Buscar

PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE DOMESTICO

Prévia do material em texto

PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE DOMESTICO 
 O que primeiros é socorros ? 
Define-se os primeiros socorros como a prestação e assistência médica imediata a uma pessoa ferida até à chegada de ajuda profissional. 
Qualquer pessoa pode prestar primeiros socorros ?
 Qualquer pessoa pode prestar os primeiros socorros. O mais importante, no entanto, é acionar o atendimento especializado: Corpo de Bombeiros, Samu ou a autoridade policial local. As ligações para os serviços de emergência são gratuitas e não precisam de cartões telefônicos.
Em caso de emergência ligue
Números dos telefones dos serviços de emergência:
190
Polícia Militar
192
Serviço Público de Remoção de Doentes (Ambulância)
193
Corpo de Bombeiros
199
Defesa Civil
Quais casos de emergências são mais comuns no ambiente domestico ?
Depende das pessoas, em caso de crianças o mais comuns são :
Sufocamento e asfixia 
Intoxicação
Queimaduras
Choques elétricos 
Cortes 
Mordidas de animais 
INTOXICAÇÃO 
 
Entre os principais vilões estão remédios, produtos de limpeza e de higiene pessoal e até certas plantas. Para prevenir esses acidentes guardar esses produtos fora da vista e do alcance das crianças; mantê-los em suas embalagens originais, e não em garrafas de refrigerante ou copos; e dar preferência a embalagens com tampas de segurança, mais difíceis de serem abertas.
Quanto aos medicamentos, eu sempre oriento os pais a não se referirem aos comprimidos como balas, porque a criança entende que pode tomar quando quiser. Outra dica é não tomar remédio na frente da meninada.
INTOXICAÇÃO O QUE FAZER ?
Ligar para emergência e descrever o que foi ingerido, em que quantidade e o horário em que isso aconteceu. Enquanto a ajuda não chega, evite que o pequeno pule ou fique muito agitado. "A criança de pé favorece que esse tóxico desça mais rápido".
INTOXICAÇÃO: O QUE NÃO FAZER
 Se a criança tiver engolido um remédio ou um produto, não dê água, leite ou qualquer outro líquido, pois isso vai fazer com que a substância tóxica seja absorvida mais rápido. O mesmo vale para o vômito: nesses casos, nunca estimule a criança a colocar o que ingeriu para fora. Além disso, não deixe o pequeno sozinho.
 
Sufocamento e asfixia 
 
Essas são as principais causas de mortes de crianças de até 2 anos. Em geral, esse tipo de acidente acontece quando bebês ingerem pedaços muito grandes de alimentos ou até objetos como peças de brinquedos, bolinhas de gude ou moedas. "O sufocamento também pode ser ocasionado por sacos plásticos, cordas e protetores de berço", alerta o pediatra Alberto Helito, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.
O que fazer na hora do acidente
Se, ao engolir um alimento ou algum outro item, a criança estiver tossindo, a orientação é ficar perto e esperar até que ela consiga expelir sozinha o objeto estranho. Caso isso não aconteça e o pequeno fique pálido, é preciso chamar o resgate o mais rápido possível e procurar alguém que saiba fazer as devidas manobras de desengasgo e desobstrução das vias aéreas. "O ideal é que todo mundo que lida com crianças, não só os pais, faça um curso chamado Suporte Básico de Vida para aprender a realizar essas manobras", indica Renata Waksman. 
O que não deve ser feito
Uma das atitudes que os pais costumam ter nesses momentos é colocar a mão dentro da boca da criança na tentativa de retirar o objeto. Mas isso pode piorar ainda mais a situação. "Na maioria das vezes, a pessoa acaba empurrando mais pra dentro o objeto", alerta Helito.
 EM ADULTOS O QUE FAZER :
Saber o que se deve fazer quando alguém engasga pode salvar a vida da vítima. Por isso, quando um adulto ou crianças com mais de 2 anos se engasgar, deve-se:
Pedir à vítima para tossir com força 5 vezes;
Bater 5 vezes no meio das costas da vítima, mantendo a mão aberta e num movimento rápido de baixo para cima.
Caso a vítima continue engasgada, deve-se inciar a manobra de Heimlich que é feita da seguinte forma:
 QUEIMADURAS
 Elas podem ser causadas por fogo, líquidos ou comidas quentes e até pela eletricidade. Nos dois primeiros casos, a melhor forma de prevenir é manter a criança longe de locais como a cozinha, onde a maior parte desses acidentes acontece. Outra medida é evitar o uso de produtos inflamáveis, como o álcool.
 Em relação à queimadura elétrica, a prevenção pode ser feita, por exemplo, substituindo fiações desencapadas, protegendo as tomadas e não permitindo que os pequenos manuseiem eletrodomésticos, evite crianças nas cozinhas, grande incêndios se iniciam na cozinha 
O que fazer na hora do acidente
Na queimadura com fogo, a orientação é rolar a criança no chão para tentar apagar as chamas e, assim que estiver controlado, lavar com água e levar para o hospital. No caso da queimadura por escalda mento, enquanto busca a ajuda de um profissional da saúde, lave a área com bastante água corrente.
Já em quadros de queimadura elétrica, a situação é mais delicada. "A corrente percorre uma área maior do corpo da criança e pode acometer, inclusive, órgãos internos", adverte Alberto Helito. Por isso, o primeiro passo é desligar o interruptor da chave e, depois, afastar a vítima da corrente elétrica
"O ideal é não encostar nela, porque você pode levar um choque também. Faça isso com algum material isolante, como um cabo de vassoura", informa a pediatra da SBP. Em seguida, chame socorro e certifique-se de que a criança está respirando - se não estiver, inicie as manobras de ressuscitação ou procure alguém que esteja apto a fazê-las.
Cortes ferimentos causados por vidros ,facas, objetos de ponta e etc este tipo de ferimento pode atingir desde veias a artérias, gerando sangramentos, o mais grave e ferimento arterial pois o mesmo e mais intenso ,e o sangue arterial e rico em oxigênio , as arterias são mais calibrosas por isso provocam um sangramento intenso 
O que fazer com estes tipos de ferimentos ?
Curativo compreensivo para estancar a hemorragia 
E chamar serviço de emergência , e conduzir o acidentado nunca usar remédio caseiras como pó de café, açúcar e etc.. 
Mordida de animais , e um acidente domestico comum. Pois muitos lares possuem animais domésticos como cães e gatos, alguns de médio e grande porte, a mordedura de certos cães pode chagar a 200k , e a mordedura mais forte de um ser humano e de 55 k 
Cães e gatos são animais domesticados ,mas não domésticos esquecemos isso a natureza os criou para vida selvagem, a mordedura desses animais foi feita para dilacerar carnes e ossos portanto devemos ter cuidado
Mordidas de cães e gatos se o ferimento for superficial e , o animal for vacinado so lave com a agua e sabão , se for um ferimento maior cubra com uma compressa o ferimento e procure ajuda medica 
Em relação a adultos e idosos?
Os mesmos procedimentos se enquadram para adultos e idosos, temos em vista além dos acidentes citados , tem o risco de quedas ,que normalmente ocorre por piso molhado ,quase sempre na cozinha e banheiro 
Em qualquer emergência antes de prestar o socorro a vitima entre em contato com os bombeiros SAMU ao qualquer outro profissional que possa dar assistência , E recomendável todas as pessoas fazerem um treinamento de primeiros socorros ,para quaisquer eventualidade

Continue navegando