Buscar

Estagio 2 Denise

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA 
DENISE CRISTINA VIEIRA VELHO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Londrina PR
2018
DENISE CRISTINA VIEIRA VELHO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico:Regina Maria Rodrigues
Tutor de Sala:Carme Bertoso de Camargo
Londrina PR
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA	6
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	7
CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
 RESUMO
 O presente Relatório de Estágio do Ensino Fundamental Anos Iniciais tem como objetivo principal discutir a formação docente, e relação entre professores e alunos.
 O estagio proporcionou ter melhor visão do ambiente escolar,das praticas pedagógicas quais a escola realiza,com intuito de conhecer os saberes necessários para a atuação dos professores na Educação.Sabe-se que o trabalho pedagógico nesta fase requer atenção com planejamento de atividades que englobem o educar e o cuidar,ou seja ,as praticas pedagógicas dos professores em sala de aula.
 Neste intuito,há uma diversidade de saberes que os professores precisam expor em suas praticas relacionando-as com as teorias,pois podem ser expressas no desenvolvimento diário da criança, como a livre expressão de sorrir,cantar,e expor suas habilidades.
INTRODUÇÃO
 Este trabalho tem como objetivoa apresentar o relatorio da regencia de Alfabetização,em anos iniciais do ensino fundamental,no qual temos a oportunidade de aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais em sala de aula. 
 Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos,é onde podemos refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais serão as formas de agir dentro de uma sala de aula com alunos do ensino fundamental. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas.
 Com o estágio, é possível que nós, estudantes, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores a partir do contato com as realidades de nossa profissão, estabelecendo relação entre a teoria e a prática, bem como ter a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional do ensino fundamental. . 
 Além de elaborar e executar um projeto pedagógico,que contribui significativamente para formação academica.
 Nas observações e regencias em sala de aula foi acompanhada e registrada a pratica docente da turma do 1º ano do ensino fundamental no turno vespertino da Escola Rural Municipal São Paulo no periodo de 02/04/2018 a 30/04/218,assim como o relacionamento entre professor - alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola. Após as observações na sala de aula foi elaborado o planejamento semanal, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual da escola, Em seguida, foi desenvolvida as aula conforme os planos de aula elaborado, com os seguintes temas: Artes,História,Matematica,Português,ciencias,Educação Fizsica,nos quais foi superado as expectativas com otimos resultados.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
 No dia 16/03/2018 em visita a Escola Rural Municipal São Paulo para conhecer as instalações, as quais são excelente pois passaram recentemente por uma reforma geral a qual a deixou em perfeito estado.
 A Escola Rural Municipal São Paulo,esta localizada na comunidade Rura de Linha São Paulo,as margen da BR 182 na cidade de Ampére PR
 A escola foi fundada no ano de 1985,a fim de atender a educação infantil e ao encino fundamental,e recebeu esse nome devido ao santo padroeiro da comunidade.
 Hoje a Escola possui aproximadamente 70 alunos entre educação infantil e encino fundamental, os quais chegam até a escola com o transporte escolar fornecido gratuitamente pelo municipio. 
 A Escola valorizar a educação como instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade, trabalhando em parceria com pais, alunos e proficionais da educação,cooperando entre si para formação de cidadãos plenos e aptos a conquistar seu lugar na sociedade.
 A escola é construída em alvenaria possui dois blocos com sete salas equipadas com armários, TV 29 polegadas, ventiladores, carteiras e cadeiras tudo em bom estado, uma biblioteca bem farta com bom livros didático, uma sala para os professores e coordenador com computador onde a acesso a internet. 
 Dispõe de um saguão coberto onde ha mesas e bancos para ser usado como refeitório, uma cozinha equipada com, freezer geladeira, fogão industrial de seis bocas, balcões e prateleira para guardar os alimentos e louças.
 Conta também com cinco banheiros sendo dois para meninos, dois para meninas e um para professores e funcionários, no pátio há um bebedouro coletivo com cinco torneiras onde as crianças tem água filtrada e gelada.
 A Escola possui uma quadra para praticas de esportes e educação física toda coberta e cercada com murro e tela para segurança dos alunos, também dispõem de um data show, dois aparelhos de rádio caixa de som com microfone e dois DVD,mapas, globos, diversos jogos, material dourado,entre outros.
 O horário de funcionamento da escola é de segunda a sexta das 13:15 as17:15 e conta com onze funcionários sendo: Duas agentes educacionais, sete professores formados e pós graduados em pedagogia, e mais dois estagiário(a) estudantes na ária da educação. 
 Todos trabalham em conjunto, mantendo a ordem e o bem estar de todos.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
	 
