Logo Passei Direto
Buscar

Contexto Histórico Filosófico da Educação Avaliação final

User badge image
Thalía

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Patrística foi um dos mais importantes períodos da teologia cristã. Foi a época em que grande parte da dogmática foi estabelecida. Dentre as ideologias formuladas, podemos compreender as concepções doutrinais sobre a educação.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o principal livro sobre a temática educativa, escrito durante o período da teologia cristã conhecida como patrística:
A De Magistro - Santo Agostinho.
B De Civitate Dei - Santo Agostinho.
C A Vulgata - São Gerônimo.
D Epitoma Rei Militaris - Flávio Vegécio Renato.

A Reforma Protestante foi um movimento que representou uma divisão no interior da unidade religiosa-política da cristandade latina, representada pelo papado. Uma nova espiritualidade surgiu no seio da Europa ocidental.
Com relação ao Movimento Cristão Reformado, analise as sentenças a seguir:
I- Martinho Lutero e João Calvino foram os principais líderes do movimento.
II- A tradução da Bíblia motivou a alfabetização dos países europeus protestantes.
III- A heresia protestante não trouxe nenhum benefício para a alfabetização.
IV- A Reforma Protestante foi um movimento religioso liderado pelos religiosos da Companhia de Jesus.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A Reforma Protestante foi um evento central na transição entre a Idade Média e o Renascimento. Os efeitos da Reforma não só atingiram a Igreja e a religião, mas também a política e a educação.
Qual foi o evento principal a desencadear a Reforma?
a) A Dieta de Espira, em 1529.
b) A publicação das 95 teses de Martinho Lutero.
c) O divórcio de Catarina de Aragão.
d) A divulgação do livro Da Liberdade Cristã.

Nos séculos XV e XVI, surgiram ideias que contestavam a visão de mundo medieval. Homens e mulheres europeus passaram a valorizar a experiência e a observação, o estudo da natureza e da vida humana na Terra.
Com relação ao Renascimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização da Igreja Católica, impondo seus dogmas por toda a Europa durante a Idade Média.
( ) Foi o grande movimento que se desenvolveu na Europa Ocidental, retomando a cultura greco-romana.
( ) O Renascimento é uma nova forma de ver o ser humano, as artes, a política e as ciências.
( ) Foi um movimento cultural e urbano. Caracterizou-se pela mudança na qualidade da obra intelectual e pelo aumento da quantidade da produção cultural.
a) F - V - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

Na maior parte das sociedades tribais, o modelo de educação que se estabelece é o de educação difusa, no qual os conhecimentos são repassados de pai para filho.
Nesse sentido, como pode ser compreendido um rito de passagem?
a) Como uma maneira de indicar a passagem do jovem para a vida adulta, momento a partir do qual ele gozará a plenitude de seus direitos.
b) Como um método de ensino ritualístico, feito por meio da educação formal, na qual as crianças aprendiam os conhecimentos previstos nos currículos dos povos nativos.
c) Como um tipo de rito que está vinculado aos aspectos psicológicos e espirituais, mas não aos físicos, da evolução da criança no processo educacional.
d) Como a demonstração de muita paciência com respeito aos ritmos e ao nascimento das crianças, pois estas eram vistas como plenas de direitos e livres.

Durante o século XIX, o Brasil foi marcado por uma série de acontecimentos. Logo em seu início, no ano de 1808, ocorreram transformações na vida cultural, social, política e econômica da colônia portuguesa.
A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das mudanças ocorridas no Brasil desse período:
a) O Brasil passou a ser a sede das monarquias europeias, fato que se deve à extrema beleza natural do país.
b) Foram criados os cursos de Matemática e Filosofia, além de cursos técnicos avulsos de Enfermagem e Física.
c) No referido ano, a família real portuguesa foi obrigada a abandonar Portugal e imigrar para o Brasil.
d) O século XIX representou para o Brasil o início da democratização, ou seja, o país escolhia os representantes políticos através do voto popular.

