Buscar

Simulado Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		Foram características dominantes da colonização portuguesa na América:
	
	
	
	
	pacto colonial, exploração de minérios e trabalho livre.
	
	
	latifúndio, produção monocultora e trabalho assalariado de indígenas.
	
	
	exportação de matérias-primas, minifúndio e servidão.
	
	
	pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.
	
	
	grandes unidades produtivas de exportação, monopólio do comércio e escravidão.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
	
	
	
	
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
	
	
	A aceitação da hegemonia portuguesa com respeito às chamadas viagens ultramarinas.
	
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África.
	
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Os donatários se reservavam direitos da cobrança de impostos sobre tudo o que fosse produzido na capitania, podiam fundar vilas, bem como doar lotes de terra, chamados sesmarias ― para alguns a origem remota de latifúndios em nosso país. Em resumo, esperavam facilidades a serem oferecidas pelo governo para obter lucro. O documento jurídico que fixava os direitos e deveres dos donatários era:
	
	
	
	
	Alvarás
	
	
	Bula papal
	
	
	Sesmarias
	
	
	Carta Foral
	
	
	Carta de Doação
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Inicialmente, cabe notar que a argumentação por precedentes não é exclusiva do Direito. Argumentar por precedentes é um tipo de argumentação prática, que pode se dar em todas as esferas da vida. O filho pode argumentar com o pai com base em uma permissão que ele concedeu antes ao seu irmão, os colegas de trabalho procurarão a ação tomada no passado para resolver um problema atual, os amigos, ao decidirem para onde irão, poderão olhar para as experiências prévias, etc. (MACÊDO, Lucas Buril de. Afinal, o que é um precedente?disponível em http://justificando.cartacapital.com.br/2015/05/15/afinal-o-que-e-um-precedente-2/)Sobre a utilização dos precedentes judiciais nos dois modelos paradigmáticos que fazem parte da tradição jurídica ocidental é possível afirmar que:
	
	
	
	
	Os precedentes judiciais são teses defendidas pelo legislador democraticamente escolhido pelo povo.
	
	
	Os precedentes judiciais são as fontes do direito predominantemente utilizadas no sistema Civil Law que é o seguido pela tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira.
	
	
	Os precedentes judiciais são considerados como fontes primárias do direito na tradição civil law, conferindo segurança e previsibilidade nas decisões, tal sistema se caracteriza pelo direito costumeiro e principalmente pelo respeito obrigatório aos precedentes.
	
	
	Os precedentes judiciais são produzidos com base na vontade de quem faz a lei (legisladores) prevendo situações futuras, sendo que ao juiz caberia tão somente aplicar as regras produzidas por estes.
	
	
	Os precedentes judiciais são considerados como fontes primárias do direito na tradição common law, conferindo segurança e previsibilidade nas decisões, tal sistema se caracteriza pelo direito costumeiro e principalmente pelo respeito obrigatório aos precedentes.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		De acordo com o historiador Ronaldo Vainfas (Dicionário do Brasil Colonial - de 1500 a 1808), "as capitanias hereditárias constituíram a forma de administração inicial dos domínios atlânticos portugueses, primeiro nas ilhas atlânticas e depois no Brasil e em Angola [constituindo-se tal sistema] a partir do modelo do antigo senhorio português de fins da Idade Média, então ajustado ao contexto ultramarino". No que se refere à regulamentação do funcionamento deste modelo de colonização adotado na América Portuguesa, a partir de 1534, podemos afirmar que:
 
I - Ela se deu a partir de alvarás, editados pelos principais tribunais portugueses e que concediam ampla autonomia política e financeira aos capitães-donatários.
 
II - Ela se deu através da Carta de Doação e do Foral que, dentre outros temas, tratava da definição da jurisdição, dos privilégios e das obrigações dos capitães-donatários e dos colonos.
 
III - Ela se fixou através de decretos reais que continham a nomeação dos capitães-donatários como administradores das capitanias, os quais eram sempre funcionários reais, com formação em Direito.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
	
	
	
	
	Somente a afirmativa III está ERRADA.
	
	
	Somente a afirmativa I está ERRADA.
	
	
	As afirmativas II e III estão CORRETAS.
	
	
	As afirmativas I e II estão ERRADAS.
	
	
	Somente a afirmativa II está CORRETA.

Outros materiais