Diário de 
Observação
 N° 1
	Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
	
	Data: 04/04/2018
	
	Local: Ampére PR
	
	Hora de inicio/término da aula: 13:15 as 17:15
	
	Professor (a) regente: Eliane Basso
	
	Nível/Ano: 1º ano
	
	Estagiário (a) Denise Cristina Vieira Velho
	
1° Dia de observação participativa em anos iniciais do ensino fundamental, turma do 1º ano.
 Durante a elaboração das atividades observada os alunos foram colocados em dupla, os recursos utilizado durante a aula foram: Tesoura,cola,caderno, revistas e jornais velhos.
 A atividade do dia era encontrar e recortar as letra de seu nome colando-as cada uma em seu devido lugar, trabalhando o conteúdo espaço e forma.
 De modo geral a aula foi produtiva, partiu do conhecimento dos alunos, o desempenho do professor demonstra que ele é certo do processo de ensino aprendizagem,ensinando e orientando seus alunos.
 Durante a aula os alunos demonstraram interesse, cooperando entre si,respeitando o professor tirando duvidas e seguindo suas orientações.
 A avaliação do professor é feita de maneira continua, analisando o desempenho e colaboração entre os alunos na atividade em dupla.
 O ambiente da instituição estava limpo e organizado de forma preocupada com a prevenção de acidentes. 
	 
Diário de 
Observação
 N° 2
	Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
	
	Data: 05/04/2018
	
	Loca l: Ampér PR
	
	Hora de inicio/término da aula: 13:15 as 17:15Professor (a) regente: Andressa Favretto
	
	Nível/Ano: 2º ano
	
	Estagiário (a) Denise Cristina Vieira Velho
	
 2° Dia de observação participativa em anos iniciais do ensino fundamental,tuma do 2ºano .
 Durante a realização da aula os alunos estavam organizados individualmente, um atras do outro.
 O professor usou como recurso didatico,lousabranca,canetão e palitos de picolé,para trabalhar durante a aula o conteudo números e sistema de numeração.
 De modo geral a aula foi produtiva e bem organizada pelo professor,posibilitando que os alunos levantasem ipoteses e solucionasem problemas.
 O desempenho do professor foi fundamental para que isso acontesece, interagindo com os alunos durante todos os momentos,demostrou que ele atuou como organizador e consultor, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos,pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessário .
 Durante a aula todos demostraram interesse e respeitaram o professor e os colegas.
 Quanto a avaliação ouve somente observação do professor no desenvolvimento da atividade.
 Ao ambienta da instituição mantense a preocupação em mantelo organizado e limpo. 
	 
Diário de 
Observação
 N° 3
	Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
	
	Data: 06/04/2018
	
	Local: Ampére PR
	
	Hora de inicio/término da aula: 13:15 as 17:15
	
	Professor (a) regente: Marta Weber
	
	Nível/Ano: 3º ano
	
	Estagiário (a) Denise Cristina Vieira Velho
	
 
 3° Dia de observação participativa nos anos iniciais do ensino fundamental, turma do 3º ano.
 Neste dia após chegarem e fazer a oração os alunos foram colocados individualmente, sendo um atrás do outro para que pudessem manipular os recursos didáticos fornecido pelo professor, que neste dia foram livros de histórias em quadrinhos,para ser trabalhado o conteúdo leitura literatura,letramento,valorizando a leitura como fonte de prazer.
 Após o professor pediu para que cada um pegasse o caderno de produção de texto e fizesse a criação de sua própria historia em quadrinhos,com o tema de livre escolha.
 Em fim quando todos acabaram puderam, compartilhar com os colegas, fazendo a leitura de sua produção.Ao final deveriam colorir as figuras de suas histórias.
 De um modo geral a aula foi bem organizada pelo professor possibilitando a manipulação do material, e incentivando-os o prazer pela leitura e por ouvir e contar historias.
 Os alunos demonstraram grande interesse pela atividade cooperando entre si.
 A avaliação foi pela observação do professor de modo a perceber o interesse e a produtividade do aluno.
 O ambiente estava limpo e organizado de forma que todos que utilizem o espaço escolar sintam-se bem acolhidos.
	 
