Buscar

Imunocromatografia para BhCG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
COLÉGIO TÉCNICO
ANÁLISES CLÍNICAS
IMUNOLOGIA
PROF.: JENNER K. REIS
IMUNOCROMATOGRAFIA 
PARA PESQUISA DO 
HORMÔNIO hCG
P3A - 301
ALICE DE FREITAS
CRISTINA SANTOS
ESTHER IOLANDA
ISABELA CONCEIÇÃO
BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, BRASIL
NOVEMBRO, 2014
OBJETIVOS
Pesquisar o hormônio Gonadotrofina Cariônica Humana (hCG) na urina 24/09/2014, amostra utilizada na aula anterior sobre o teste de aglutinação para o hormônio hCG em lâmina, usando o teste Ultra hCG de Gravidez Em Um Só Passo Em Tira (Urina/Soro). 
Comparar os resultados obtidos e as sensibilidades dos 2 testes.
FUNDAMENTO DO TESTE
	O teste Ultra hCG de Gravidez Em Um Só Passo Em Tira (Urina/Soro) é um ensaio imunocromatográfico rápido realizado numa tira de papel absorvente para detecção do hormonio hCG. A cromatografia consiste em um processo de separação de compostos de uma mistura, que no caso da imunocromatografia permite separar uma mistura através da reação entre anticorpo e antígeno.
A fita possui 2 linhas para indicar o resultado: a do Teste e a do Controle. Na linha Teste estão adsorvidos anticorpos monoclonais anti- βhCG com conjugado de cor. Nas amostras positivas, a região β do hormonio hCG se liga ao anti- βhCG e a reação forma cor devido ao conjugado. Na linha Controle estão adsorvidos anticorpos policlonais de cabra e particulas de ouro coloidais, que são anticorpos anti elementos do soro ou urina humanos. O ouro coloidal é usado para dar cor à reação, por ser o conjugado da reação, que permite a coloração após a reaçao entre o hCG do paciente com os anticorpos presentes nas tiras. 
Independente do resultado da amostra, o controle deve sempre ser positivo, por indicar que a amostra foi absorvida corretamente. A linha Controle valida o resultado por estar localizada acima da linha Teste, o que garante que se a amostra foi absorvida adequadamente e passou pela região teste. O controle também valida o kit e a amostra, na qual a urina deve ser a primeira urina da manhã do paciente, e é centrifugada ou filtrada, no qual de haver precipitação.
METODOLOGIA
Segundo as orientações do teste, a fita foi inserida verticalmente até a linha máxima da área de absorção na amostra de urina por 10-15 segundos. A fita ficou em repouso horizontalmente num papel absorvente por 10 minutos e o resultado foi visto.
Interpretação dos resultados possíveis (Imagem 1): 
Amostra positiva:
Linha Controle colorida e Linha Teste colorida
Linha Controle colorida e Linha Teste fracamente colorida
Amostra negativa:
Linha Controle colorida e Linha Teste em branco
Teste inválido:
Linha Controle em branco e Linha Teste colorida: teste inválido
Linha Controle em branco e Linha Teste fracamente colorida: teste inválido
Linha Controle em branco e Linha Teste em branco: teste positivo.
Imagem 1: Resultados possíveis usando o teste Ultra hCG de Gravidez Em Um Só Passo Em Tira (Urina/Soro). Legenda: C: linha controle, T: linha teste.
RESULTADOS
A amostra utilizada foi a Urina 24/09/2014. A amostra apresentou resultado positivo.
 
Imagem 2: Fotografia do resultado da amostra de urina 24/09/2014. Resultado positivo com presença de duas linhas fortemente marcadas na tira do teste.
 
DISCUSSÃO
	 O teste de aglutinação para o hormônio hCG em lâmina possui sensibilidade de 0,25 UI/mL enquanto a do teste imunocromatográfico é de 0,01 UI/mL. A amostra apresentou resultado positivo no imunocromatográfico e negativo na aglutinação por possuir concentração do hormônio entre 0,01 UI/mL e 0,25 UI/mL. A maior sensibilidade na imunocromatografia permite uma triagem qualitativa, que consegue detectar as mulheres verdadeiramente grávidas devido à alta sensibilidade. 
Simultaneamente, não há interferências de reações cruzadas com outros hormônios, como FSH, LH e TSH, que podem ser encontrados em níveis altos no organismo. No caso do hormônio pesquisado no teste, níveis detectáveis do hCG em soro e urina são encontrados a partir de 7 a 10 dias após a fertilização. Em 10 a 12 semanas, o hCG atinge níveis máximos no organismo da grávida. A partir de um resultado confiável garantido pelo teste, é possível o médico obter o diagnóstico, com baixa possibilidade de resultado falso negativo.
CONCLUSÃO
 O teste imunocromatográfico utilizado é mais sensível que o teste de aglutinação, devido a essa sensibilidade maior, ele é mais utilizado como teste de triagem. Utiliza anticorpos contra a fração beta do hormônio, e não há reação cruzada. Após a prática, foi possível compreender sobre a imunocromatografia e sobre a importância da sensibilidade e precisão de um teste.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ACON Laboratires, Inc. Teste Ultra de Gravidez Em Um Só Passo Em Tira (Urina/Soro). Instruções de uso. 2014

Continue navegando