Buscar

Max Weber

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Conceitos de Max Weber
Prof. Ms. Ricardo G. Severo
*
Max Weber (1864-1920)
Sociólogo alemão. Desenvolve seu trabalho na metade do século XIX e início do século XX, momento de grande influência do positivismo na sociologia. Seus trabalhos trazem outras perspectivas de estudo, em especial a análise histórica no desenvolvimento e explicação dos fenômenos.
*
“Ideia de que a compreensão do fenômeno social pressupõe a recuperação do sentido, sempre arraigado temporalmente e conforme uma visão de mundo (relativismo) e a um ponto de vista (perspectivismo). (p.105). 
*
	Centro de suas análises:
Desenvolvimento do Capitalismo Ocidental. Também via na vontade de poder, conceito que retirou de Nietzsche, uma característica comum para justificar a ação social.
*
Formulando Conceitos
Sobre a postura do pesquisador:
Weber compreendia que haviam motivações que levavam o cientista a investigar determinado assunto. No decorrer da pesquisa essas motivações, pré-conceitos devem ser afastados.
*
A política e a ciência não podem se confundir. Objetivos políticos não devem ser disfarçados como ciência. 
Compreendia que a ciência era uma vocação e que buscava o esclarecimento de questões que não tem a ver com julgamentos morais.
*
Nesse sentido,
O fundamental para Weber era a objetividade do conhecimento. Sabia da dificuldade de extrair completamente os julgamentos de valor da pesquisa. Sugeriu então incluí-los na pesquisa e controlá-los. 
*
A escolha do objeto de pesquisa é um julgamento de valor do(a) cientista sobre o que é mais importante. 
Se escolhem determinados elementos como os mais importantes para a análise. Ele ordena a pesquisa, por isso precisa estar ciente das possiblidades de desvios.
*
Seria a junção da busca da verdade e sua comprovação. O foco da sociologia para ele era a ação das pessoas em sociedade, mas partindo dos indivíduos. 
*
As suas ações relacionadas a outras pessoas. Qual o significado de determinada ação e porque se agiu dessa forma? O conhecimento em sociologia se daria compreendendo essa ação, portanto, e efetua quatro operações para isso:
*
1) Estabelecimento de leis e hipóteses que servem de guia para o que se quer estudar;
2) Análise dessas leis e montagem da explicação das causas – explicar causas e efeitos;
3) Análise do passado para ver se existiam as leis propostas no decorrer da história;
4) Faz previsões, o que pode ocorrer no futuro.
*
Em resumo,
Weber queria estudar o significado, o sentido das ações, dos eventos culturais. Porque as pessoas se comportavam de determinada maneira. Queria explicar esses comportamentos em cada época.
*
Objetivo da Sociologia
“”...pretende entender, interpretando a ação social, para, dessa maneira, explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos, observando suas regularidades que se expressam na forma de usos, costumes e situações de interesse.” (p. 106)
*
Exemplos
Moda, consumo de certos alimentos, ação no mercado e etc.
*
Tipo Ideal
 Tipo ideal é um instrumento que serve para explicar o comportamento dos indivíduos. Não existe de forma pura na realidade, mas ressalta algumas características que são mais marcantes no que se quer estudar. É um conceito que serve para explicar o comportamento das pessoas. 
Uma hipótese.
*
Quando se quer explicar um fenômeno, escolhe quais são os elementos determinantes para que ele ocorra, separa-se o que não é relevante. Por exemplo, o tipo ideal do cristão, segue os dogmas da igreja, não é pecador, vai às missas e etc. 
*
Quando começou a desenvolver a análise sobre o capitalismo, em A Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo, considerou que uma das principais causas para seu desenvolvimento era o tipo ideal protestante, com sua ética religiosa combinada com a lógica capitalista.
*
Como parte da análise dos indivíduos, o foco é a ação desses em sociedade. Segundo Weber a ação é:
 Toda conduta (ação, omissão ou permissão) que é feita com um significado, com uma intenção. 
Ação Social
*
Faz-se a ação esperando que outra(s) pessoas hajam de acordo. 
Por isso se diz que a ação é orientada pelo outro. 
Procura ver o interesse das pessoas em agir de determinada forma em dada situação. 
Não interessa aqui ações instintivas. (Ex.: abrir o guarda-chuva). – Ação homogênea e proveniente de imitação.
*
Busca compreender o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos referida à do outro (caráter social).
Captar a conexão de sentido em que se inclui uma ação.
*
Para compreender as ações montam-se os tipos ideais de ação, ou tipos puros de ação, que são quatro:
Ação racional com relação a fins;
Ação racional com relação a valores;
Ação tradicional;
Ação afetiva.
*
Ação racional com relação a fins
*
Ação racional com relação a valores
*
Ação tradicional
*
Ação afetiva
*
Para que possamos entender mais facilmente o sentido da ação ela tem que ser racional. São mais facilmente explicadas. 
Sujeito antecipa o comportamento. Planeja.
*
Nós agimos de certa maneira esperando que nosso comportamento seja correspondido de acordo. Por isso dizemos que a ação social é orientada pela ação do(s) outro(s). Isso é uma relação social. 
Relação Social
*
O que é Relação Social
Conduta plural reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos, que descansam na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo. 
*
Quando a ação não é correspondida, ou a resposta não é a esperada, existe a possibilidade de confronto, frustração.
 Até mesmo um assalto é uma relação social, em que o ladrão e assaltado agem de acordo com o momento.
“Há expectativas recíprocas quanto ao seu significado.”
*
Quando a relação social deixa de ter um sentido, ela deixa de existir. Exemplo: Namorados que não se amam mais. 
É a relação social que é a base das estruturas sociais. O Estado, A igreja, o casamento. As diversas normas existentes em cada um são ações que se orientam na expectativa de correspondência do outro. 