Diário de 
Observação
 N° 4
	Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
	
	Data: 09/04/2018
	
	Local: Ampére PR
	
	Hora de inicio/término da aula: 13:15 as 17:15
	
	Professor (a) regente: Antonio Favretto
	
	Nível/Ano: 4ºano
	
	Estagiário (a) Denise Cristina Vieira Velho
	
 4° Dia de observação participativa no ensino fundamental anos iniciais, turma do 4º ano.
 Neste dia os alunos chegaram fizeram uma oração junto com o professor, e foram organizados individualmente um a traz do outro.
 Para esta aula foram utilizados régua, peças geométricas lousa, lápis,borracha e caderno.
 Neste dia o conteúdo, espaço e forma. A aula foi organizada pelo professor que propôs exercícios com modelos para fixação, passou problemas no quadro,fez correções.
 O desempenho do professor foi excelente e fundamental para que a aula ocorresse de maneira adequada nas situações propostas por ele.
 Manteve-se sempre disposto, orientando e ensinando seus alunos, os quais se mantiveram interessados durante o percurso da aula cooperando entre si.
 Quanto a avaliação, foi feita através da observação da evolução dos alunos com as situações propostas.
 O ambiente escolar estava limpo e em ordem para prevenir acidentes com seus alunos.
	 
Diário de 
Observação
 N° 5
	Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
	
	Data: 10/04/2018
	
	Local: Ampére PR
	
	Hora de inicio/término da aula: 13:15 as 17:15
	
	Professor (a) regente: Marciane Olavio
	
	Nível/Ano: 5º ano
	
	Estagiário (a) Denise Cristina Vieira Velho
	
 5° Dia de observação participativa no ensino fundamental anos iniciais. Tuma do
 5 ºano.
 A aula começou com uma oração o professor fez a minha apresentação ao os alunos explicou o motivo por eu estar na sala, fez a chamada. Após os alunos foram organizados em dupla de forma que pudessem interagir durante a atividade proposta.
 Para este dia de aula foram utilizados os seguintes recursos: folha de papel sulfite, papel bobina, pincel,tinta guaxa,para ser trabalhado o conteúdo tratamento da informação.
 Trabalhando a leitura e interpretação de gráficos e tabelas, tendo como objetivo apresentar para os alunos noções de estatística,probabilidade, através de situações didáticas que os possibilitem aprenderem a coletar,organizar,analisar,interpretar dados,alem de representá-los de forma gráfica. 
 A aula foi muito produtiva. O professor se manteve calmo e atuou de forma segura orientando seus alunos,que se mantiveram ocupados e interessados durante toda a aula,cooperando entre si.
 Quanto a avaliação ouve somente observação do professor. O ambiente ficou um pouco bagunçado e lambuzado, mas normal por se tratar de crianças pequenas em fase de aprendizado e descobertas.
	 
Diário de 
Observação
 N° 6
	Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
	
	Data: 11/04/2018
	
	Local: Ampére PR
	
	Hora de inicio/término da aula: 13:15 as 17:15
	
	Professor (a) regente: Eliane Basso
	
	Nível/Ano: 1º ano
	
	Estagiário (a) Denise Cristina Vieira Velho
	
 6° E ultimo dai de observação participativa no ensino fundamental, anos iniciais. Turma do 1º ano
 Na realização desta aula os alunos estavam organizados individualmente um atrás do outro.
 Para o desenvolvimento das atividades planejadas pelo professor ele usou como recurso didático,vídeos,lousa e canta para quadro branco,o conteúdo trabalhado foi números e sistema de numeração .
 De modo geral aula foi organizada, possibilitando o entendimento e aprendizagem dos alunos, de forma que levantaram hipóteses fizeram questionamentos e solucionaram problemas propostos.
 O professor atuou com grande desempenho, certo do processo ensino aprendizagem, fornecendo apoio e informações necessária.
 No período da aula os alunos mantiveram-se calmos prestando atenção nas explicações, demonstrando interesse, no conteúdo proposto.
 Neste dia não ouve avaliação somente observação do professor. 
 O ambiente da escola estava limpo, organizado, mantendo sempre a preocupação do bem estar de todos os alunos e funcionários. 
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
 Para elaboração do presente projeto realizado que está de acordo com o Plano de Ensino anual da Escola Rural Municipal São Paulo usei como base de apoio a Disciplina Didática planejamento e avaliação – Formação Docente para o 7º semestre do curso de Pedagogia-Licenciatura, da Universidade Pitágoras Unopar de Londrina PR.
 E foi desenvolvido com a orientação da professora Ma.Lilian Amaral da silva Sousa,coordenadora do curso de pedagogia, e tutor de sala Carme Bertosso de Camargo.
 Foi elaborado e desenvolvido planos de aula com atividades envolvendo o uso da matemática e raciocínio lógico,movimento e coordenação,conhecer e apreciar as cores,linguagem oral e escrita,a primavera,e respeitando as diferenças, com cunho interdisciplinar para alunos da educação infantil.
 Foram ministradas por meio de regência,item importante na realização do estágio supervisionado l, sob a coordenação de Francisca Culpani.
 O conhecimento é social, histórico e culturalmente construído.
 Desde o nascimento, os sujeitos constroem e adquirem significados, por meio do convívio familiar, da relação com outras pessoas e pelo uso de objetos necessários a sua sobrevivência ( VYGOTSKY,1991)
DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:
 	
