Buscar

Citologia Intolerância a Lactose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é? 
A intolerância a lactose, atualmente bastante comentada e que vem aumentando cada vez mais nos últimos anos, é um distúrbio digestivo causado pela incapacidade de digerir a lactose. A hidrólise da lactose ocorre por ação da lactase presente nas microvilosidades intestinais, que é convertida em galactose e glicose. E é a deficiência dessa enzima faz com que haja intolerantes a lactose. 
Causas:
É causada por uma deficiência da enzima lactase, que é um produzida pelas células que recobrem o intestino delgado. A lactase transforma a lactose em duas formas mais simples de açúcar denominadas glicose e galactose, as quais são, então, absorvidas para a corrente sanguínea.
Pesquisadores identificaram uma possível ligação genética para deficiência primária de lactase. Algumas pessoas herdam um gene de seus pais que as tornam passíveis de desenvolverem deficiência primária de lactase. A deficiência secundária de lactase resulta da agressão ao intestino delgado com doenças diarreicas graves, doença celíaca, doença de Crohn ou quimioterapia. Este tipo de deficiência de lactase pode ocorrer em qualquer idade mas é mais comum na infância.
Fatores de risco:
Existe alguns fatores que podem ser considerados de risco para intolerantes à lactose, como por exemplo a idade, que quanto mais velho, maiores as chances de desenvolver a deficiência, a etnia, tendo frequência maior de intolerância em negros asiáticos, hispânicos e indígenas, o nascimento prematuro, pois os bebês apresentam menos lactase no organismo, por a produção da enzima começar no final do terceiro trimestre da gestação, e algumas doenças que afetem o intestino delgado podem alterar a produção da enzima lactase. 
(CURIOSIDADE: 98% dos tailandeses, e 99% nos japoneses, e acredita-se que isso é devido a pouca ingestão de laticínios, o que faz com que percam a capacidade de digerir a lactose.
Sintomas:
Quando uma pessoa intolerante à lactose ingere um alimento com lactose, a lactose, que não é digerida, permanece no intestino, onde sofre ação de bactérias fermentativas, o que faz com que ocorra a formação de ácido lático causando irritabilidade intestinal, flatulência, distensão abdominal, cólicas, e às vezes pode ocorrer também a má absorção dos nutrientes. 
Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam de trinta minutos a duas horas depois de a pessoa ingerir alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas estão:
Diarreia
Náusea e, às vezes, vômito
Dores abdominais
Inchaço.
A intensidade dos sintomas varia de acordo com a ocasião, mas eles costumam ser amenos.
(CURIOSIDADE: um estudo observou 30 mulheres com intolerância e 30 com absorção normal, e foi observado que as que tinham intolerância a lactose apresentaram índice de depressão mental maior do que as com absorção normal. => intolerância a lactose pode exercer função no desenvolvimento de depressão)

Continue navegando