Buscar

AV2 TENTATIVA 2 25 DE 25 (1) adm geral

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Assinale a assertiva falsa:
	
	a.
	A companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.   
	
	b.
	A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
	
	c.
	A proteção ao nome empresarial é estadual, conforme a Lei 6404/76 e segundo as diretrizes da Convenção de Paris.
	
	d.
	A sociedade será designada por denominação acompanhada das expressões "companhia" ou "sociedade anônima", expressas por extenso ou abreviadamente, mas vedada a utilização da primeira ao final.
	
	e.
	O nome do fundador, acionista, ou pessoa que, por qualquer outro modo, tenha concorrido para o êxito da empresa, poderá figurar na denominação.
2,5 pontos   
PERGUNTA 2
Por força do art. 1.143, do Código Civil, independentemente de dissolução e liquidação da sociedade, o ato de transformação obedecerá aos preceitos reguladores da constituição e inscrição, próprios do tipo em que vai converter-se.
 
Em relação à transformação, à incorporação, à fusão e à cisão das sociedades, assinale a alternativa CORRETA.
	
	a.
	Até 90 dias após publicados os atos relativos à incorporação, fusão ou cisão, o credor anterior, por ela prejudicado, poderá promover judicialmente a anulação deles.
	
	b.
	O ato de transformação depende de dissolução ou liquidação da sociedade e obedecerá aos preceitos reguladores da constituição e inscrição próprios do tipo em que vai converter-se.
	
	c.
	Na fusão, as sociedades são absorvidas uma pela outra, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações, devendo aprová-la na forma estabelecida para os respectivos tipos.
	
	d.
	A transformação poderá prejudicar os direitos dos credores.
	
	e.
	Na incorporação, as sociedades se unem para formar sociedade nova, que a elas sucederá nos direitos e obrigações.
2,5 pontos   
PERGUNTA 3
	Para Coelho (2007, p. 77-78),
 
O estabelecimento empresarial é a reunião dos bens necessários ao desenvolvimento da atividade econômica. Quando o empresário reúne bens de variada natureza, como as mercadorias, máquinas, instalações, tecnologia, prédio, etc., em função do exercício de uma atividade, ele agrega a esse conjunto de bens uma organização racional que importará em aumento do seu valor enquanto continuarem reunidos. [...] O complexo de bens reunidos pelo empresário para o desenvolvimento de sua atividade econômica é o estabelecimento empresarial.
Nesse sentido, assinale a resposta correta:
	
	a.
	O contrato de venda do estabelecimento empresarial dispensa qualquer tipo de registro.
	
	b.
	A venda do estabelecimento empresarial gera a mudança da estrutura societária.
	
	c.
	O estabelecimento empresarial é a reunião de bens corpóreos.
	
	d.
	Nenhuma das alternativas.
	
	e.
	Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente nos cinco anos subsequentes à transferência.
2,5 pontos   
PERGUNTA 4
Sociedade unipessoal originária é aquela que, desde a sua constituição, apresenta apenas um único sócio. Por sua vez, a sociedade unipessoal superveniente ou derivada corresponde de uma pluralidade de sócios que foi reduzida a apenas um sócio em razão de diversas situações, tais como retirada, falecimento, expulsão do sócio etc. Assim, a EIRELI se sujeita às regras dos tipos societários, bem como pode ser constituída tanto por sócio único pessoa física, como jurídica. Caso pessoa física, só pode ser titular de apenas uma EIRELI, conforme o artigo 980-A, § 2º do Código Civil.
 
No caso de empresa de Responsabilidade Limitada enquadrada como Microempresa (EIRELI - ME), havendo a alienação do estabelecimento comercial, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	o arquivamento é dispensável, mas não sua publicização na imprensa oficial e em jornal de grande circulação.
	
	b.
	o arquivamento é dispensável, mas não sua publicização na imprensa oficial.
	
	c.
	nenhuma das alternativas está correta.
	
	d.
	A publicização e o arquivamento do contrato de alienação do estabelecimento comercial é dispensável por se tratar de EIRELI ME.
	
	e.
	a publicização do contrato de alienação comercial é dispensável, mas não seu arquivamento no Registro Público de Empresas Mercantis.
2,5 pontos   
PERGUNTA 5
A Lei Complementar nº 123/2006 instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, sendo que a Microempresa (ME) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP) podem ser entendidas como empreendimentos que deveriam ter um tratamento simplificado por determinação constitucional (Art. 179 da CF/88), podendo ser ambas consideradas comoempresas de pequena dimensão.
 
Com base no que estudamos nesta unidade, assinale a informação CORRETA.
	
	a.
	A sociedade optante pelo SIMPLES Nacional será, por decisão do Comitê desse regime, enquadrada na condição de ME ou EPP.
	
	b.
	A retratação do enquadramento da sociedade como ME ou EPP não implicará alteração, denúncia ou qualquer restrição em relação a contratos por ela anteriormente firmados.
	
	c.
	Nenhuma das alternativas.
	
	d.
	O órgão municipal competente para a abertura de empresas é obrigado a exigir documento de propriedade ou contrato de locação do imóvel onde esteja instalada a sede da ME ou EPP.
	
	e.
	A sociedade com receita bruta anual de R$ 400.000 deverá ser enquadrada como ME.
2,5 pontos   
PERGUNTA 6
Com o avanço tecnológico e a crise monetária que têm afetado a sociedade mundial, cada vez mais as empresas buscam estratégias para aperfeiçoarem os seus produtos, bem como vêm se unindo a outras empresas, proporcionando empregos e inclusive absorção da mão de obra da empresa absorvida.
 