Nome da Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo 
Diretor (a): Francisca Culpani
Estagiário (a): Denise Cristina Vieira Velho
Professor Regente : Eliane Basso
Nível: 1º ano
Período: Vespertino
Número de alunos: 12
Data: 18/04/2018
Tema da aula: Artes visuais (musica e desenho).
 
OBJETIVO:
 Desenvolver habilidades de desenho e pintura descobrindo o gosto pela arte.
 Valorizar e respeitar os conhecimentos que já possuam na arte de desenhar.
 Desenvolver habilidades de observação, proporcionando momentos e situações de brincadeiras, enquanto aprendem. 
 Estabelecer o gosto pela musica.
SINTESE DO PROCEDIMENTO:
 Explicar para a turma que será realizada uma aula de artes, onde todos irão desenhar, dançar e cantar.
 Dividir a turma em 4 grupos de 3 alunos para a realização das atividade.
 Apresentar para eles os materiais quais vão ser utilizados.
 As produções serão de livre escolha, tanto na elaboração dos desenhos como nas musicas que serão cantadas para os colegas em geral, mas o grupo devera cooperar entre si em ambas atividades.
 Ao termino das atividades os alunos deveram expor em sala seu trabalho e relatar aos colegas o que ele produziu e o que representa.
RECURSOS:
 Tinta guaxa, canetinha, giz de será, lápis de cor, microfone, folha de papel sulfite.
AVALIAÇÂO:
 A avaliação aconteceu através da participação do aluno, grau de interesse e produções realizadas.
REFERENCIAS: 
 Livro: didática: planejamento e avaliação.
 Autor: Audrey Debei da Silva.
 Educador musical: Keith Swanwick.
 Ferraz; Fusari,2009,p.102 
 https://pt.slideshare.net/GeovanaPorto/elementos-visuais-artes-1-ano
DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:
 Nome da Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
 Diretor (a): Francisca Culpani
 Estagiário (a): Denise Cristina Vieira Velho
 Professor Regente : Eliane Basso
 Nível: 1º ano
 Período: Vespertino
 Número de alunos: 12
 Data: 19/04/2018
Tema da aula: Dia do Indío 
 
OBJETIVO:
 Compreender, que existem diferentes povos em nosso pais e um deles é os povos indígenas os quais já habitavam o Brasil.
 Despertar sentimentos de respeito, e companheirismo dês de cedo.
 Desenvolver formas pacificas de agir diante das diferenças,
 Não fazer juízo incorretos ou preconceituoso de valores,raça,cor.
SINTESE DOS PROCEDIMENTOS:
 
 
 Momento a hora do conto, com leitura de história.
 Após a narrativa será feito questionamento sobre o texto.
 Deixar os alunos fazer perguntas,dar opiniões e tirarem duvidas sobre o assunto. 
 
 Ver ao filme,chegada dos portugueses ao Brasil,para entender como foram os primeiros contatos dos portugueses com os tupis,e o que tem acontecido com eles desde então.
 Confecção de cocar com penas e papel cartolina e colares de grãos de milho para representar os colares feitos com dentes de animais
 Pintura no rosto com tinta guaxa.
 Assistir o vídeo dez indiozinhos, e dançar ao som da musica.
 
RECUESOS: 
 
 Material impresso, data show, pincel, cartolina,pena,tinta guaxa. 
REFERENSIAS: 
 Livro: didática: planejamento e avaliação.
 Autor: Audrey Debei da Silva.
 Editora: Distribuidora Educacional S.A
 Filme: https://www.youtube.com/watch?v=lWlD7GEji5Y
DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:
 Nome da Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
 Diretor (a): Francisca Culpani
 Estagiário (a): Denise Cristina Vieira Velho
 Professor Regente : Eliane Basso
 Nível: 1º ano
 Período: Vespertino
 Número de alunos: 12
 Data: 20/04/2018
Tema da aula: Matemática,números e sistema de numeração.
OBJETIVO:
 
