Buscar

Educação e Currículo no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 
No período logo após o golpe de 1964 , temos um processo de busca da racionalização do processo produtivo, com vistas a retomar o crescimento econômico e com o intuito de prom over o desenvolvimento industrial. Neste momento implanta -se uma pedagog ia tecnicista nas escolas a fim de contribuir para os ob jetivos traçados. Neste período histórico a educação pa ssa a ser vista como... 
A um fator de desenvolvimento para o país, sendo considerado como investimento individual e social. 
Você acertou!
Com base nos dados expostos e nos conte údos abordados no livro - base, assinale a afirmativa corr eta, com relação à abordagem do processo didático de cada período: O enfoque didático do I Encontro estava numa didática instrumental, na qual o planejamento é enfatizado, ocupando lugar de destaque nos manuais e programas de ensino.
Com base no texto acima e nos conteúdo s estudados no livro sobre as influências que o currículo brasileiro sofreu, analise as afirmativas : 
I. ( ) O campo curricular brasileiro passou a ser discutido a partir da década de 1920, tendo como referên cia o campo curricular amer icano. 
II. ( ) A concepção de currículo brasileira é uma cópia das concep ções norte- americanas e francesas. 
 III.( ) As políticas públicas brasileiras sofr eram fortes influências estrangeiras, que influenciam a concep ção de currículo. 
IV.( ) Há uma relação dialética entre a transferência curricular estrangeira e as idiossincrasias nacionais, que faz co m que o currículo brasileiro seja diferente daqueles nos quais se inspirou. V, F, V, V 
Assinale a alternativa correta sob re a Pedagogia Tecnicista: a pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do país no final da década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência.
De acordo com o livro- base e o trecho dado, qual o term o cunhado por Pedra (1997) e Moreira e Silva (1994) par a denominar essa influência teórica advinda de outros países: Transferência ou transplante cultural
Assinale quais foram os estudiosos qu e apontaram a escola como reprodutora e marginalizadora: Pierre Bordieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron
Considerando o trecho dado e os con teúdos estudados no livro base sobre a Teoria Crítica de Currículo, ana lise as afirmativas a seguir: I. Pensando na abordagem técnica de cur rículo, e satisfeitos com esta, 
procuram revelar a função ideológica do cur rículo. 
 II. A teoria crítica de currículo começa a surgir na década de 1970, a partir dos estudos de Bordieu, Passeron e Althusser. 
III. Passa-se a considerar a escola como reprodutora e marginalizadora, atendendo a interesses das classes que de tém o poder. 
 IV. Os teóricos desta linha analisam e apoiam o curríc ulo vigente nos EUA, por considera- lo o modelo ideal. Afirmativas II e III, apenas.
Com base nos conteúdos aborda dos nas aulas e no livro- texto, o texto dado refere-se à aborda gem didática do (a): Sistematização coletiva do conhecimento
Com base no livro-texto m arque a alternativa que contém a sequência correta dos passos: preparação, apresentação, assimilação, generalização, aplicação.
De acordo com o livro base, o conhecime nto socializado pelo currículo é todo conhecimento, consequência do desenvolvimento cultural da humanidade, que foi sistema.
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-ba se, por qual motivo as teorias crítica e pós -crítica (também conhecidas como teorias progressistas) são assim classificadas? 
A - Porque analisam criticamente o sistema capitalista, enfatizando a finalidade sociopolítica da educação. 
De acordo com o livro- base e as aulas, é correto afirm ar que a concepção de escola desta abordagem de en sino é: Espaço comprometido com ações transformadoras, que se desenvolvem a partir de um processo de ação- reflexão-ação.
Com base nos conteúdos abordado s nas aulas e no livro- base, assinale quais são as três subdivisões teóricas que em basaram a organização curricular brasileira: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas.
Com base nas reflexões acima e nos seu s conhecimentos sobre planejamento da prática pedagógica, a ssinale a alternativa correta: É necessário para uma boa educação que sejam estabelecidos objetivos a serem atingidos, pois sem estes não se efetivará o ensino.
1. Transmissão-assimilação - Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro doprocesso. 
2. Aprender a aprender - Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender. 
3. Aprender a fazer - O centro do seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos. 
4. Sistematização coletiva do conhecimento - Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo. 
1.Transmissão-assimilação - Difundir cultura e imprimir um modelo adequado à sociedade. 
 2.Aprender a aprender - Desenvolver a liberdade e autonomia da criança, bem como suas habilidades latentes. 
 3.Aprender a fazer - Treinar o aluno para a execução de diferentes tarefas, de acordo com o que o trabalho requerer. 
 4.Sistematização coletiva do conhecimento - desenvolver uma relação dialética entre a compreensão e
Com relação ao curr ículo “real”, podemos afirmar que: é aquele que realmente acontece em sala de aula, em decorrência do plano de aula e do Projeto Politico Pedagógico.
De acordo com o texto acima e os conteú dos abordados no livro -base, sobre a Lei nº 10.639/ 2003, é cor reto afirmar: 
A Esta Lei tem por objetivo a valorização e resgate da contribuição que o povo negro deu à sociedade brasileira tanto socialmente, quanto política e economicamente.
De acordo com o texto acima e os conteúdos do livro-base, assinale as afirmativas corretas sobre a Le i de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: 
 I. A LDBEN incumbe às instituições govern amentais (municipais e estaduais) da elaboração da prop osta pedagógica de suas instituições. 
II. Delimita regras comuns a nível nacional para a organização da educaçã o básica. 
III. Restringe a participação da comun idade escolar apenas à elaboração do projeto político pedagógico. 
 IV. Afirma que todos os sistemas de e nsino e institu ições escolares devem contemplar a base curricular nacional. Afirmativas II e IV, apenas
De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro -base, analise as afirmativas a seguir: 
 I. Apesar de o planejamen to não ser neutro, a ação docente o é, pois o planejamento é feito de acor do com as concepções teóricas adotadas pela escola, sem a participação do professor . 
II. As concepções de homem, m undo e sociedade que o corpo docente possui não influencia na escolha da s concepções teóricas e nas abordagens didáticas a ser em adotadas pela escola. 
III. Não se pode desvincular a pr ática educativa de um planejamento elaborado pelo profe ssor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo. 
 IV. Há inúmeras concepções de e ducação porque está diretamen te relacionada ao contexto histórico na qua l seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepçõ es de mundo, homem , educação, 
escola. Afirmativas III e IV, apenas
I. A aprendizagem só se dá em cima d e um determinado conteúdo. Quem aprende, aprende alguma coisa. 
Por que: 
II. O conteúdo refere -se apenas a organização do conhecimento cientifico a ser transmitido pelo professor , as experiências educativas não podem ser consideradas conteúdo. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
São ações que podem auxiliar no processo de elabo ração do PPP: 
 I. A realização de encontros com pais, professores e a comunidade em geral a fim de suscitar neles a compr eensão da importância do PPP para a escola. 
 II. A participação de um teór ico da área curricular é de caráter obriga tór io para auxiliar os professores e pa ra que o PPP fique prontode forma rápida e bem elaborada.
III. É essencial o conhecimento de do cumentos e leis tanto no âmbito federal, quanto estadual e municipal. 
 IV. Fazer um levantamento de dado s e índices da es cola como, número d e alunos e funcionários, taxa de repetência e evasão. São corretas as afirmativas: Afirmativa I, III e IV, apenas.
analise as senten ças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para a s afirmativas Falsas: 
 I. ( ) No PPP estão explícitas as concepções de sociedade, ser humano, 
educação e aprendizagem. P. 173 
II. ( ) É um docum ento elaborado coletivamente na escola com vistas a 
cumprir uma exigência legal, não te ndo aplicação prática. 
III.( ) São elementos deste docum ento: tempo escolar, avaliação, cur rículo, 
bem como a estrutura organizacional e a s finalidades da escola. p. 175 
IV. ( ) O projeto político pedagógico é o mesmo em todas as escolas, pois é 
diretamente influenciado pela LDB e pelas Diretr izes Curriculares. P. 177 : V, F, V, F
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi citada pela prime ira vez na Constituição de 1934, mas su a primeira versão foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61), seguida por um a versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996, na qual esta Lei assumiu a versão que utilizamos atualmente. Sobre esta lei é correto afirmar que: 
 A Norteia a organização curricular, mas não define a forma como este currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica.

Continue navegando