O surgimento dos jesuítas está relacionado a um movimento denominado Contrarreforma, que teve origem na Europa. Seu principal objetivo era combater a expansão da Reforma Protestante.
Sobre os jesuítas no Brasil, analise as seguintes sentenças:
I- Os jesuítas desembarcaram no Brasil no ano de 1549, mais precisamente onde hoje se localiza a cidade do Rio de Janeiro.
II- A função dos jesuítas seria a de cumprir o mandato real de conversão dos nativos ao protestantismo, além de fornecer assistência religiosa aos colonos recém-fixados em solo brasileiro.
III- Os jesuítas tinham também a responsabilidade de fundar e manter escolas elementares, escolas secundárias e de fundar missões com as devidas adaptações à realidade local.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Na concepção de educação de Paulo Freire, as palavras "autonomia", "humanização" e "libertação" são conceitos-chave na elaboração de uma teoria da educação para além da escolarização.
Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- É fundamental conceber a educação como um processo de humanização.
II- Humanizar o ensino significa envolver no processo o contexto social.
III- Reflexão e treinamento são características marcantes da educação bancária.
IV- Freire defendeu a expansão do ensino com base na acumulação de informações.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A ordem dos jesuítas, criada em 1534, pelo espanhol Inácio de Loyola, foi o principal instrumento de evangelização dos povos da América, Ásia e África.
Sobre os jesuítas e a sua participação no campo educacional, analise as sentenças a seguir:
I- Desenvolveram as regras codificadas no Ratio Studiorum, que se aplicavam aos cursos de: Studia inferiora (letras humanas, filosofia e ciência) e Studia superiora (Tecnologia e ciências sagradas).
II- Os jesuítas eram bastante exigentes. Recomendavam a repetição dos exercícios para facilitar a memorização.
III- Na educação jesuítica, não era permitida a competição entre os alunos e as classes, todos eram considerados iguais.
IV- Os colégios dos jesuítas eram considerados locais de formação religiosa, intelectual e moral das crianças e dos jovens.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Sócrates é considerado um dos filósofos gregos que deu importante contribuição para a educação ocidental. Desenvolveu um método prático baseado no diálogo e no questionamento e que tem a razão como seu fundamento principal.
Com relação a outras características que podem ser atribuídas ao método socrático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A filosofia de Sócrates possui uma característica de ser incômoda, pois levanta questionamentos sobre tudo, especialmente sobre a própria existência humana, seus valores e ações, procurando avivar as consciências individuais.
( ) A filosofia de Sócrates estava baseada nos mitos, o objetivo fundamental é a análise de definições opinativas, a qual reconhece nosso conhecimento das definições oferecidas pela sociedade que são a própria verdade.
( ) A filosofia socrática tinha como característica a ortodoxia, por isso foi considerada coerente com os valores vigentes da época e foi aclamada por contribuir com a educação da juventude.
( ) A filosofia de Sócrates, a partir do método da maiêutica, tinha por finalidade levar as pessoas a darem à luz novas ideias.
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - V.

(ENADE, 2005) Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:
a) rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
b) aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
c) instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
d) problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.

(ENADE, 2005) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça.
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por:
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Patrística foi um dos mais importantes períodos da teologia cristã. Foi a época em que grande parte da dogmática foi estabelecida. Dentre as ideologias formuladas, podemos compreender as concepções doutrinais sobre a educação.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o principal livro sobre a temática educativa, escrito durante o período da teologia cristã conhecida como patrística:
A De Magistro - Santo Agostinho.
B De Civitate Dei - Santo Agostinho.
C A Vulgata - São Gerônimo.
D Epitoma Rei Militaris - Flávio Vegécio Renato.

A Reforma Protestante foi um movimento que representou uma divisão no interior da unidade religiosa-política da cristandade latina, representada pelo papado. Uma nova espiritualidade surgiu no seio da Europa ocidental.
Com relação ao Movimento Cristão Reformado, analise as sentenças a seguir:
I- Martinho Lutero e João Calvino foram os principais líderes do movimento.
II- A tradução da Bíblia motivou a alfabetização dos países europeus protestantes.
III- A heresia protestante não trouxe nenhum benefício para a alfabetização.
IV- A Reforma Protestante foi um movimento religioso liderado pelos religiosos da Companhia de Jesus.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A Reforma Protestante foi um evento central na transição entre a Idade Média e o Renascimento. Os efeitos da Reforma não só atingiram a Igreja e a religião, mas também a política e a educação.
Qual foi o evento principal a desencadear a Reforma?
a) A Dieta de Espira, em 1529.
b) A publicação das 95 teses de Martinho Lutero.
c) O divórcio de Catarina de Aragão.
d) A divulgação do livro Da Liberdade Cristã.