 Desenvolver a compreensão de valor posicional, ter noção de quantidades.
 Fazer com que tenha a consciência de que cada número representa uma quantia.
 Ter confiança em suas próprias estratégias, e capacidade de lidar com situações matemáticas.
 Conseguir que o aluno análise o número e represente a quantidade que cada um indica.
SINTESE DOS PROCEDIMENTOS:
 Agrupar os alunos em pares.
 Propor aos alunos cantigas e brincadeiras, que os estimulem a contagem como: um, dois feijão com arroz, cinco patinhos foram passear, um elefante incomoda muita gente etc.
 Escrever no quadro um número de cada vez pedindo para que o aluno represente-o em desenhos,no caderno ou com material manipulável em cima da carteira,sendo estes de dez a 20.
 Jogo da memória com pecinhas, o qual devem encontrar o número com a representação de sua quantia em forma de imagem.
 Exercícios impressos de ligar o número a sua respectiva quantia representado por conjuntos.
 Escrita e oralidade dos números para memorização do nome de cada um.
RECURSOS:
 Lousa, caderno quadriculado, lápis, quebra cabeça com pecinhas de madeira, material dourado, material impresso. 
AVALIAÇÂO:
 Através do desempenho nas atividades, conhecimentos prévios, no relacionamento com os colegas.
REFERENSIAS:
 Livro: didática: planejamento e avaliação.
 Autor: Audrey Debei da Silva.
 Editora: Distribuidora Educacional S.A
 Livro: Ensino da matemática. 
 Autor:Diego Barbosa Prestes Keila Tatiana Boni.
 Editor: Educacional S.A 
 
 
 
 
DIÁ DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:
 Nome da Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
 Diretor (a): Francisca Culpani
 Estagiário (a): Denise Cristina Vieira Velho
 Professor Regente : Eliane Basso 
 Nível: 1º ano
 Período: Vespertino
 Número de alunos: 12
 Data: 23/04/2018
Tema da aula: Português
OBJETIVO:
 Excuta texto lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
 Responder a questões de compreensão do texto,emitir opiniões sobre a história 
 Ler interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais. 
 Compor freses a partir de gravuras
SINTESE DOS PROCEDIMENTO:
 Roda de historia, roda de conversa.
 Fazer o relato da história que acabaram de ouvir relatando qual foi seu entendimento, sua opinião sobre ela.
 Responder ao questionamento que o professor ira desenvolver com a turma sobre o que acabou de ler.
 Reproduzir no caderno em desenho as personagens da historia.
 Destacar numa lista o nome das personagens
 Formar uma frase para cada personagem produzida.
 Aula de leitura com manuseio de livros de diversos gêneros.
 
AVALIAÇÂO:
 O desempenho e interesse nas atividade desenvolvidas, relacionamento e entrosamento com os colegas.
 
RECUESOS:
 Lousa, livros didático, lápis ,caderno.
REFERENSIAS: 
 Livro: Aprendizagem da língua portuguesa.
 Autor: Ivaneide Dantas da silva,Silvia Cristina Almeida.
 Editora: Educacional S.A.
 Livro: didática: planejamento e avaliação.
 Autor: Audrey Debei da Silva.
 Editora: Distribuidora Educacional S.A
 Livro:Os animais falantes
 Autora:Jussara Mello
 Editora:São Cristovão
DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:
 Nome da Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo
 Diretor (a): Francisca Culpani
 Estagiário (a): Denise Cristina Vieira Velho
 Professor Regente : Eliane basso
 Nível: 1º ano
 Período: Vespertino
 Número de alunos: 12
 Data: 24/04/2018
Tema da aula: Educação Física
OBJETIVO:
 Trabalhar a coordenação motora e psicológica.Desenvolver o raciocínio lógico e expressão corporal.
 Tornar a criança mais solidaria e participativa.
 Incentivar o trabalho de equipe através da musica e brincadeiras.
SINTESE DOS PROCEDIMENTO:
 Brincadeiras, canções com expressão corporal (cabeça,ombro,joelho,e pé;boneca de lata)fazendo com que a criança se toque,descobrindo as partes do seu corpo através da musica e seus movimentos.
 Atividade física em quadra de esportes com alongamentos.
 Montar um circuito, com obstáculos onde os alunos deverão agachar, pular,e saltar sobre obstáculos.
 Todos deverão tentar superar seus limites com incentivo do professor.
 De volta em sala ouvir as explicações do professor sobre os movimentos do nosso corpo,os quais são muito importante para nossa saúde.
 Para finalizar promover em sala a dança da cadeira ao som de musica infantil.
RECURSOS:
 Aparelho de som,CD, lousa,cadeiras,quadra de esportes,corda,cones,bambolês.
AVALIAÇÂO:
 Desenvoltura nas atividades, colaboração,participação.
REFERANCIAS:
 Livro: didática: planejamento e avaliação.
 Autor: Audrey Debei da Silva.
 Editora: Distribuidora Educacional S.A
 CD e DVD Xuxa só para Baixinhos. 
 Livro:Ensino da educação física na escola e psicomotricidade.
 Autor: Eloise werle de Almeida. Anisio Calciolari Júnior. 
 FREIRE, João Batista. Educação de Corpo inteiro: teoria e pratica da educação física. São Paulo: Scipione, 1997
 Musica infantil:https://www.youtube.com/watch?v=Fy-ZrEyWb1c DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:
DADOS DE IDENTIFICAÇÂO:
 
