Amish de volta para sua comunidade e lá se estabelecer, desenvolvendo um vínculo social significativo com o referido povo.
Apesar de o enredo contar com uma vertente ligada ao desmembramento de um esquema de corrupção policial, o que se percebe é que são nas relações estabelecidas pelo policial e a comunidade Amish que está centrada a trama. Isso se evidencia pelo contraste entre o diminuto número de cenas em que John Book mobiliza recursos para liquidar a rede de corrupção e o grande “volume” de tempo do filme que se emprega nas interações corriqueiras do dia-a-dia entre o policial e o povo Amish. E é justamente essa centralidade nas relações sociais que torna o longa material substancial para análise sociológica. 
No decorrer do filme é possível relacionar as interações, suas motivações e consequências à obra do sociólogo francês Émile Durkheim, uma vez que o encontro de culturas tão distintas, com as expressões de represália do grupo majoritário que o acompanham, resulta em adesão mesmo que parcial ou temporária de costumes e crenças do meio predominante, de modo a evidenciar o poder que o grupo exerce sobre decisões individuais. Mais especificamente, identifica-se uma ligação entre os acontecimentos do longa e as ideias de Durkheim sobre fatos sociais e as implicações que a coerção resultante de sua tentativa de violação tem na vida dos indivíduos, além da marcada divisão entre sociedades simples e complexas e o tipo de solidariedade que as regem. 
Fatos sociais constituem conjuntos de modos de ser, pensar e agir institucionalizados socialmente que têm as propriedades de serem externos ao indivíduo, serem característicos de cada agrupamento social e, principalmente, exercerem coerção sobre os indivíduos que ousarem ir contra seus princípios. 
“Reconhece-se um fato social pelo poder de coerção externo exercido ou suscetivel de ser exercido sobre os individuos; e a presença desse poder se reconhece, por sua vez, seja pela existência de qualquer sanção determinada, seja pela resistência que o fato opõe a toda iniciativa individual que tenda a violentá-lo.” (MUSSE, 2007)
	A coerção advinda da violação de fatos sociais tais como modos de se vestir, de se portar e de se relacionar conjugalmente é vista desde os primeiros momentos do filme: uma criança na fila da estação de trem ri do modo como o menino Amish se apresenta em termos de indumentária. A partir daí um sem fim de situações expressam coerções em níveis variados - desde comentários discretos acerca dos modos de John Book até a reprimenda formal feita pelo pai da criança Amish à sua esposa no que tange a seu relacionamento com o policial.
	Cabe, por fim, interligar as duas sociedades apresentadas no filme aos conceitos de sociedade simples e complexa de Durkheim. Apesar de quase não ser retratada no filme, a sociedade urbana da Filadélfia pode ser caracterizada como complexa, pois a personagem John Book, elemento que a representa, externa a ideia de divisão do trabalho, na medida em que seu cargo como policial carrega consigo a noção de que cada parte deve possuir um papel para a manutenção da sociedade, e tal característica é marcante em sociedades complexas.
A sociedade Amish, por sua vez, pode ser identificada como simples, na medida em que apresenta elevada homogeneidade (propiciada por casamentos entre seus membros), coesão e favorece a coletividade em relação aos interesses individuais, como reflete a cena em que todos se mobilizam para construir o celeiro de um casal. Outros aspectos de ordem tecnológica e demográfica endossam essa classificação: observa-se no filme uma baixa densidade demográfica (as casas são distantes, as propriedades extensas e as famílias pequenas) e práticas de produção pautadas no uso de tecnologias primitivas. A solidariedade mecânica pode também ser observada: quase não existem diferenças de caráter individual (todos usam as mesmas roupas), o conjunto de normas é seguido rigidamente por todos os membros da comunidade e as crenças são partilhadas.

Outros materiais