Nos séculos XV e XVI, surgiram ideias que contestavam a visão de mundo medieval. Homens e mulheres europeus passaram a valorizar a experiência e a observação, o estudo da natureza e da vida humana na Terra.
Com relação ao Renascimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização da Igreja Católica, impondo seus dogmas por toda a Europa durante a Idade Média.
( ) Foi o grande movimento que se desenvolveu na Europa Ocidental, retomando a cultura greco-romana.
( ) O Renascimento é uma nova forma de ver o ser humano, as artes, a política e as ciências.
( ) Foi um movimento cultural e urbano. Caracterizou-se pela mudança na qualidade da obra intelectual e pelo aumento da quantidade da produção cultural.
a) F - V - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

Na maior parte das sociedades tribais, o modelo de educação que se estabelece é o de educação difusa, no qual os conhecimentos são repassados de pai para filho.
Nesse sentido, como pode ser compreendido um rito de passagem?
a) Como uma maneira de indicar a passagem do jovem para a vida adulta, momento a partir do qual ele gozará a plenitude de seus direitos.
b) Como um método de ensino ritualístico, feito por meio da educação formal, na qual as crianças aprendiam os conhecimentos previstos nos currículos dos povos nativos.
c) Como um tipo de rito que está vinculado aos aspectos psicológicos e espirituais, mas não aos físicos, da evolução da criança no processo educacional.
d) Como a demonstração de muita paciência com respeito aos ritmos e ao nascimento das crianças, pois estas eram vistas como plenas de direitos e livres.

Durante o século XIX, o Brasil foi marcado por uma série de acontecimentos. Logo em seu início, no ano de 1808, ocorreram transformações na vida cultural, social, política e econômica da colônia portuguesa.
A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das mudanças ocorridas no Brasil desse período:
a) O Brasil passou a ser a sede das monarquias europeias, fato que se deve à extrema beleza natural do país.
b) Foram criados os cursos de Matemática e Filosofia, além de cursos técnicos avulsos de Enfermagem e Física.
c) No referido ano, a família real portuguesa foi obrigada a abandonar Portugal e imigrar para o Brasil.
d) O século XIX representou para o Brasil o início da democratização, ou seja, o país escolhia os representantes políticos através do voto popular.

O surgimento dos jesuítas está relacionado a um movimento denominado Contrarreforma, que teve origem na Europa. Seu principal objetivo era combater a expansão da Reforma Protestante.
Sobre os jesuítas no Brasil, analise as seguintes sentenças:
I- Os jesuítas desembarcaram no Brasil no ano de 1549, mais precisamente onde hoje se localiza a cidade do Rio de Janeiro.
II- A função dos jesuítas seria a de cumprir o mandato real de conversão dos nativos ao protestantismo, além de fornecer assistência religiosa aos colonos recém-fixados em solo brasileiro.
III- Os jesuítas tinham também a responsabilidade de fundar e manter escolas elementares, escolas secundárias e de fundar missões com as devidas adaptações à realidade local.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Na concepção de educação de Paulo Freire, as palavras "autonomia", "humanização" e "libertação" são conceitos-chave na elaboração de uma teoria da educação para além da escolarização.
Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- É fundamental conceber a educação como um processo de humanização.
II- Humanizar o ensino significa envolver no processo o contexto social.
III- Reflexão e treinamento são características marcantes da educação bancária.
IV- Freire defendeu a expansão do ensino com base na acumulação de informações.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A ordem dos jesuítas, criada em 1534, pelo espanhol Inácio de Loyola, foi o principal instrumento de evangelização dos povos da América, Ásia e África.
Sobre os jesuítas e a sua participação no campo educacional, analise as sentenças a seguir:
I- Desenvolveram as regras codificadas no Ratio Studiorum, que se aplicavam aos cursos de: Studia inferiora (letras humanas, filosofia e ciência) e Studia superiora (Tecnologia e ciências sagradas).
II- Os jesuítas eram bastante exigentes. Recomendavam a repetição dos exercícios para facilitar a memorização.
III- Na educação jesuítica, não era permitida a competição entre os alunos e as classes, todos eram considerados iguais.
IV- Os colégios dos jesuítas eram considerados locais de formação religiosa, intelectual e moral das crianças e dos jovens.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Sócrates é considerado um dos filósofos gregos que deu importante contribuição para a educação ocidental. Desenvolveu um método prático baseado no diálogo e no questionamento e que tem a razão como seu fundamento principal.
Com relação a outras características que podem ser atribuídas ao método socrático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A filosofia de Sócrates possui uma característica de ser incômoda, pois levanta questionamentos sobre tudo, especialmente sobre a própria existência humana, seus valores e ações, procurando avivar as consciências individuais.
( ) A filosofia de Sócrates estava baseada nos mitos, o objetivo fundamental é a análise de definições opinativas, a qual reconhece nosso conhecimento das definições oferecidas pela sociedade que são a própria verdade.
( ) A filosofia socrática tinha como característica a ortodoxia, por isso foi considerada coerente com os valores vigentes da época e foi aclamada por contribuir com a educação da juventude.
( ) A filosofia de Sócrates, a partir do método da maiêutica, tinha por finalidade levar as pessoas a darem à luz novas ideias.
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - V.

