Buscar

FORMATO PARA RESENHA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(Nome da disciplina e turno)
Professora: Cláudia Giesel
(Seu nome)
	RESENHA 
(REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DO TEXTO RESENHADO. DE ACORDO COM ABNT! VERIFIQUE AS NORMAS PARA CADA TIPO DE OBRA).
CREDENCIAIS DO AUTOR
	Fale sobre as credenciais acadêmicas do(s) autor(es) do texto resenhado. SEJA BREVE! OCUPE, NO MÁXIMO, MEIA PÁGINA. Informações como onde nasceu, onde morreu, time de futebol, partido político ou comida predileta podem ser omitidas!rs
RESUMO DA OBRA
	Seu resumo pode ser breve, mas não deixe de colocar as partes mais importantes para a compreensão do tema abordado! Leve em consideração o tamanho do texto. 
CONCLUSÃO 
	Essa conclusão é SUA, não do autor. O que você aprendeu com o texto lido? Quais os pontos mais importantes que valem ser reforçados? Aqui você pode fazer um breve apanhado de tudo o que leu (um resumo do resumo rs) e concluir com suas palavras e sua opinião sobre O TEMA. Deixe sua opinião sobre O TEXTO para o ponto seguinte!
CRÍTICAS
	Agora sim! A parte mais relevante de toda a resenha (ainda que não precise ser a mais extensa). Aqui você deve escrever suas impressões: como o tema foi abordado pelo autor; se o assunto é ou não relevante; se o texto é fácil de ser entendido; se faltam detalhes, exemplos, sugestões ou coisas do tipo; se poderia ser mais aprofundado ou até mesmo menos repetitivo. Enfim, TUDO o que você achar relevante. 
	Por se tratar da sua crítica, ela deve ser escrita em terceira pessoa, mas CALMA! NÃO PIRA! Não é porque você vai dar sua opinião que pode deixar de lado a linguagem acadêmica e escrever como se estivesse conversando em uma roda de amigos. Nada de "O autor viajou naquela hora que disse...". Você pode dizer a mesma coisa de forma mais sutil, como "O autor se perde (NEM TANTO) um pouco ao afirmar que..." Vamos abraçar o eufemismo! 
INDICAÇÕES
	MUITOS de vocês esquecem essa parte. Ao final da resenha, diga para quem você acha que a leitura do texto pode ser relevante! Leve em conta o tema, a linguagem (muito técnica ou de fácil compreensão?), a aplicabilidade do assunto, etc. Lembre-se de justificar as indicações. Não adianta escrever uma linha dizendo "Amei. Todos deveriam ler".
 
	
 (Apague o fim antes de entregar!)
	Beijos, 
Michelle Vargas.
(Apague isso também rs)

Outros materiais