Considerando a transformação, incorporação, fusão e cisão, marque a alternativa CORRETA.
	
	a.
	Os sócios ou acionistas das sociedades incorporadas, fundidas ou cindidas receberão, indiretamente da companhia emissora, as ações que lhes couberem.
	
	b.
	A transformação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.
	
	c.
	As operações de incorporação, fusão e cisão somente poderão ser efetivadas nas condições aprovadas se os peritos nomeados determinarem que o valor do patrimônio ou patrimônios líquidos a serem vertidos para a formação de capital social é, totalmente, igual ao montante do capital a realizar.
	
	d.
	A incorporação, fusão ou cisão podem ser operadas entre sociedades de tipos iguais ou diferentes e deverão ser deliberadas na forma prevista para a alteração dos respectivos estatutos ou contratos sociais.
	
	e.
	A incorporação exige o consentimento unânime dos sócios ou acionistas, salvo se prevista no estatuto ou no contrato social, caso em que o sócio dissidente terá o direito de retirar-se da sociedade.
2,5 pontos   
PERGUNTA 7
A sociedade em comandita por ações e a sociedade em conta de participação possuem características próprias, mas a lei permite que, no que for aplicável, aplicar-se-ão as regras da sociedade simples.
 
Considerando tais tipos sociais, marque a alternativa CORRETA.
	
	a.
	A sociedade em comandita por ações não pode ter firma ou denominação e, em consequência disso, sua constituição independe de qualquer formalidade e pode provar-se por todos os meios de direito.
	
	b.
	A sociedade em comandita por ações tem como principal característica o fato de não dotar de personalidade jurídica, cuja atividade constituída do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo.
	
	c.
	Na sociedade em conta de participação, prescreve em um ano, contado da publicação dos atos constitutivos, o prazo para anular a constituição da companhia, por vício ou defeito.
	
	d.
	Na sociedade em conta de participação, compete aos acionistas administrá-la respondendo o diretorde modo ilimitado e subsidiário pelas obrigações da sociedade, cujo capital social também é dividido em ações.
	
	e.
	Ambas as sociedades são classificadas como não personificadas e de sociedade comum.
2,5 pontos   
PERGUNTA 8
De acordo com a Lei n. 6404/1976, a cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.
 
Assim marque o artigo CORRETO:
	
	a.
	A cisão com versão de parcela de patrimônio em sociedade já existente obedecerá às disposições sobre transformação.
	
	b.
	As ações integralizadas com parcelas de patrimônio da companhia cindida serão atribuídas aos seus gerentes, em substituição às extintas, na proporção das que possuíam.
	
	c.
	A incorporação, fusão ou cisão da companhia emissora de debêntures em circulação dependerá da prévia aprovação dos debenturistas, reunidos em assembleia especialmente convocada com esse fim.
	
	d.
	Na cisão com versão parcial do patrimônio, esse dever caberá aos administradores da companhia cindida e da que fundir parcela do seu patrimônio.
	
	e.
	A sociedade que absorver parcela do patrimônio da companhia cindida não sucede a esta nos direitos e obrigações relacionados no ato da cisão.
2,5 pontos   
PERGUNTA 9
Assinale a assertiva incorreta:
	
	a.
	A ampliação do prazo de 5 (cinco) anos de proibição de concorrência pelo alienante ao adquirente do estabelecimento, ainda que convencionada no exercício da autonomia da vontade, pode ser revista judicialmente, se abusiva.
	
	b.
	O adquirente não é responsável por sucessão nas obrigações trabalhistas.
	
	c.
	O Ordenamento Jurídico brasileiro permite a alienação do estabelecimento, cuja operação é denominada trespasse.
	
	d.
	É abusiva a vigência, por prazo indeterminado, da cláusula de “não restabelecimento” (art. 1.147 do CC), também denominada “cláusula de não concorrência”.
	
	e.
	Quando do trespasse do estabelecimento empresarial, o contrato de locação do respectivo ponto não se transmite automaticamente ao adquirente.
2,5 pontos   
PERGUNTA 10
O estabelecimento comercial, por integrar o patrimônio do empresário, pode ser alienado, mas está sujeito a condições específicas.
Caso o contrato de trespasse seja omisso quanto ao restabelecimento da alienante no mesmo ramo de atividade do estabelecimento comercial, é correto afirmar que:
	
	a.
	É possível o alienante se estabelecer no mesmo ramo de atividade do estabelecimento comercial vendido, caso haja omissão do contrato de transpasse.
	
	b.
	Não havendo autorização expressa, o alienante não poderá fazer concorrência nos cinco anos subsequentes à transferência.
	
	c.
	Nenhuma das alternativas.
	
	d.
	O contrato de transpasse, independentemente de registro na junta comercial, é oponível perante terceiros.
	
	e.
	O adquirente somente é responsável pelos débitos anteriores à venda do estabelecimento, caso não estejam contabilizados.

Continue navegando