Nome da Instituição: Escola Rural Municipal São Paulo 
Diretor (a): Francisca Culpani
Estagiário (a): Denise Cristina Vieira Velho
Professor Regente : Eliane Basso 
Nível:1º ano
Período: Vespertino
Número de alunos: 12
Data: 25/04/2018
Tema da aula: ciências
 
OBJETIVO:
 Reconhecer os animais como parte fundamental para a sobrevivência da natureza e dos seres humano.
 Conhecer as partes principais dos vegetais e suas funções; conhecer o processo de respiração e fotossíntese. 
 Realizar atividades relacionadas sobre o tema a fim de desenvolver habilidades e sentimentos de amo, proteção, e preservação da natureza.
 Reconhecer a importância do ar como elemento fundamental para a sobrevivência.
SINTESE DO PROCEDIMENTO:
 Leitura, dialogando e comentando os fatos,que acontecem no meio ambiente os quais acabamos não nos dando conta pois acontecem naturalmente, deixando cada um expor seu conhecimento sobre o assunto.
 Vídeo sobre seres vivos e não vivo,para fixação e compreensão.
 Vídeo sobre o mundo dos vegetais; Destacando as partes das plantas e suas funções. 
 Fazer a confecção de desenhos e dobraduras de imagens relacionadas ao tema (abelha,flor,borboleta arvore).
 Falar sobre a importância das arvores, folhas, flores e frutos, essencial para a sobrevivência, dos animais, e seres humanos. 
 
 Ao termino das atividades os alunos deveram expor em sala seu trabalho e relatar aos colegas o que ele produziu. 
 
RECURSOS:
 Tv,aparelho de DVD, tesoura,papel cartão,giz de cerra.
AVALIAÇÂO:
 A avaliação aconteceu através dos relatos,e produções realizadas,interesse 
Pela aula.
REFERENCIAS: 
 
 Livro: didática planejamento e avaliação.
 Autor: Audrey Debei da Silva.
 Editora: Distribuidora Educacional S.A.
https://www.youtube.com/watch?v=q5F-VINjJlE
https://www.youtube.com/watch?v=_qquJRrGatY
DIARIOS DAS REGÊNCIAS
 
 No dia 18/04/2018 ao chegar na sala para primeira aula de regencia comprimentei os alunos,fiz a chamada na caderneta de frequencia e conteúdo da turma.
 Em seguida fui ate o quadro e escrevi com letra caixa alta e fiz a leitura para eles do tema da aula que iamos trabalhar neste dia,(Artes).
 Foi uma aula muito divertida e produtiva pois todos participaram com intusiasmo,ouve bastante interação entre os grupos.
 Todos estavam atentos a suas produções,com preucupação de fazer bonito para a nova prof que estava na sala.
 Os trabalhos foram expostos na parede como se fosse uma exposição de artes.
 Em seguida a atividade de desenho,foi a ves de cada um catar e apresentar para a sala sua canção.
 Este momento da aula foi muito interessante pois ouve a participação de todos com grande entusiasmo.
confesso que não esperava ser tão bem recebida como professora regente da turma, estava muito nervosa imaginando de que forma seria, mas foi maravilhoso.
	