(ENADE, 2005) Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:
a) rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
b) aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
c) instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
d) problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.

(ENADE, 2005) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça.
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por:
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.

Prévia do material em texto

1.
	A Patrística foi um dos mais importantes períodos da teologia cristã. Foi a época em que grande parte da dogmática foi estabelecida. Dentre as ideologias formuladas, podemos compreender as concepções doutrinais sobre a educação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o principal livro sobre a temática educativa, escrito durante o período da teologia cristã conhecida como patrística:
	 a)
	De Civitate Dei - Santo Agostinho.
	 b)
	Epitoma Rei Militaris - Flávio Vegécio Renato.
	 c)
	De Magistro - Santo Agostinho.
	 d)
	A Vulgata - São Gerônimo.
	2.
	A Reforma Protestante foi um movimento que representou uma divisão no interior da unidade religiosa-política da cristandade latina, representada pelo papado. Uma nova espiritualidade surgiu no seio da Europa ocidental. Com relação ao Movimento Cristão Reformado, analise as sentenças a seguir:
I- Martinho Lutero e João Calvino foram os principais líderes do movimento.
II- A tradução da Bíblia motivou a alfabetização dos países europeus protestantes.
III- A heresia protestante não trouxe nenhum benefício para a alfabetização.
IV- A Reforma Protestante foi um movimento religioso liderado pelos religiosos da Companhia de Jesus. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	A Reforma Protestante foi um evento central na transição entre a Idade Média e o Renascimento. Os efeitos da Reforma não só atingiram a Igreja e a religião, mas também a política e a educação. Por exemplo, possibilitou a alfabetização em massa em vários países na Europa. Qual foi o evento principal a desencadear a Reforma?
	 a)
	A Dieta de Espira, em 1529.
	 b)
	O divórcio de Catarina de Aragão.
	 c)
	A divulgação do livro Da Liberdade Cristã.
	 d)
	A publicação das 95 teses de Martinho Lutero.
	4.
	Nos séculos XV e XVI, surgiram ideias que contestavam a visão de mundo medieval. Homens e mulheres europeus passaram a valorizar a experiência e a observação, o estudo da natureza e da vida humana na Terra. Essas mudanças na forma de pensar deram origem à época que chamamos de Renascimento. Com relação ao Renascimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização da Igreja Católica, impondo seus dogmas por toda a Europa durante a Idade Média.
(    ) Foi o grande movimento que se desenvolveu na Europa Ocidental, retomando a cultura greco-romana.
(    ) O Renascimento é uma nova forma de ver o ser humano, as artes, a política e as ciências.
(    ) Foi um movimento cultural e urbano. Caracterizou-se pela mudança na qualidade da obra intelectual e pelo aumento da quantidade da produção cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	  d)
	V - F - V - F.
	5.
	Na maior parte das sociedades tribais, o modelo de educação que se estabelece é o de educação difusa, no qual os conhecimentos são repassados de pai para filho. Para contribuir com a fixação das regras sociais, muitas tribos utilizam os chamados ritos de passagem para demarcar certos momentos da vida de seus integrantes. Nesse sentido, como pode ser compreendido um rito de passagem?
	 a)
	Como a demonstração de muita paciência com respeito aos ritmos e ao nascimento das crianças, pois estas eram vistas como plenas de direitos e livres.
	 b)
	Como um tipo de rito que está vinculado aos aspectos psicológicos e espirituais, mas não aos físicos, da evolução da criança no processo educacional.
	 c)
	Como uma maneira de indicar a passagem do jovem para a vida adulta, momento a partir do qual ele gozará a plenitude de seus direitos.
	 d)
	Como um método de ensino ritualístico, feito por meio da educação formal, na qual as crianças aprendiam os conhecimentos previstos nos currículos dos povos nativos.
	6.
	Durante o século XIX, o Brasil foi marcado por uma série de acontecimentos. Logo em seu início, no ano de 1808, ocorreram transformações na vida cultural, social, política e econômica da colônia portuguesa. A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das mudanças ocorridas no Brasil desse período:
	 a)
	O século XIX representou para o Brasil o início da democratização, ou seja, o país escolhia os representantes políticos através do voto popular.
	 b)
	No referido ano, a família real portuguesa foi obrigada a abandonar Portugal e imigrar para o Brasil.
	 c)
