Buscar

Atividades cap 1 org

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antonio Cardoso Neto – 17113110347 – Bom Jesus do Itabapoana
Respostas dos exercícios do capítulo 1 
1-Escolha uma unidade de trabalho ou considere sua experiência profissional para responder às questões a seguir: 
a)Quais as características predominantes na unidade de trabalho escolhida: tipologia mecânica ou tipologia orgânica? Destaque e justifique as vantagens e as desvantagens dessas tipologias. 
R: Escolhi o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro). O instituto possui uma tipologia orgânica, pois os servidores fazem de tudo dentro da instituição com uma boa flexibilidade, tendo em vista o alto grau de transferência de conhecimento entre os professores e o corpo administrativo e pelas decisões descentralizadas, além do tratamento ser mais humano, isto é, mais informal. 
Vantagens: maior flexibilidade, facilidade em contornar os problemas, conhecimento de todas as tarefas da organização. Conversando, os servidores podem obter uma escala mais branda e que não dificulte o trabalho um do outro, além de poderem cumprir seus horários de expediente, sempre com responsabilidade. 
Desvantagens: Às vezes o comportamento mais informal entre os servidores é confundido com libertinagem e os mesmos confundem seus chefes a colegas do mesmo grau hierárquico gerando incômodo no ambiente de trabalho. 
b) Identifique alguns aspectos relativos aos ambientes micro e macro e fale da relação desses com a unidade de trabalho escolhida. 
R: O microambiente diz respeito às forças próximas à organização que afeta sua capacidade de disponibilizar seus serviços. 
Consumidores: são a população em um todo, desde que procurem serviços voltados à educação. 
Fornecedores: Estão listados nos contratos de serviços que se dá por meio de licitação. Estes vão desde contrato de água e esgoto, os serviços terceirizados ou mesmo da própria união, além dos fornecedores de material de limpeza e conservação, dentre outros. 
Concorrentes: Qualquer instituição de ensino. 
Regulamentadores: no instituto se tem Pró Reitorias que agem como órgãos regulamentadores, como a PROAD (Pró Reitoria de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Institucional), que tratados movimentos financeiros e orçamentários. 
O macroambiente, diz respeito às variáveis externas que afetam a atividade da organização, assim como o conjunto da sociedade e suas atividades. 
Institucionais: O Poder Executivo, o Tribunal de Contas da União, dentre outros.
Econômicos: não possui fator econômico por ser uma instituição pública. 
Sociais: é voltado para educação científica e tecnológica. 
Demográficos: existem Institutos Federais por todo território brasileiro com o intuito de atender a toda população. 
Ecológicos: Os Institutos Federais, geralmente são criados em locais em que os grandes Ministérios alocados em Brasília, com pesquisa prévia, resolvem implantar. 
c) Identifique aspectos mais e menos contributivos de comunicação para um mapa de relacionamento ou mapeamento de processos. Dê sugestão de melhoria.
R: Sobre mapeamento de processos, Hunt (apud VILLELA, 2000, p.52) defende como sendo “[... ]uma ferramenta gerencial, analítica e de comunicação, que tem a intenção de ajudar a melhorar os processos existentes ou então implantar uma nova estrutura voltada para estes”. Ou seja, é uma técnica utilizada por empresas para entender mais claramente como uma unidade de negócio está operando, informando cada passo do processo de operação da mesma, como entrada, operação e saída, identificando os erros para assim fazer as melhorias necessárias. 
Os aspectos mais contributivos de comunicação são a integração institucional, os planos, a identificação de organização das etapas, a avaliação de correção, a aplicação e desenhos para acessos e consultas, dentre outros. Já os aspectos menos contributivos são os relatórios e os programas. O Mapeamento de processos é uma técnica geral utilizada por empresas para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando, representando cada passo de operação dessa unidade em termos de entrada, operação e saída. Para que assim, possa identificar os erros e melhorar processos existentes, e/ou implantar novos processos. Os aspectos de comunicação mais contributivos são, os Planos, Integração Institucional, Identificação e organização de etapas, Avaliação de correção, Aplicação e Desenhos para acessos e consultas e outros. Os menos contributivos são os Relatórios. Os aspectos devem ser de fácil acesso e com rapidez para ser aplicado, uma vez que, é através deles que é analisado as etapas de processo, e assim, conduz uma organização, uma melhoria seria, criar meios tecnologia fácil, para controlar essas etapas. 
d) De sugestões para elevar a eficiência de fluxogramas e de formulários, instrumentos utilizados em suas atividades ou nas da unidade de trabalho escolhida. 
R: Na instituição da minha escolha são utilizados fluxogramas no processo administrativo e formulários para vários procedimentos. Podendo citar uma melhoria, seria usar nos formulários mais tecnologias, de forma padronizado, uma vez que, existe na Marinha formulários eletrônicos, como por exemplo, o formulário preenchido para ingressar nela. Outra sugestão, seria realizar todos os formulários com questões objetivas, diminuindo o tempo de seu preenchimento. 
e) Você considera o diagnóstico e a análise organizacional instrumentos importantes para a avaliação de suas atividades? Justifique. 
R: O diagnóstico e a análise organizacional, são instrumentos importantes para a avaliação das minhas atividades. De acordo com Leszek (1994), o diagnóstico organizacional é um instrumento que nos permite ter um conhecimento analítico da natureza de estado circunstancial de uma organização, ou seja, ter o conhecimento de tudo que ocorrer na empresa. Já a análise organizacional, sugere que estabelecemos proposições para interpretar e colocar em prática os procedimentos operacionais, ou seja, sugere melhorias nas atividades. Então, dessa forma, podemos observar que quanto mais melhorias são identificadas e melhoras, teremos um alcance maior de eficiência.

Outros materiais