6
 No dia 19/04/2018 cheguei na sala fizemos uma oração como já é de costume pela professora regente.
 Realizei a lista de chamadas, neste dia estavam ansiosos para que começasse a aula, pois no dia anterior havia pedido que trouxessem de casa algumas penas e grãos de milho ou feijão para que nos trabalhássemos o dia do índio,o tema da aula foi muito comemorado pelos alunos, adoraram a idéia.
 Fiz a leitura de um pequeno texto explicativo sobre o dia do índio onde falava quem são, como viviam,como eram suas roupas,do que se alimentavam, que suas casas eram feitas de palha e se chamavam ocas,fiz algumas representações no quaro em desenho para melhor entendimento.
todos se mantiveram curiosos fazendo varias perguntas, dando opinião.
 Baseado na leitura e no que tinham entendido pedi para que fizessem um desenho no caderno sobre o tema da aula.
 Após passei um pequeno vídeo falando da chegada dos português ao Brasil e dos primeiros contados que tiveram com os povos indígenas.
 Para finalizar cantamos a musica dos dez indiozinhos, confeccionamos colares e pulseiras de grãos de milho, cocar de pena e papel cartolina, pintura no rosto com lápis especial para a atividade.
 A aula foi muito interessante e produtiva, todos saíram felizes com suas fantasias de indiozinhos. 
 No dia 20/04/2018 o tema da aula foi Matemática, números e sistema de numeração.
 Comecei a aula fazendo um breve suspense sobre que matéria iríamos trabalhar naquele dia,todos ficaram curiosos e deram palpites. 
 Em fim falei que era matemática, já aproveitando a oportunidade perguntei a eles quantos somos hoje aqui na sala? Vamos contar?
 Em seguida propus algumas cantigas que os estimulassem a contagem, um dois feijão com arroz, um elefante incomoda muita gente, ouve bastante interação pois todos já conheciam as cantigas.
 Em seguida partimos pro quadro, onde deveriam observar o número exposto, e fazer a representação com material manipulável.
 Após o termino de todos partimos para os exercícios de ligar número a representação simbólica da sua quantia
 Percebi que alguns tiveram mais dificuldade,do que outros em realizar determinadas atividades. 
 Em fim para descontrair um pouco mas sem perder o foco ,jogo da memória com números e figuras representando a quantia
 Foi uma aula que exigiu bastante de mim, como professor orientador, mas mantive a calma e no final todos conseguiram acabar ,mesmo tendo um pouco de dificuldade atraso.
 No dia 23/04/2018 chegando na sala foi feita uma oração em conjunto,realizei a lista de chamada, falei do tema da aula que iríamos trabalhar naquele dia, o qual era Português.
 Após pedi para que todo se sentassem formando uma roda para ouvir a historia que eu iria contar.
 Percebi que avia muita curiosidade entre eles,para saber qual seria o tema da história,fiz um suspense e em fim mostrei a eles o livro da história que iriam ouvir e trabalhar naquele dia:Os animais falantes.
 
Todos estavam curiosos para saber sobre o que aia acontecer.
 Fiz um questionamento a eles sobre fatos do texto após eles também puderam fazer perguntas, obtiveram respostas.aaula foi tranqüila conforme o planejado realizaram todas as atividades propostas.
Este dia só tivemos pontos positivos durante a aula, foi muito bem aproveitado o tempo,os alunos agiram como o esperado,claro que com alguns momentos de tumulto pois alguns falavam ao mesmo tempo,mas nada que não pudesse ser contornado,ou atrapalhasse a aula.
 
 24/04/2018 Meu penúltimo dia de regência, ao chegar em sala cumprimentei os alunos e fizemos uma oração como de costume.
 Em seguida coloquei no quadro o tema da aula (Educação Física) em letras caixa alta fazendo a leitura da mesma para eles.
 Comecei trabalhando as expressão corporal com musica e canções.
 Para isso propus as canções cabeça, ombro, joelho e pé, minha boneca de lata.
 Fazendo com que se movimentassem e se tocassem ao mesmo tempo, que praticam movimentos pedidos pela musica aprendem também o nome das partes de seu corpo.
 Em seguida fomos para quadra de esportes onde montei um circuito com obstáculos onde deveriam pular, agachar, saltar, gatinhar.
 Ninguém podia desistir ao não conseguir realizar as atividades propostas,todos devem tentar superar seus limites,pois na vida sempre iram encontrar obstáculos que deverão ser ultrapassados.
 De volta em sala fiz algumas explicações sobre os movimentos do nosso corpo os quais são fundamental para nossa saúde e bem estar.
 Para finalizar promovi a dança das cadeiras ao som de musica infantil.
 Foi uma aula bem cansativa mas muito produtiva, com muita movimentação,e esforços corporais, mais que valeu muito apena desenvolver.
25/04/2018 Ultimo dia de regência no ensino fundamental,já estava me sentindo em casa,fui muito bem recebida e acolhida por todos sentirei saudades.
 Para essa aula escolhi um tema o qual acho muito importante ser trabalhado desde cedo com as crianças, e que vai ajudar muito em sua formação pessoal como seres humanos, (ciências) pois é preciso conhecer as plantas e os animas para aprender ter o devido respeito por eles e lês dar o devido valor.
 A aula correu de maneira normal os alunos já pareciam ter consciência da importâncias da natureza e os animais tem para a vida humana e manutenção do nosso planeta.
 Após assistirem um vídeo sobre seres vivos e não vivos expliquei o que eram, de forma que pudessem compreender, mas que percebessem a importância de cada um no meio ambiente.
 Também mostrei a eles um pequeno filme sobre o mundo dos vegetais onde aprenderam as partes das plantas e suas funções, fundamental para sobrevivência humana.
 
