Buscar

TOPICOS COMPORTAMENTAIS NAS ORGANIZACOES Objetiva 1

Prévia do material em texto

Objetiva 1
1
1. Há vários indicadores que medem o desenvolvimento das sociedades. Um deles, proposto pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) das Nações Unidas, mede o nível de bem-estar em uma amostra de 38 países (Better Life Index). O estudo é feito anualmente com 11 indicadores: moradia, renda, empregos, comunidade, educação, meio ambiente, engajamento cívico, saúde, satisfação pessoal, segurança, vida/trabalho. No cômputo geral de bem-estar, o Brasil ocupa a 34ª posição, superando apenas África do Sul, México, Turquia e Grécia. Nas primeiras posições estão Noruega, Dinamarca, Austrália e Suécia (https://goo.gl/6knFAm). O indicador de satisfação pessoal do estudo procura medir a perspectiva mais ampla de felicidade, para além dos sentimentos momentâneos das pessoas. O Brasil, nesse ponto, situa-se na média. O maior índice de felicidade é manifesto na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Suíça e Noruega (https://goo.gl/E4tozG).
O tema faz parte do estudo da Psicologia. Assinale a alternativa a seguir com a sequência correta de (V) quando a afirmativa estiver correta e (F) quando estiver incorreta com relação à análise conceitual de Psicologia.
I- A Psicologia, como ciências humanas, estuda o comportamento.
II -  O sentimento é expressado pelo comportamento do homem.
III-  A Psicologia também analisa a vida dos seres humanos em múltiplas culturas e realidades.
IV –   A Ciência da Psicologia traz em si o estudo de muitas Psicologias: a comportamental, a psicanalítica, a da aprendizagem, a organizacional e a do ciclo vital.
Peso: 1.0
    a) V, F, F, F 
    b) V, F, V, F 
    c) F, F, V, F 
    d) F, V, V, V 
    e) V, V, V, V 
2
2. O método dinamarquês de educar é marcado por condutas que afirmam uma ética orientada para a integridade e a interação. Uma delas é o “elogio ao processo”. A ideia básica é a de elogiar o esforço das crianças e não suas qualidades pessoais. Ao invés de “Nossa, como você é inteligente! Ninguém resolve um quebra-cabeças assim tão rápido”, o pai ou a mãe dinamarquesa dirá: “Nossa, essa era uma tarefa bem difícil e você chegou ao fim dela. Adorei a forma como você manteve a concentração e não parou de trabalhar. Muito bem”! Crianças que não são elogiadas pelos pais tendem a ser pouco confiantes em si mesmas, mas crianças que são elogiadas como se fossem portadoras de qualidades especiais tendem a imaginar que não precisam se esforçar tanto, já que seriam “melhores” do que as outras. Essas crianças podem, inclusive, evitar desafios mais complexos, temendo que eventual fracasso revele que não são tão inteligentes ou habilidosas quanto seus pais sempre disseram. Elogiar o processo, ao invés de qualidades inatas, transmite uma mensagem totalmente diversa. Com ela, as crianças começam a firmar a noção de que podem alcançar muito, quando perseveram na busca de seus objetivos. (https://goo.gl/E4tozG).
A Psicologia da Aprendizagem é parte da Psicologia Científica; Indique a alternativa que melhor define Psicologia Científica:
I- define como seu objeto de estudo: o comportamento, a vida psíquica, a consciência.
II- formula essencialmente métodos experimentais e laboratoriais.
III – delimita seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia.
Peso: 1.0
    a) Apenas I e II estão corretas; 
    b) Apenas I está correta; 
    c) Apenas II e III estão corretas; 
    d) Apenas I e III estão corretas; 
    e) Apenas II está correta. 
