Buscar

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS DA EDUCAÇÃO BASICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS DA EDUCAÇÃO BASICA
HOMOLOGAÇÃO: parecer CNE/CBE 07/2010;
Fazem uma contextualização histórica, também presentes na LDB e na constituição federal; a cada ente federativo (união, estados, DF e municípios), cabe a eles organizar seus respectivos sistemas de ensino:
União – sistema federal de ensino + coordenação da politica nacional de educação, com funções normativas, redistributiva e supletiva / ministério da educação (MEC)
Estado – sistemas estaduais de ensino
Municípios - sistemas municipais de ensino;
Texto constitucional: Municípios devem atuar prioritariamente no EF e na educação infantil;
Estado e DF: prioritariamente EF e EM
(LDB – já neste caso a prioridade é ESTADO e DF: EF e prioridade EM / MUNICIPIO: EI(em creches e pre-escolas) e com prioridade EF)
UNIÃO: estabelecer em colaboração com os ES e UM competências e diretrizes para a EI,EF e EM currículos norteadores para assegurar uma formação básica comum.
A formulação de DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS , constitui atribuição federal, que é exercida pelo CNE (Conselho Nacional da Educação)./também deve assegurar participação da comunidade na sua formação./ *não é responsabilidade do MEC.
O QUE SÃO AS DIRETRIZES: conjunto de definições e doutrinarias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na educação básica, auxiliando as escolas no desenvolvimento de suas propostas pedagógicas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
É dever dos pais matricular os menores a partir dos 6 anos de idade na educação infantil; (sendo que a obrigatoriedade e gratuidade é dos 4 aos 17anos); 
A educação básica OBRIGATÓRIA E GRATUITA dos 4 aos 17 anos de idade e a todos que não tiveram acesso na idade própria.
PNE tem 20 metas e 10 diretrizes que devem ser impostas de 2014 a 2024.
Avaliações como ENEM e a Prova Brasil, vem se constituindo em politica de estado (indiferente da politica partidária, devendo manter a permanência destas avaliações, podendo mudar o nome, porem não o modelo de avaliação) permitindo aos municípios e escolas localizarem as suas fragilidades e promover ações para supera-las.
Durante a década da Educação iniciada em 1997 e finalizada em 2007, teve sua maior conquista o FUNDEF, posteriormente substituído pelo FUNDEB (fundo nacional de desenvolvimento da educação básica) saindo de um fundo exclusivo do EF para a educação básica, atendendo as três etapas da educação básica.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LIMITES
Desproporção existentes entre as unidades federadas do brasil (união, estados e municipios) e diferentes pontos de vistas como: financeira, cultural, politica, etc. deixando alguns lugares desfavorecidos;
ETAPAS E MODALIDADES
Educação infantil: creches de 0 a 3 anos; pre-escola de a 5 anos;
Ensino fundamental
Ensino médio
Modalidades:
Educação do campo
Quilombola
Educação de jovens e adultos em situação de privação de lierdade;
Educação indígena; 
Educação profissional técnica; 
EJA ensino de jovens e adultos;
Esta presente nas DCN:
Educação ambienta;
Educação em direitos humanos;
Educação das relações étnicos-raciais;
Ensino de historia e cultura afro-brasileira e africana (em instituições públicos e privados);
Estes devem ser ensinados obrigatoriamente no EF e EM. 
DEFINIÇÃO E FORMULAÇÃO

Mais conteúdos dessa disciplina