 
CONSIDERAÇÔES FINAIS:
 A elaboração deste é resultado de discussões de ordem prática e teórica, os quais são entendidos como processos no qual todos os acadêmicos devem vivenciar na prática com a finalidade de compreender melhor todos os níveis de ensino com os quais poderá trabalhar após sua formação, ou seja, é a complementação curricular necessária em que são conciliados os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula, aprimorando seu conhecimento traves de diferentes realidades social,buscando o aperfeiçoamento pessoal e profissional,e também entender como acontece a organização em uma instituição educacional, já que esta é parte primordial para o desenvolvimento pleno da comunidade escolar, e o exercício da cidadania.
 Neste caso o estagio foi realizado com satisfação, pois se buscou conhecer uma instituição e saber o papel do Pedagogo no contexto escolar.
 Foi importante para o acadêmico obter conhecimento sobre o funcionamento e organização de uma instituição, respeitando as normas ou modelos adotados pela mesma para aplicá-los.
 Portanto conclui-se este referido estagio com muitas experiências vividas e lições aprendidas que contribuíram futuramente na formação pessoal e profissional do mesmo.
 
REFERENCIAS:
Brandão, Rodrigues Carlos, O Que é Educação. 1edição, 198
Dalmás, Ângelo. Planejamento participativo na escola. Elaboração acompanhamento e avaliação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
Ghiraldelli, Junior. Paulo História da educação brasileira. 4.ed.São Paulo:Cortez, 2009.
Ghiraldelli, Junior, Paulo.História da educação. São Paulo: Cortez, 1994. 2.ed. Ver. (Coleção magistério. 2º grau.Série formação do professor).
Libanêo, José Carlos.Diretrizes Curriculares da Pedagogia:Imprecisõesteóricaseconcepçãoestreitadaformaçãoprofissionaldeeducadores.Educ.Soc., Campinas, vol.27, n.96- Especial.P.843-876, out, 2006.Disponível em HTTP://www.cedes.unicamp.br/caderno/cad/cad83.htm. Acesso em 25 nov 2012.
Pimenta, Selma Garrido. Orientador educacional ou pedagogo. In:revista da ANDE, São Paulo, n.9, p.29-37, 1985.
Pinheiro,Maria Eveline.A ação coletiva como referencial para a organização do trabalho pedagógico.In Veiga, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (orgs).Escola:Espaço do projeto político.11.ed. Campinas, SP:Papiros, 1998.
Saviani, Dermeval.História das idéias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas, SP:Autores Associados, 2010.
Saviani, Dermeval.Sentido da pedagogia e papel do pedagogo.In:Revista da ANDE. São Paulo, n.9, p.27-28, 1985. 
 
 No dia a dia enfrentam-se situações que exigem planejamento, porém nem sempre formalizado. No momento em que a realidade se torna mais complexa, somos obrigados a uma maior sistematização de pensamento e de ação para poder compreendê-la e transformá-la (DALMAS, 1994, p.23).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apresentar as considerações finais, com comentários decorrentes de reflexões acerca das atividades de estágio realizadas emAnos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Relatar as contribuições do estágio para a escola e para você, estagiário (pessoal e profissionalmente). A conclusão é o momento em que você descreve as suas impressões fundamentadas nas intervenções da prática diária como estagiário. Dessa forma, deve-se expressar com clareza e precisão acerca das conclusões observadas no decorrer de todas as etapas do estágio. (preencher de uma a duas páginas). ** Apague essas informações após incluir o seu texto **
REFERÊNCIAS
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo inteiro: teoria e pratica da educação física. São Paulo: Scipione, 1997
Apresentas as referências citadas nos textos construídos para o relatório. Citar apenas as referências utilizadas, seguindo, por exemplo, o modelo a seguir.
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação. 
(Colocar todas as referências em ordem alfabética e espaçamento simples, inclusive dos sites utilizados para a construção deste trabalho). Leiam na Biblioteca digital como se faz as referências nas normas da ABNT.
** Apague essas informações após incluir o seu texto **
Lembre-se que um trabalho acadêmico sem referência bibliográfica, deixa de ser considerado trabalho acadêmico.

Continue navegando