3
3. Os dinamarqueses lidam com uma técnica educativa chamada de “reenquadramento”. Trata-se de estimular as crianças a perceber a realidade sob múltiplos ângulos, evitando a redução de uma experiência, por exemplo, a uma dimensão negativa. Isso produz um uso cuidadoso da linguagem, para não reproduzir estereótipos. O desafio é separar os indivíduos dos seus atos. Se o coleguinha fez uma coisa ruim, é aquele ato que é ruim, não o coleguinha. Pessoas erram e devem corrigir seus erros. O mundo, em síntese, não está dividido entre os que erram e os que acertam. Essa compreensão evita que a linguagem se transforme em uma sentença. Crianças que ouvem seus pais dizerem coisas do tipo: “você é egoísta”, “você é preguiçoso” ou “nosso filho detesta matemática”, “nossa filha não gosta de ler”, terão, seguramente, uma boa chance de acreditar nisso, caminho pelo qual tais frases se transformam em profecias que se autocumprem. A importância desta informação é a análise comparativa com a nossa realidade nacional. (Fonte: Jessica Alexander e Iben Sandahl. Crianças Dinamarquesas, o que as pessoas mais felizes do mundo sabem sobre criar filhos confiantes e capazes, editora Fontanar, 2017, 142 p.).
A capacidade humana de aprender não ocorre de forma aleatória. A origem do comportamento não está somente no nascimento, ou mesmo durante a vida intrauterina, mas também durante a nossa história filogenética de milhares de anos atrás e para melhor entender esta teoria existem duas vertentes de estudo denominadas:
Peso: 1.0
    a) ciência de observação e mensuração. 
    b) personalidade e coletividade. 
    c) genética e ontogenética. 
    d) estruturalista e pluralista. 
    e) comportamento social e individual humano. 
4
4) Um dos experimentos mais conhecidos na Psicologia contemporânea é o chamado Teste do Marshmallow, desenvolvido pelo psicólogo Walter Mischel e sua equipe, originalmente em 1970, na Escola Bing Nursery da Universidade de Stanford (CA, EUA). Na experiência, crianças entre quatro e seis anos eram conduzidas a uma sala onde recebiam um doce (normalmente um marshmallow). Os pesquisadores, então, diziam a elas que iriam se afastar da sala por 15 minutos. Caso as crianças não comessem o marshmallow, ganhariam um segundo doce quando do retorno do pesquisador. Se a decisão fosse comer o doce, bastava tocar uma sineta para que o pesquisador retornasse e elas estariam liberadas. A alternativa oferecida envolvia, assim, a possibilidade de adiar a gratificação mediante o esforço de permanecer sozinho em uma sala (o que é muito difícil para uma criança pequena), em nome de uma recompensa maior. Uma parte das crianças comia o doce logo após a saída do adulto. Outra parte, entretanto, aguardava pelo seu retorno, com variadas estratégias. Os pesquisadores realizaram, então, um estudo longitudinal, acompanhando os dois grupos por mais de 40 anos. Os resultados foram surpreendentes. As crianças que aguardaram o retorno dos pesquisadores tiveram melhor desempenho escolar, conquistaram melhores empregos e foram mais saudáveis e mais felizes quando comparadas com o grupo que não conseguiu esperar. No grupo de crianças que foram capazes de adiar a gratificação se observou, também, indicadores bem menores de envolvimento com drogas e com atos criminais, além de menos casos de obesidade. Mischel realizou seus experimentos em vários países e em contextos culturais e socioeconômicos muito distintos, encontrando as mesmas evidências no acompanhamento das crianças até a idade adulta. Seus estudos mostraram a importância do autocontrole, uma habilidade não cognitiva que se contrapõe à impulsividade.  Pessoas com autocontrole são capazes de adiar a gratificação mediante o esforço. Para elas, é mais simples fazer planos de longo prazo, manter o foco e atuar em conformidade com objetivos definidos racionalmente. (Fonte: https://www.extraclasse.org.br/edicoes/2017/12/31435/).
O estudo do comportamento humano resulta de duas grandes pulsões. Indique a alternativa correta:
I  - existem duas pulsões derivadas do desejo e da memória.
