Buscar

Aula 8 ruminantes

Prévia do material em texto

Aula 8 – Clínica de Grandes Animais II
Ruminantes – Afecções dos cascos e membros
Dermatite Digital
Inflamação superficial da epiderme próxima à margem coronária ou no espaço interdigital. Também é acometido por bactérias que geralmente é advinda das fezes, então principal profilaxia é o manejo sanitário. 
Tem aspecto mais ulcerativo e geralmente acomete a região de talão.
Dermatite Digital Papilomatosa – Mesma lesão só que em outro grau. 
Dermatite Interdigital
Acomete entre os dígitos e tem aspecto mais ressecado, mais amarelado. 
Inflamação da epiderme interdigital por bactéria infecciosa (face dorsal/ plantar/palmar), geralmente é advinda das fezes, então principal profilaxia é o manejo sanitário. 
Erosão de Talão
Perda de tecido epidérmico nos talões. Depressões ou rachaduras oblíquas. Tem uma coloração escura e odor fétido – aspecto enegrecido, comum em pequenos ruminantes. Pode estar associada a uma dermatite digital, geralmente elas estão juntas. Quanto mais o casco é desgastado maiores a chances de aparecer a erosão de talão. 
Hiperplasia Interdigital
Reação celular proliferativa no tecido interdigital. Tratamento cirúrgico. 
Hematoma de sola
Sinal de derrame sanguíneo ocorrido no cório. Geralmente resultante de laminite subclínica e também é uma evolução porque começa com hematoma de sola e evoluir erosão de sola (que é abertura da sola com ferida).
Úlcera de sola
Defeito ou quebra de espessura de epiderme, expondo o cório. Pode ser resultante de laminite metabólica. Casco vai formando feridas e ocorrendo uma abertura de sola. 
Doença da linha branca
Fragilização da junção entre a sola e a muralha. Pode ser resultante de laminite metabólica.
Flegmão interdigital
Lesão necrótica profunda aguda originada de uma lesão na pele interdigital causando muita dor ao animal e causando uma claudicação. Pode acometer articulação. 
Artrite Séptica Interfalangeana
Inflamação séptica que alcança a articulação. Alteração de cor, assimetria entre as articulações e grau alto de claudicação. Tratamento cirúrgico. Dependendo do grau de acometimento pode fazer uma infusão de ATB dentro da articulação. 
Causa intensa claudicação, aumento de volume e eritema (coloração avermelhada) e fístulas e secreção purulenta tudo isso na região de transição da pele/casco. Animal sente muita dor. Pode ser proveniente de traumas, flegmão, úlcera, doença da linha branca, entre outras. 
Hiperplasia Interdigital
Laminite
Distúrbio na microcirculação digital que resulta em isquemia e degeneração das lâminas dérmicas. 
Fatores predisponentes: Nutricionais, condições ambientais, individuais e outras doenças sistêmicas. Mais comum é devido fator nutricional, uma acidose ruminal. Causa uma claudicação bem intensa e dependendo do grau o animal não consegue mais levantar de tanta dor nos cascos. 
Prevenção: Manejo sanitário, pedilúvio (sulfato de zinco ou cobre). 
Rico em grãos
Adaptam-se
 bem em meio ácido, o
s microrganismos que se
 
ada
p
tam em meio básico não sobrevivem
, e quando
 eles 
morrem acontece uma liberação de endotoxinas
 e estas causam lesão nos vasos sanguíneos e há mediadores inflamatórios como a histamina e ocorre uma vaso constrição e alteração da permeabilidade vascular do casco e o mesmo não se regenera tão bem.

Continue navegando