Buscar

Resumo Príons

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÍONS
Príons são proteínas de membrana que se comportam como vírus, presentes em todas as células mas preferencialmente no SN, responsáveis por auxiliar na captação de Cu2+, tendo função importante na regulação do estresse oxidativo.
Codon 200
Codon 129
3 alfa-hélice, pontes dissulfeto. Monoglicosilada, diglicosilada ou não-glicosilada. Raft-Lipid ???
Um desequilibrio lipidico, desbalanço de colesterol, pode atrapalhar a formação da âncora e o príon sair da membrana, evitando o desenvolvimento de doença príonica. Só é possível ter doença príonica se você tiver o gene que codifique o príon celular. Não é possível induzir. Mutação no gene do príon = mutação príonica.
Príon Like – proteínas fungícas que podem apresentar maior ou menor resistência ao fungo. 
Âncora GPI – onde se ancora na membrana. 
 Proteína não funcional sendo internalizada para degradação, no entando o PRPsc é resistente, o que vai terminar rompendo os lisossomos/proteases e todas as enzimas acabam entrando na célula, causando danos e apoptose. O PRPsc é tóxico para o citosol, e como é não-degradável, acaba causando apoptose. Apesar da degradação em 3 fragmentos, continua sendo tóxico. 
Replicação vs Acumulação
Maquinaria não dá conta
Maquinaria para
Prionpatias podem ser genéticas, esporádicas ou adquiridas. São neurodegenerativas e causadas pelo acúmulo de PrPsc ou perda de função PrPc. Tem aspecto histopatologico como característica.
Sintomas: demência, mioclonia, perda cognitiva, distúrbios do sono, alterações psicóticas.
CJD: Familiar, esporádico, iatrogênico (através de material ou procedimento cirúrgico contaminado), vDCJ (nova variante), Kuru. EEB. GSS – Austria.
Não existe um diagnóstico específico, a falta de conhecimento dos profissionais de saúde dificulta, também há problemas com a falta de identificação dessa doença. Doenças como Alzheimer, Glioblastoma, Neurossífilis e outras tem participação como secundárias períodicas. Mudanças na classificação da CJD esporádica, 6 tipos, distintos de mutação no codon 129. Transplantes de sangue são perigosos para transmissão de doença príonica.
Fatores de risco incluem genéticos, transplantes, hormonio-terapia,

Outros materiais