Buscar

AV Gestao de Clima Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST0466_AV_201401266258 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - ADRIANA CONSTANCIO
	Professor:
	MARCELO EDGARD DE CASTRO FARIA
	Turma: 9010/AJ
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 12/11/2014 14:04:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201401533508)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nesse cenário competitivo em que se encontram as organizações, tendo de passar por processos de fusão, aquisição, terceirização, privatização, downsizing, automações, misturando culturas e reduzindo drasticamente seus quadros de pessoal, torna-se indispensável a gestão do clima organizacional. Por meio dela as organizações podem oferecer um ambiente de trabalho motivador, que encoraje o comprometimento de seu capital humano e represente uma vantagem competitiva. Seguem algumas afirmativas sobre clima organizacional: I) Clima é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento. II) Alguns estudos vêm demonstrando que as Melhores Empresas para se Trabalhar têm apresentado uma rentabilidade média superior, atribuindo esse fato única e exclusivamente à qualidade da gestão financeira. III) Os primeiros estudos indiretos sobre clima organizacional nos remetem à Escola Neoclássica, com a Escola das Relações Humanas e com a Escola Comportamental (1920 e 1950). IV) No Brasil temos uma extensa literatura sobre pesquisa de clima, considerando que a maioria das empresas brasileiras realizar pesquisa de clima regularmente, segundo estudos realizados pela ABRH. Considerando os estudos realizados sobre Clima Organizacional, assinale a opção correto:
		
	 
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas III e IV são falsas.
	
	As afirmativas I e IV são verdadeiras
	
	As afirmativas II e III são verdadeiras
	
	As afirmativas I e II são falsas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401499807)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Cultura é um complexo coletivo feito de ¿representações mentais¿ que ligam o imaterial ao material¿. Aktouf (1994). Considerando o ICEBERG ORGANIZACIONAL que descreve a Cultura como: Cultura Patente (estruturas de superfície ¿ aspectos visíveis) e Cultura Latente (estruturas profundas ¿ aspectos invisíveis). Identifique abaixo a alternativa que melhor corresponde a Cultura Latente:
		
	
	Objetivos, Atitudes, Sentimentos, Estrutura, Tecnologia, Politicas e Procedimentos.
	
	Interações Informais, Recursos Financeiros, Objetivos, Tecnologia, Estrutura, Sentimentos.
	
	Valores, Tecnologia, Objetivos, Percepções, Politicas e Procedimentos.
	 
	Percepções, Atitudes, Sentimentos, Valores, Interações Informais, Normas de Grupo.
	
	Valores, Sentimentos, Normas de Grupo, Recursos Financeiros, Estrutura.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401327000)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Banco Santo Anjo & Amigos S.A. recém-adquiriu uma empresa de software, a WW Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível. O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que: I - Seja voltada para o cliente; II - Valorize a inovação e a criatividade; III - Mantenha as crenças existentes; IV - Promova o aprender a aprender; V - Se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos. Estão corretos, apenas, os itens:
		
	
	I, II, III e V.
	
	I, II e IV.
	
	I, II e III.
	
	III, IV e V.
	 
	I, II, IV e V.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401336233)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Casado (2002), A motivação tem sido vista como uma saída para melhorar o desempenho profissional no que diz respeito tanto à produtividade quanto à saúde organizacional e à satisfação dos trabalhadores. É preciso conceber a motivação sob a óptica do caráter do ser humano, da ética, do companheirismo, do espírito empreendedor de cada um e mesmo de um sadio clima de competição. A motivação é um processo que mobiliza o comportamento dos funcionários, possibilitando-lhes um direcionamento de suas atitudes, intenções e condutas. É um fenômeno intrínseco, pois depende das necessidades, expectativas e anseios de cada pessoa. (Bergamini, 1997). Entretanto, fatores extrínsecos ao indivíduo, ou seja, estímulos por parte das lideranças, recompensas, prêmios, ambiente de trabalho saudável, entre outros, tendem a mobilizar, direcionar e motivar o funcionário diante dos propósitos e desafios que o trabalho oferece (Boletim Academia Paulista de Psicologia - Ano XXVII, nº 2/07: (133-147). Considerando a premissa contida neste enunciado, identifique dentre as alternativas a seguir propostas, aquela que melhor justifica a utilização da ferramenta ¿Entrevista de Desligamento¿ como estratégia de monitoramento do Clima Organizacional:
		
	
	A Entrevista de Desligamento serve para indicar a opinião daqueles que estão saindo da Empresa e, que tem nesta oportunidade, a chance de falar abertamente o que pensam ou sentem sobre a Empresa e suas peculiaridades.
	
