Buscar

EXERCICIO 1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Fazer uma pesquisa no campo da psicologia, principalmente por ter o ser humano como objeto de análise, requer o pesquisador o uso de estudo longitudinal. Sobre o método de investigação longitudinal, analise as afirmativas:
Este tipo de investigação é utilizado para o estudo de um grupo de pessoas com mais de um período extenso de tempo. Os dados são recolhidos no início do estudo, e, em seguida, os dados adicionais podem ser recolhidos ao longo do tempo durante toda a duração do estudo.
Porque
Este tipo de pesquisa é útil porque permite aos cientistas estudar as mudanças comportamentais que ocorrem com os sujeitos ao longo do tempo.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	 
	as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
	
	
	a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
	
	
	a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
	
	
	ambas as afirmativas são falsas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Analise as assertivas:
De acordo com Piaget, conhecer um objeto é agir sobre ele e transformá-lo, apreendendo os mecanismos dessa transformação vinculados com as ações transformadoras.
Porque
Para o autor, conhecer é assimilar o real às estruturas em transformação, sendo essa assimilação essencialmente ativa. Nessa perspectiva, os conhecimentos derivam da ação.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	
	ambas as afirmativas são falsas.
	
	 
	as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	as afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
	
	
	a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
	
	
	a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Na teoria de Jean Piaget podemos afirmar: (I) o pensamento se inicia pela ação, sendo a forma inicial de pensar e resolver problemas; (II) na fase pré-operatória a criança tem como característica o animismo, o artificialismo e o egocentrismo; (III) na terceira fase das operações formais a criança consegue classificar, trabalhar com quantidades e tem o pensamento formal; (IV) na última fase, das operações concretas, conseguem ter a noção de conservação de número, conservação de líquido e as crianças veem o mundo apenas através de seus próprios pontos de vista, são egocêntricas.
	
	
	
	
	Apenas as afirmativas I, II e III são corretas;
	
	
	Apenas as afirmativas II e IV são corretas;
	
	 
	Apenas as afirmativas I e II são corretas;
	
	
	Apenas a afirmativa IV está incorreta;
	
	
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	
	
		
	
		4.
		O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter por objetivo: I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo. II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver. III. proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a aprendizagem escolar propriamente dita. IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras. É correto o que está contido em
	
	
	
	 
	IV, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	III e IV, apenas
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	
		
	
		5.
		Qua a importância dos estudos do desenvolvimento infantil para o educador?
	
	
	
	 
	Os estudos dos processos evolutivos da criança através da psicologia do desenvolvimento não colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais.
	
	 
	Os estudos dos processos evolutivos da criança através da psicologia do desenvolvimento colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais. Por isso, conhecer esses aspectos permite o professor a entender e compreender o modo de agir e pensar da criança.
	
	
	Socializa a equipe de educadores da turma.
	
	
	Os estudos dos processos evolutivos da criança através da psicologia do desenvolvimento colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais pois é na fase adulta que definimos as características e nossos déficts.
	
	
	Os estudos dos processos evolutivos da criança através da psicologia do desenvolvimento colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais.
	
	
	
		
	
		6.
		A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. De acordo com a teoria Piagetiana, assinale o que for correto sobre a construção do conhecimento.
	
	
	
	
	A construção do conhecimento ocorre somente com informações advindas da própria criança.
	
	
	O desenvolvimento cognitivo ocorrerá independentemente de estímulos, o sujeito já tem toda uma pré-disposição genética.
	
	 
	A criança procura ativamente compreender o mundo exterior e interagir com ele para buscar resolução de suas interrogações.
	
	
	O elemento ativo da construção do conhecimento é o adulto que transmite o conhecimento, levando a criança a compreender o mundo que a cerca.
	
	
	O conhecimento é transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos.
	
	
	
		
	
		7.
		Entre os adolescentes e jovens da atualidade, vemos a emergência da geração Nem-Nem, representada pelos jovens que nem estudam e nem trabalham. Respondam como a escola pode contribuir para superação dessa dificuldade e se colocar como uma entidade em cooperação com os jovens no seu desenvolvimento?
	
	
	
	
	Desenvolver os esquemas lógico formais que serão usados nas capacidades de superação do egocentrismo que é a principal dificuldade que o jovem tem para se inserir socialmente.
	
	
	Fazer uma divisão social na qual as jovens negras e pardas de classe popular sejam encaminhadas para empregos que necessitem maiores especificações de currículo.
	
	 
	Contribuir com o desenvolvimento cognitivo e ético para que o adolescente possa construir um projeto de vida através de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele.
	
	
	Desenvolvendo esquemas de conhecimento cada vez mais abstratos que façam os jovens terem mais capacidade de planejamento mental para idealizarem suas rotinas.
	
	
	Reforçar os esquemas de conhecimento concretos, pois no mundo do trabalho,esses serão os mais exigidos e valorizados pela sociedade.
	
	
	
		
	
		8.
		Ao estudar o desenvolvimento do pensamento, Jean Piaget percebeu que na fase operatório concreta algumas capacidades se desenvolvem na criança. Marque a alternativa que represente somente aquisições cognitivas e relacionadas a nesta fase.
	
	
	
	 
	Construção da noção de objeto permanente e da capacidade de fazer seriação.
	
	
	Construção de esquemas hipotéticos-dedutivos e de fazer seriação
	
	 
	Esquemas de Pensamento de Reversibilidade e Conversação e da capacidade de fazer seriação.
	
	
	Inferências transitivas e construção da noção de objeto permanente.
	
	
	Desenvolvimento de hipóteses lógicas e abstratas e inferências transitivas.

Continue navegando