Buscar

Feminismo - Diário Reflexivo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL
LITERATURA INGLESA I
CLEVSON ADIRLAN DE ARAÚJO SILVA
4º PERÍODO DE LETRAS
DIÁRIO REFLEXIVO
(Feminismo e a busca pela igualdade)
Arapiraca-AL
2014
FEMINISMO E A BUSCA PELA IGUALDADE
Atualmente consigo perceber que as mulheres veem se destacando com várias participações na sociedade, destaque esse que (DUARTE, p 02, 2003) afirma em seu artigo Feminismo e literatura no Brasil “Pode-se dizer que a vitória do movimento feminista é inquestionável quando se constata que suas bandeiras mais radicais tornaram-se parte integrante da sociedade”, isso com o objetivo principal de conseguir reivindicar seus direitos como trabalhar, frequentar uma universidade, terem participações em cargos públicos entre outros, direitos que há algumas décadas atrás lhes eram proibidos. Porém, apesar do feminismo ter ganhado grande força nos últimos anos, ainda existem países onde a mulher é descriminada.
Segundo (DUARTE, p. 03, 2003), “o feminismo poderia ser compreendido em um sentido amplo, como todo gesto ou ação que resulte em protesto contra a opressão e a discriminação da mulher”, um dos principais exemplos desse fato é o que acontece com as mulheres que moram nos países do Oriente Médio, como mostrado no vídeo que assistimos. Lá as mulheres são obrigadas a viverem com o corpo totalmente coberto por panos, deixando apenas uma parte da face fora, são impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. No Brasil mesmo, hoje temos uma mulher comando nosso país, mas apesar disso nesse mesmo período houve um aumento na diferença salarial entre homens e mulheres o que comprova que até as maiores conquistas feministas não se dão de forma tranquila.
Vale ressaltar que no caso do Oriente médio existe toda uma explicação religiosa e cultural. E apesar de não ser contra, acredito que deveria ser menos rígida e permitir os direitos mais básicos que uma mulher deveria possuir como o direito de trabalhar e de andar sozinha sem que sejam abusada e descriminada. 
É claro que mostrar o corpo da maneira que vem sido mostrada, transformando-o em um produto de compra e venda a exemplo da modelo do vídeo, ou fazer protestos nuas, não irá garantir esses direitos, como também não será o uso ou o desuso das roupas que impedirá que uma mulher seja abusada ou descriminada. Assim como em qualquer outro país mulheres são mortas no Oriente Médio mesmo com o corpo todo coberto.
Duarte trata em seu artigo de quatro momentos que tiveram destaque na luta pelos direitos feministas e que chegaram perto de seus propósitos, chamado por ela de momentos ondas. Foram momentos decisivos que garantiram muitos direitos feminismos, como a existência das primeiras escolas públicas femininas garantindo-as o direito a escrever, e a partir daí começar também a publicar e a se envolver no meio jornalístico dando mais força o movimento feminista, o direito ao voto como também a participação da mulher não só no mercado de trabalho, mas também em outras instâncias como o comércio, hospitais, nas repartições e os altos cargos públicos.
A luta pelos direitos feminismos não é um assunto novo, e é algo que vem sido discutido e buscado ao longo dos anos. O importante é saber que os primeiros passos veem sido dados. 
REFERÊNCIAS
DUARTE, Constância Lima. MULHER, MULHERES Feminismo e literatura no Brasil. Estud. av. vol.17 no. 49 São Paulo Sept./Dec, 2003.
Vídeo “Mulheres do Oriente”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NKJ90OsiUFo . Acessado em 10 de Dezembro de 2014.

Continue navegando