II- basicamente existem duas pulsões, o comportamento social e o comportamento individual.
III- a sobrevivência do indivíduo e da espécie que, como em toda espécie viva, se situa na dimensão do momento;
IV -  a transcendência do momento que, diferentemente das demais espécies, se situa numa outra dimensão, levando o homem a indagar “por quê?”, “como?”, “onde?”, “quando?”;
Peso: 1.0
     a) Apenas I e IIestão corretas. 
    b) Apenas II e III estão corretas. 
    c) Apenas III e IV estão corretas. 
    d) Apenas I está correta. 
    e) Apenas II está correta. 
5
5. Lidar com o futuro pressupõe muitos desafios. Entre os jovens pobres e marginalizados socialmente, a vida tende a transcorrer mergulhada no presente, como uma dimensão quase exclusiva da existência. Para esses jovens, o passado é algo que merece ser esquecido e o futuro é visto como excessivamente abstrato, ou complexo para ser considerado seriamente. A vida mesma passa a se confundir com a fruição de sensações prazerosas e, não por acaso, o consumo de drogas pode aparecer como um substituto para o sentido. Ter um plano para sua vida – ainda que ele seja refeito inúmeras vezes – pressupõe a capacidade de planejar e de orientar as ações do presente por outra racionalidade. O que ocorre conosco, afinal, não deve ser apenas a expressão do acaso. Por mais que essa expressão seja algo irredutível, é possível e necessário construir possibilidades e afastar outras. É esse cuidado que poderá tornar o futuro uma dimensão mais generosa para cada um de nós. A propósito, você tem um plano?  E seus filhos? E seus alunos? (Fonte: https://www.extraclasse.org.br/edicoes/2017/12/31435/).
A teoria do comportamento humano, amplamente apresentada pela disciplina, indica que este comportamento está relacionado ao meio ambiente onde ocorre. Os psicólogos desta tendência teórica analisaram modos comportamentais realizando uma análise descritiva entre estímulos apresentados e respostas observadas. Esta concepção de estudo psicológico está relacionada ao:
Peso: 1.0
    a) comportamentalismo; 
    b) estruturalismo; 
    c) experimentalismo; 
    d) observacionismo; 
    e) cognitivismo. 
6
6. No campo das realidades globais, econômicas, financeiras, intelectuais e culturais, forma-se uma identidade conectiva em ambientes tecnológicos de interação. É uma nova realidade, tangível e intangível por onde se movimentam os fluxos de comando, negócios, padrões de comportamento, de linguagem e significados. As tecnologias multimídia permitem o desenvolvimento dessa etapa interativa de ação material e virtual na evolução das plataformas de ensino presencial e da modalidade a distância. De forma presencial, ou virtual, os seres humanos estão transformando modos de se relacionar e compartilhar ideias e sentimentos. Cada vez mais, o processo de socialização traz consigo novos territórios de comunicação, trocas e respostas, ao antes não conhecido ou identificável.
No estudo do comportamento, se a generalização é a capacidade de perceber semelhanças e diferenças entre estímulos e responder de maneira semelhante ou igual a todos eles, a discriminação é o processo inverso, é a capacidade que temos de perceber diferenças entre estímulos e responder diferentemente a cada um deles.
Indique a alternativa que complementa esta posição teórica:
Peso: 1.0
    a) o comportamento pode ser um na intimidade e outro no público, cada pessoa se comporta conforme as regras internas de seu processo cognitivo, visto que na intimidade os estímulos são conhecidos e no público eles são aprendidos a cada situação vivida. 
    b) Esta análise pode encaminhar o estudo do aprendizado social, onde existem, por exemplo, normas e regras de condutas: conviver gentilmente, ser educado uns com os outros em qualquer ambiente. No entanto as convivências são diferentes, as famílias e as sociedades também. Somos capazes de discriminar esses diferentes estímulos e de nos comportarmos de maneira diferente em cada uma das situações; 
    c) Não existe nenhuma garantia de que o comportamento atual observado na humanidade, voltado para novas tecnologias e avanços de conhecimentos, seja usado para o interesse dos estímulos que surgem nas experiências de novas gerações; 
    d) A questão trata sobre os princípios de observação para a aprendizagem escolar, visto que aprendemos na escola conceitos básicos como fazer contas e escrever, para em seguida realizarmos a transferência em distintas situações concretas no cotidiano, o que pode ir evoluindo para conceitos menos abstratos e que explicam os estímulos que vão surgindo no decorrer de experiências de vida; 
    e) Nossa sociedade pode ser analisada de formas específicas ou genéricas, conforme a condição da análise ou evento observado em uma certa situação, desde que o observado seja intencional. 
7
7)  As várias Teorias do Constructo Único, apesar de serem desenvolvidas em diferentes épocas e por autores distintos, encontram semelhanças por partirem da premissa de que existe um gerenciador central que é responsável pela coordenação dos diferentes níveis cognitivos. Esse mecanismo, em termos anatômicos, estaria localizado no córtex pré- frontal (Kluwe-Schiavon et al., 2012). Apesar de relacionar as funções executivas ao córtex pré-frontal, as Teorias dos Múltiplos Processos não creditam o funcionamento executivo a uma única, mas sim a diferentes estruturas, que estariam organizadas e interconectadas de forma hierárquica (Kluwe-Schiavon et al., 2012). Dessa maneira, as funções executivas formariam um conjunto de habilidades, que possibilitam ao indivíduo direcionar o seu comportamento e sua cognição, bem como controlar as suas emoções (Oliveira & Nascimento, 2014). Essas habilidades são responsáveis pela resolução de problemas, imediatos ou futuros e pelo planejamento e execução de atividades que conduzem a algum objetivo, estabelecido previamente como dirigir um carro, pedalar uma bike, ou aprender uma língua estrangeira (Fuentes, Malloy-Diniz, Camargo, & Cosenza, 2008).
(http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/3762/2744)
A teoria do comportamento bahaviorista (ou comportamental), que antecede a descrição acima, explica que todos nós somos controlados, à medida em que o comportamento for mais profundamente analisado, o controle virá a ser mais eficaz; mais cedo ou mais tarde este mecanismo é trocado entre as pessoas que convivem na família ou no ambiente de trabalho. Indique o campo teórico que aprofunda estas discussões:
Peso: 1.0
     a) questão do controle no comportamento humano; 
    b) análise pessoal e social; 
    c) comportamento privado e comportamento público; 
    d) análise do convívio familiar e organizacional; 
    e) processo mútuo de observação. 
8
8) A diminuição dos níveis de atividade física e o aumento da ingestão calórica são fatores determinantes para obesidade, sendo que há maior associação de risco do desenvolvimento em indivíduos com história familiar deste quadro. Sintomas de estresse, transtorno do humor, ansiedade, depressão, e compulsão alimentar são comuns em pacientes com sobrepeso ou obesidade, sugerindo relação entre estresse e sobrepeso. Tal relação parece causar um sofrimento psicológico, afetando a forma do sujeito se relacionar com o mundo, diminuindo sua qualidade de vida e influenciando diretamente no seu bem-estar físico, emocional e psicossocial (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica [ABESO], 2009; Tavares, Nunes & Santos, 2010). Considerando os aspectos emocionais mencionados referentes à obesidade e suas variáveis relacionadas à cirurgia bariátrica, vem sendo importante identificar as variáveis psicológicas que estão associadas à realização da cirurgia bariátrica. Por isso, antes da tomada de decisão do procedimento cirúrgico, os especialistas recomendam tratamento terapêutico para se entender o que realmente ocorre com a pessoa nessa situação, assim como para dar-lhe uma orientação específica à sua condição integral.
A Psicologia estabelece que, no comportamento analisado, ela é uma técnica que objetiva a possibilidade de mudança comportamental:
Peso: 1.0
    a) a avaliação intencional que promoverá a autoajuda; 
    b) a observação intencional que busca o que está correto e corrige o que precisa ser alterado; 
    c) o relatório de ações a serem atingidas e a avaliaçãosistemática do mesmo buscando-se uma provável alteração comportamental; 
    d) o feedback como um processo de ajuda para as mudanças de comportamento na comunicação a uma pessoa ou grupo, para fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando a si e a outras pessoas; 
     e) a entrevista de ajuda para que pessoas com este perfil mudem sua forma de agir em função do ideal. 
9
9) Um novo fenômeno está se espalhando como fogo pela Europa e América do Norte: websites de leilões que vendem – com grandes descontos – as sobras e os excessos do estoque de depósitos! Em blogs (por toda a Internet) é possível que leia os relatos de vencedores felizes, já que obtiveram artigos fabulosos e muito caros – na maior parte das vezes – por uma fração do seu preço normal. A MadBid (website de compras) confia tanto na sua capacidade de fornecer o que funciona para seus usuários, que ela estava a oferecer uma promoção de tempo limitado para clientes novos. A MadBid está disposta a fornecer créditos gratuitos: duplique o que quer comprar na sua primeira compra! Com isto, os interessados se atiram nas promoções, compram em quantidade e aproveitam os descontos. Tudo de forma rápida, que leva o comprador a “possuir” uma necessidade imediata do produto em vista. Assim, muitos compram e outros lucram imensamente, fazendo o consumo crescer nessa área de forma inusitada. (Fonte: http://br.megabargain24.com/como-economizar-95-em-um-novo-iphone).
Enquanto estudo teórico, é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento onde não existem noções de passado e de presente. Reconhecê-lo pode auxiliar na compreensão de alguns comportamentos observados no processo do desenvolvimento humano, tanto no âmbito familiar, como em ambientes de trabalho, que vem sendo estudado de diferentes formas por teóricos ao longo dos anos, que tentam explicar este campo teórico de forma clara para alunos em processo de formação acadêmica:
Peso: 1.0
    a) comportamento positivo; 
    b) comportamento negativo; 
    c) inconsciente; 
    d) pulsão emocional; 
    e) seleção de ação comportamental. 
10
10. Se você fosse multimilionário, o que compraria? Considere-se como uma famosa estrela de cinema, então você pode ser tentado a comprar uma viagem à lua ou prestar atenção ao batimento cardíaco adolescente, Justin Bieber, é um exemplo claro, comprando um traje de Halloween muito caro. Outro caso que chama a atenção é a Filha de Beyoncé e Jay Z, Blue Ivy Carter, com alguns meses de idade já tem tudo que uma garota poderia desejar e isso inclui uma banheira de vidro. Sim, você ouviu corretamente, a pequena Blue Ivy foi presenteada com alguns dos presentes mais caros que as pessoas receberam em sua vida, um presente escandaloso inclui uma escova de prata Tiffany. Outra pessoa que gosta de gastar em itens de banheiro é Donald Trump, que gastou milhões reformando seu Boeing 757, que ele havia comprado do co-fundador da Microsoft, Paul Allen. Ele apressou-se em melhorar essa aeronave com cintos de segurança dourados, um motor Rolls Royce e até torneiras banhadas a ouro. Esses exemplos podem demonstrar que os ricos possuem desejos e expressam seu poder financeiro ostentando bens materiais, para outros inalcançáveis.
(Fonte:http://br.megabargain24.com/famosos-que-tienen-mas-dinero-que-sentido-comun/).
A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam. Sendo assim, a teoria estabelece que o ser humano nasce com muitas predisposições para pensar, entender e agir de certas formas. Esse processo é chamado de:
Peso: 1.0
    a) estado mental produtivo; 
    b) reprodutivismo social; 
    c) comportamento normal; 
    d) inconsciente coletivo; 
    e) comportamento anormal.

Continue navegando