	O Brasil passou a ser a sede das monarquias europeias, fato que se deve à extrema beleza natural do país.
	 d)
	Foram criados os cursos de Matemática e Filosofia, além de cursos técnicos avulsos de Enfermagem e Física.
	7.
	O surgimento dos jesuítas está relacionado a um movimento denominado Contrarreforma, que teve origem na Europa. Seu principal objetivo era combater a expansão da Reforma Protestante. No Brasil, os jesuítas tiveram extrema participação na área educacional. Sobre os jesuítas no Brasil, analise as seguintes sentenças: 
I- Os jesuítas desembarcaram no Brasil no ano de 1549, mais precisamente onde hoje se localiza a cidade do Rio de Janeiro.
II- A função dos jesuítas seria a de cumprir o mandato real de conversão dos nativos ao protestantismo, além de fornecer assistência religiosa aos colonos recém-fixados em solo brasileiro.
III- Os jesuítas tinham também a responsabilidade de fundar e manter escolas elementares, escolas secundárias e de fundar missões com as devidas adaptações à realidade local.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	Na concepção de educação de Paulo Freire, as palavras "autonomia", "humanização" e "libertação" são conceitos-chave na elaboração de uma teoria da educação para além da escolarização. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- É fundamental conceber a educação como um processo de humanização.
II- Humanizar o ensino significa envolver no processo o contexto social.
III- Reflexão e treinamento são características marcantes da educação bancária.
IV- Freire defendeu a expansão do ensino com base na acumulação de informações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	A ordem dos jesuítas, criada em 1534, pelo espanhol Inácio de Loyola, foi o principal instrumento de evangelização dos povos da América, Ásia e África. Além disso, os jesuítas se empenhavam em trazer de volta à Igreja Católica aqueles que haviam aderido ao reformismo protestante. Sobre os jesuítas e a sua participação no campo educacional, analise as sentenças a seguir:
I- Desenvolveram as regras codificadas no Ratio Studiorum, que se aplicavam aos cursos de: Studia inferiora (letras humanas, filosofia e ciência) e Studia superiora (Tecnologia e ciências sagradas).
II- Os jesuítas eram bastante exigentes. Recomendavam a repetição dos exercícios para facilitar a memorização.
III- Na educação jesuítica, não era permitida a competição entre os alunos e as classes, todos eram considerados iguais.
IV- Os colégios dos jesuítas eram considerados locais de formação religiosa, intelectual e moral das crianças e dos jovens.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	Sócrates é considerado um dos filósofos gregos que deu importantecontribuição para a educação ocidental. Desenvolveu um método prático baseado no diálogo e no questionamento e que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas fases: a ironia e a maiêutica. Com relação a outras características que podem ser atribuídas ao método socrático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A filosofia de Sócrates possui uma característica de ser incômoda, pois levanta questionamentos sobre tudo, especialmente sobre a própria existência humana, seus valores e ações, procurando avivar as consciências individuais. 
(    ) A filosofia de Sócrates estava baseada nos mitos, o objetivo fundamental é a análise de definições opinativas, a qual reconhece nosso conhecimento das definições oferecidas pela sociedade que são a própria verdade.
(    ) A filosofia socrática tinha como característica a ortodoxia, por isso foi considerada coerente com os valores vigentes da época e foi aclamada por contribuir com a educação da juventude.
(    ) A filosofia de Sócrates, a partir do método da maiêutica, tinha por finalidade levar as pessoas a darem à luz novas ideias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	11.
	(ENADE, 2005) Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:
	 a)
	problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.
	  b)
	rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
	 c)
	aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
	 d)
	instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
	12.
	(ENADE, 2005) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível - e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. 
(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.) 
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto. 
Este contraponto é expresso por: 
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino; 
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias; 
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural. 
São corretos:
	 a)
	I e II, apenas.
	 b)
	I, II e III, apenas.
	 c)
	III e IV, apenas.
	 d)
	II, III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina