Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PARCIAL
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Ana e Silvia estão em litígio judicial. Marcada a audiência, o juiz achando que Ana tinha razão, deu uma sentença a seu favor. Silvia saiu da audiência avisando que a situação não ia ficar daquela forma e iria recorrer ou entrar com uma nova ação. Que tipo paradigma foi privilegiado pelo juiz?
R: ganhar/perder
São conseqüências da utilização de métodos autocompositivos de solução de controvérsias, à exceção de:
R: Uma maior sobrecarga no Poder Judiciário.
"É um meio alternativo de solução de controvérsias, litígios e impasses, na qual um terceiro, imparcial, de confiança das partes (pessoas físicas ou jurídicas), livre e voluntariamente escolhido por elas, intervém, agindo como um ¿facilitador¿, um catalisador, que, usando de habilidade e arte, as leva a encontrar a solução para as suas pendências.". Este conceito corresponde a:
R: uma mediação
A Cláusula Compromissória é um dos instrumentos utilizados na Arbitragem. É incorreto afirmar sobre a Cláusula Compromissória:
R: Está inserida em um contrato e é redigida após o início do conflito.
O Código de Processo Civil Francês autoriza o juiz a convocar uma terceira pessoa para:
R: Escutar as partes e confrontar seus pontos de vista para encontrar uma solução.
Pela teoria geral dos sistemas, que adota a abordagem sistêmica como forma se resolver os problemas, uma das estratégias, como técnica de mediação, é a identificação. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa correta:
R: Identificação é identificar todas as partes do sistema
Marque a resposta correta: Atualmente, existe um debate importante, entre os autores na área da mediação, sobre a posição do mediador. Para a maioria dos autores, o mediador
R: não pode procurar estabelecer compromissos com os mediandos
Considerando que os princípios norteadores da mediação devam ser respeitados para a obtenção de um resultado positivo, a opção que NÃO se relaciona a estes preceitos é :
R: parcialidade
Marque a resposta correta:
A Comunicação não violenta afirma que formas culturais predominantes de nos comunicarmos, conosco e com os outros, levam-nos a entrar em choque com as pessoas de opiniões e culturas diferentes. As críticas pessoais, os rótulos, julgamentos dos outros, atos de violência física, verbal ou social, são entendidos como expressões de
R: necessidades não atendidas
A Mediação é um meio não adversarial, voluntário e pacífico de resolução de conflitos, em que um terceiro (o mediador, imparcial) atua como facilitador do diálogo entre as partes envolvidas, conduzindo as mesmas à encontrarem, de maneira cooperativa, as soluções que melhor satisfaçam os seus interesses. No entanto, esse procedimento exige uma base teórica, na qual fundamenta suas técnicas. Assinale a alternativa correta sobre as teorias no que tange à atuação do mediador:
R: De acordo com a Teoria Geral dos sistemas, adota-se uma abordagem sistêmica como maneira de solucionar conflitos, ou seja, a solução ao problema pode surgir a partir da observação do problema como um sistema composto por elementos, relações, objetivos e meio ambiente
Considerando que duas pessoas envolvidas em um acidente de trânsito sem vítimas tenham, em razão do estresse e dos danos causados aos veículos, discutido, assinale a opção correta no que se refere aos métodos extrajudiciais de soluções de conflitos.
R: O conciliador busca a solução para o conflito, mas não pode tomar decisões, que cabem às partes, cooperativamente.
Maria e Cláudio celebraram um contrato de locação, sendo ela a locadora e ele o locatário. Nos contrato foi estipulada uma cláusula compromissória segundo a qual, na hipótese de qualquer conflito em razão do contrato, os litígios não serão solucionados pela jurisdição. Qual método de resolução de conflitos foi escolhida pelas partes no caso em tela:
R: Arbitragem
Luciana e Paulo são respectivamente autora e réu em um processo judicial. Designada audiência, presidida por um Juiz, as partes acabam celebrando um acordo. No caso o conflito foi solucionado através da:
R: Conciliação
Em razão da Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias, análise as afirmativas que seguem e escolha a opção adequada: I - Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se. II - Poderá atuar como mediador judicial a pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça. III - Poderá funcionar como mediador extrajudicial ou judicial qualquer pessoa capaz graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, desde que integre conselho de mediadores, sindicato de mediadores, associação de mediadores, OAB ou outra entidade de classe.