Se não tem mais sentido, não existem mais.
*
Divisão do Poder
Poder é a capacidade que se tem de ser obedecido, de se fazer o que se quer, não importando a maneira como se faz isso. Em cada momento histórico uma entidade consegue monopolizar o poder. 
*
Também, na compreensão de sociedade de Weber, existem diversas esferas, como a econômica, política, cultural, jurídica e etc, cada uma com uma estrutura de poder. 
São três as principais entidades coletivas de Poder: 
* Classes;
* Estamentos ou grupos de status; 
* Partidos.
*
Classes
A classe social é a posição dos sujeitos no mercado de trabalho. São divididos pela posse ou falta de posse e se dirige a adquirir poder econômico. 
*
Os que tem bens são positivamente privilegiados e fecham-se em grupos com interesses comuns. 
Os negativamente privilegiados, por não possuírem nada, como os trabalhadores não-qualificados, formariam outro, que busca poder para melhorar as suas situações.
*
Estamentos
Não tem a mesma característica das classes, como a possibilidade de mobilidade, por exemplo. Não é referida à esfera econômica, mas está relacionada à posição de status dentro da sociedade. Pode ser positivo ou negativo. A nobreza, os párias. As castas da Índia. É, portanto, a divisão de poder, as vezes simbólico, dentro da sociedade.
*
Partido
É a união de uma série de pessoas em uma entidade na busca do poder do Estado. Se juntam em razão de uma ideologia comum. O poder aqui é de ordem política.
*
Dominação
Dominar é conseguir a obediência de outras pessoas. É influenciar na ação de diversos sujeitos. Essa dominação ocorre quando essas ações são feitas como se por vontade de quem executa, como algo normal. São três os tipos de dominação:
Legal
Tradicional
Carismática (p.121 e122)
*
Conceito de dominação:
“...um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros (do dominado ou dos dominados), de tal modo que um grau socialmente relevante, estes atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado, por si mesmos e com máxima de sua ação, o conteúdo do mandato (obediência). (p. 120)”
*
Essência da vida social é a Luta
Relações sociais são estabelecidas com intuito de impor a vontade aos demais.
“uma economia racional é uma organização funcional orientada para os preços de mercado que se originam na luta de interesses dos homens no mercado.”
Política é a luta pela distribuição do poder;
Sensação de prestígio.
*
Realidade social é um complexo de estruturas de dominação
As atitudes subjetivas de cada indivíduo passam a orientar-se pela crença numa ordem legítima, a qual acaba por corresponder ao interesse e vontade dominante. Desse ponto de vista, o que mantém a coesão social, o que garante a permanência das relações sociais e a existência da própria sociedade é a dominação. 
*
Como a dominação se expressa
Interpretação da História (ocidente e oriente);
Imposição de normas de convívio social (relacionamentos, sexualidade);
Organização política (Burocracia);
Etc.
*
Carisma e Burocracia
Legal – Rotinas, certezas
Carisma – Entrega a uma pessoa em razão de características excepcionais (ou crença em tais características).
*
Representa-se em 2 tipos opostos:
a) A que se dá por meio de uma constelação de interesses (especialmente mediante situações de monopólio) exemplo: mercado;
b) A que ocorre mediante a autoridade (poder de mandou ou dever de obediência) exemplo: pai.
*
Sociologia da Religião
Autor percebeu a evolução da racionalização na religião. A investigação da religião seria essencial para compreensão das formas sociais e sua evolução.r 
*
Ocidente – ascetismo
Oriente – Contemplação
Compreensão da natureza destas organizações para entender a evolução das doutrinas (hierarquia, corporação)
*
Desencantamento do Mundo
Weber via que com a crescente intelectualização da sociedade, a racionalização das diversas atividades, perdia-se cada vez mais a dimensão mística da sociedade. O crescimento da burocracia, dos avanços tecnológicos, da impessoalidade, desesperaria a muitos, que teriam um “déficit” em relação a alguns. Poderiam surgir daí lideranças carismáticas que apelariam para características irracionais.
*
Possibilidades de Desenvolvimento do Capitalismo
Uma das características que Weber destacava era a crescente burocratização das atividades dentro do capitalismo. Essa burocratização não era específica ao Estado, mas se expandia a outros setores, como empresas, Partidos. 
*
Isso se daria pela racionalização do mundo, pela especialização das atividades, tornando as relações mais impessoais. Esse campo vai se desenvolvendo, e tem como característica principal a dominação racional, legal. Essa seria a marca distintiva do capitalismo contemporâneo.
*
Resumindo,
O Capitalismo é a racionalização das atividades. Muda o sistema quando o que domina é a empresa racional, a contabilidade, o direito, a técnica. Tudo isso veio junto com um tipo ideal religioso que tem como principal atividade, com finalidade de demonstrar sua crença, a atividade empresarial. 
*
“Tempo é dinheiro. O trabalho é um fim em si mesmo.” É uma ética dominante que instiga a competição e a fortuna, em oposição ao catolicismo. Esses seriam os elementos principais para explicar o surgimento do capitalismo, analisando a ação individual dos sujeitos.
*
Referência Bibliográfica:
QUINTANEIRO, Tania et al. Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim, Weber. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
CASTRO, Ana Maria de e DIAS, Edmundo Fernandes. Introdução ao Pensamento Sociológico: Emile Durkheim, Max Weber, Karl Marx e Talcott Parsons. São Paulo: Ed. Moraes, 1992.
*
O que é o tipo-ideal de Max Weber?
O que é o poder?
O que é a dominação? Quais são os tipos de dominação?
Qual a influência do da religião protestante no desenvolvimento do capitalismo?
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais