Buscar

tcc projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
IDENTIFICAÇÃO 
Nome: Patrícia Assis Castro Braga
RU: 1137703	
1 TEMA 
 A Importância do Lúdico na Educação Infantil
DELIMITAÇÃO DO TEMA 
A brincadeira contribui no desenvolvimento integral da criança de quatro a seis anos na educação infantil.
PROBLEMATIZAÇÃO 
Qual a importância de atividades lúdicas na Educação Infantil?
Os professores estão preparados para esta prática pedagógica?
OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL 
	Analisar a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	
	Este trabalho parte de uma pesquisa teórica através de livros, revistas, e sites para levantamento de informações sobre ludicidade e apresentar propostas de atividades lúdicas para a educação infantil. Para uma boa prática pedagógica as atividades lúdicas são indispensáveis por ser um elemento de interação social. Indispensáveis para o amadurecimento e desenvolvimento de uma criança. Sendo assim, o educador deve se preparar e se preocupar em buscar caminhos para incluir em suas aulas jogos e brincadeiras lúdicas, pois estas, trazem prazer para as crianças, leva à descontração e favorece a confiança em si e no grupo.
Conforme nos traz Cunha (1994), é por meio das brincadeiras que as crianças se inserem na vida e começam a ter uma noção da dimensão de todas as possibilidades que se apresentam. Enquanto brincam, se desenvolvem, exercitando suas respectivas capacidades. A utilização de brinquedos permite as crianças explorar livremente os espaços em seu redor, realizar escolhas, serem criativos, além de inserir no dia-a-dia da população (CUNHA 1994). Para Vygotsky, “ O brincar da criança é a imaginação em ação. O jogo é o nível mais alto do desenvolvimento na educação pré-escolar e é por meio dele que a criança move-se desde cedo, além do comportamento habitual na sua idade”. Portanto o jogo é uma das maiores contribuições para o desenvolvimento de uma criança.
6 METODOLOGIA
	 Esta é uma pesquisa bibliográfica sobre Ludicidade na Educação Infantil e serão abordados os aspectos que constituem a importância do brincar; o espaço e o papel do educador.
Pesquisa que visa analisar as ideias e opiniões de alguns filósofos e educadores sobre o tema Ludicidade, com o objetivo de identificar a formação dos educadores que podem solucionar e ajudar na prática de diferentes métodos. É importante considerar que a formação lúdica de suma importância para os educadores tanto quanto para as crianças. Crianças estas, que a maior parte encontra-se em situação de fracasso escolar, e precisam ter estímulos e prazer em estudar, caso contrário, abandonarão a escola.
REFERÊNCIAS
CUNHA, Nylse H. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo. Editora Matese, 1994;
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
RAU, Maria Cristina T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Editora Intersaberes, 2012.

Continue navegando