R: Estão certas as I e II.
Analise as afirmativas a seguir: I - O processo de negociação comporta os interesses explícitos e implícitos de seus negociadores. Nessa perspectiva, o assunto velado é o real valor do produto a ser negociado. Esse valor se altera na medida da necessidade que cada um dos negociadores tem em relação ao item a ser negociado. II A capacidade de mapeamento dos interesses presentes em uma negociação compõe um dos elementos que, indicam a qualificação superior de um bom negociador. III A ideia visual do iceberg serve para definir a diferença entre posições e interesses. A ponta do iceberg é a posição de cada parte na negociação (fácil de ver); mas o interesse mais profundo fica escondido sob a água. IV- A técnica do loop-feedback consiste na repetição da informação recebida seguida de uma explanação sobre como a ideia está sendo interpretada, requisitando-se, então, a confirmação da outra parte em relação à interpretação oferecida. Assinale:
R: Se todas as afirmativas estiverem corretas.
Perante o juízo de família tramita uma ação de divórcio cumulada com alimentos e guarda de filho menor. Durante a primeira audiência, o Juiz percebe que o problema do casal é a falta de diálogo, sendo que as partes não conseguem de forma amigável definir com quem ficará a gaurda da filha menor, assim como também não chegam a um consenso em relação à divisão do patrimônio construído na constância da união e valor dos alimentos, porque um não escuta o outro, e cada um interpreta as falas do outro de forma equivocada. Desta forma, o Magistrado explica para as partes sobre a possibilidade de se submeterem à uma mediação e pergunta se possuem interesse. Conscientes da deficiência na comunicação, as partes optam voluntariamente por se submeter o conflito à mediação. Já na primeira sessão, a mediadora se identifica muito com uma das partes e, sendo assim, aconselha a outra parte a aceitar as suas propostas , sob a alegação que seriam as melhores opções para o ex casal, assim como para a filha menor. Ante o exposto, qual princípio da mediação foi desrespeitado pela mediadora nesse caso concreto?
R: Princípio da imparcialidade
Consoante a Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias, assinale a opção correta, quanto à competência para atuar como mediador.
R: Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidadede classe ou associação, ou nele inscrever-se.
A relação entre o conteúdo e a forma na comunicação é chamada de
R: metacomunicação
Marque a resposta correta : Quanto ao conflito e a teoria da cibernética podemos afirmar que :
R: O conflito serve para mostrar que algo não vai bem nas relações que formam o sistema
Os meios alternativos de resolução dos conflitos representam uma mudança de paradigmas no manejo das controvérsias, assim assinale a resposta correta:
R: A solução encontrada será fruto de entendimento entre as partes, tendo como paradigmas a cooperação e a construção conjunta de soluções.
Dentre as necessidades contemporâneas do homem estão o aprendizado e a prática do diálogo produtivo na composição de diferenças. Tornam-se fundamentais, nesse momento, os métodos que facilitam e favorecem esse diálogo e buscam a participação responsável pelo que se vive e se proporciona ao outro viver. Assim, os meios extrajudiciais de solução de conflitos apresentam como característica:
R: facilitar e favorecer o diálogo na composição das diferenças
A negociação pode ser explicada como :
R: encontrar posições comuns para chegar a um acordo
Marque a resposta correta:
Dentre os objetivos da conciliação, NÃO se encontra:
R: transformar o padrão de comunicação dos envolvidos
Marque a resposta correta : O Movimento de ADR's ou RAD na América Latina começou
R: na Colômbia, em 1983, e hoje é um dos mais avançados no que concerne à arbitragem comercial e à conciliação privadas.
Hoje, na era da negociação e da mediação, há uma explosão de recursos para criar diálogos colaborativos, e conseguir mudança na maneira de lidar com as situações de conflito. Nesta linha de pensamento é possível assegurar que:
R: A formalização e a estruturação da mediação têm propiciado o aparecimento de inúmeras técnicas conciliatórias por diferentes causas, constituindo-se num fenômeno de mudança social.
Pela teoria geral dos sistemas, que adota a abordagem sistêmica como forma de resolver os problemas, uma das estratégias, como técnica de mediação, é a visão. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa correta:
R: Visão é olhar para o todo para entender como as partes se relacionam

Continue navegando