	A Entrevista de Desligamento, quando aplicada corretamente, permite ao RH conhecer aspectos inerentes a cultura, ao modelo de gestão, às políticas (ou ausências delas), as práticas sob a ótica dos profissionais que estão sendo desligados ou são demissionários.
	
	A Entrevista de Desligamento serve apenas para que o ex-funcionário descreva o que está errado sob sua ótica do ponto de vista da Administração de Recursos Humanos.
	
	A entrevista de desligamento serve para indicar a opinião de uma parcela dos trabalhadores, em especial daqueles que estão sendo desligados. Aqui o mais importante é o RH estar atento às informações daqueles empregados que estão deixando voluntariamente a empresa, ou seja, os demissionários.
	 
	A Entrevista de Desligamento, quando aplicada corretamente, permite ao RH conhecer as inadequações provocadas pela cultura organizacional, pelo modelo de gestão aplicado, pelas ausências de políticas e/ou práticas de gestão de pessoas sob a ótica dos profissionais que estão saindo da Empresa (demitidos ou demissionários).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401336528)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando da divulgação da pesquisa de clima organizacional é indispensável empreender todos um esforço no processo de comunicação de todos os aspectos da pesquisa. Essa divulgação é responsável pelo:
		
	
	Índice de satisfação da área de RH da empresa.
	 
	Índice de adesão de uma pesquisa de clima.
	
	Índice de respostas favoráveis à pesquisa.
	
	Índice de aderência da gerência.
	
	Índice de satisfação do gestores da empresa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401336287)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando criamos uma pesquisa, existem algumas que podem ser fundidas em uma só variável. Segundo o autor essas variáveis seriam:
		
	 
	Imagem da empresa e responsabilidade social.
	
	Treinamento e ética.
	
	Imagem da empresa e departamento pessoal.
	
	Gestão e salário.
	
	Segurança do trabalho e departamento pessoal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401336178)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos afirmar que a administração de RH deve avaliar o clima organizacional porque além de fazer parte de sua missão, essa avaliação proporciona: a) uma oportunidade de melhoria contínua para os empregados e para a organização. b) uma constatação da insatisfação tanto do cliente interno quanto do externo. c) uma compreensão de que o desempenho individual afeta o desempenho organizacional. d) uma mistura de culturas que melhoram o clima organizacional.As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas c e d são corretas.
	
	As alternativas a e d são corretas.
	 
	As alternativas a e c são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401867399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas perguntas não podem deixar de constar em uma pesquisa de clima, como por exemplo: Você indicaria um parente ou amigo para trabalhar na empresa? O que esse tipo de pergunta representa para a empresa?
		
	
	Que a empresa está precisando de pessoal e está pedindo indicação
	 
	Que apesar de haver aspectos a serem melhorados, a empresa ainda é vista como um bom local para se trabalhar
	
	Que a empresa tem como política de recrutamento e seleção, a contratação de parentes dos empregados
	
	Que a empresa deseja que as pessoas tragam seus parentes para trabalhar lá
	
	Que as pessoas não gostam dos seus parentes
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401532013)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O clima organizacional pode se manifestar de forma positiva e/ou negativa. Dê dois exemplos de manifestação de clima positiva e negativa.
		
	
Resposta: O clima motivacional se manifesta de maneira positiva quando há um ambiente motivador, o colaboradores não tem medo de dar sugestões, quando há uma diminuição nos ruidos de comunicação, a rotatividade e absenteismo são baixos. Por outro lado quando a manifestação do clima é negativo o turn over (rotatividade) aumenta, o numero de atrasos, faltas e atestados médicos e alto e existe muito retrabalho e trabalhos fora do prazo.
	
Gabarito: Os alunos poderão optar por duas positivas e negativas das opções abaixo Positivas: competição, otimismo, cooperação, confiança, envolvimento/comprometimento, apoio e coisas similares Negativa: rotatividade, conflitos, stress, faltas e atrasos, rumores, doenças/distúrbios, apatia, desperdícios, greves, reclamações trabalhistas e coisas similares
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401336993)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Juca Villar mencionou em recenbte reunião com seus funcionários que a pesquisa sobre o clima pode ajudar a alavancar a estrutura organizacional? Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: Sim, pois quando a pesquisa de clima é bem aplicada e tem a adesão da diretoria ela consegue identificar as principais causas da insatisfação ou baixa satisfação dos colaboradores que serão corrigidas atravesde planos de ação que serão implementados pelo RH com o apoio da diretoria. Neste momento existe uma verdadeira reestruturação da estrutura organizacional e os funcionarios sentem-se valorizados e motivados a permanecerem neste ambiente.
	
Gabarito: Padrão de Resposta: Sim, pois avalia a opinião dos funcionários sobre a adequação da estrutura da empresa para o processo decisório, para a comunicação, para a consecução dos objetivos organizacionais.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais