Buscar

Resenha germinal

Prévia do material em texto

Resenha: Filme Germinal
O filme se passa em uma companhia de mineração, e a sociedade que mora e trabalha ao seu redor. Ao chegar nessa companhia em busca de emprego, o jovem Lantier, conhece um senhor, de 55 anos que esta muito doente, pois trabalha ali deis dos oito anos de idade. Mesmo vendo a real precariedade, o jovem conseguiu uma vaga, pois morrerá um trabalho.
Lantier começa a trabalhar na mesma hora, sem nenhum preparo para o trabalho, e assim acaba conhecendo todos da família do Sr. Maheu, onde todos trabalhavam na mira, exceto a mãe por cuidar dacriança de colo, mas os filhos maiores, ainda crianças, os adolescentes, todos, viviam em uma situação precária e desumana, trabalhando juntos. Apesar de todos da casa trabalharem, o salário não dá para comprar alimentos até o fim do mês, a casa é do dono da mina, contudo pagasse aluguel. Com tanta miséria, favorecem inúmeros tipos de violência, as mulheres por não ter o que comer se submete a exploração sexual, de um pequeno burguês da região em troca de comida. No ato de desespero a Maheude, junto com seus três filhos vai à casa dos patrões, pedirem uma ajuda, e se depara com uma mesa farta no café da manhã. Ao expor sua situação financeira, pois só recebe sete francos e paga seis da casa, o patrão diz: “- Não é de costume doar”. Ela ganha um pão da filha do patrão.
No trabalho da mina, além de insalubre, os trabalhadores tinham que pagar, por não colocar as escoras. Em crise, os patrões capitalistas, pensam em uma alternativa de gastar menos e produzir mais, eles iriam diminuir o salario!
A revolta é geral, porem só um jovem critico e revolucionário, não se conforma, e começa a conscientizar os companheiros, para uma greve. Um grupo, tenta dialogar, por melhorias de salários e condições humanas, com o diretor geral da mina, mas esse se colocar como indiferente as reinvindicação. A greve é decretada! 
Nem todos os trabalhadores aderem, e isso causa desunião à classe, revoltosos, os grevistas vão a outra mina e destroem tudo, na tentativa de parar os trabalhos. A greve já durava dois meses, e os patrões não entravam em acordo, pelo contrario, traziam trabalhadores da Bélgica.
Com foice e armas nas mãos, os trabalhadores revoltosos foram confrontar os patrões, mas os soltados os reprimiram com armas de fogo, visivelmente em desvantagens houve uma enorme matança.
Em menor número, e com seus lideres mortos, a greve e a implantação de um possível socialismo já era sabe uma utopia, todos voltaram ao trabalho, inclusive o jovem Lantier, que iniciou tudo, ele foi severamente hostilizado, pelos próprios companheiros.
O Sr. Souvanire, um homem calado, que deste o inicio ficará sentado no bar, fumando charutos, discordava do posicionamento socialista dos demais, e criticava Karl Marx, pois seu posicionamento era anarquista, revolveu boicotar a volta ao trabalho, dos mineradores, fazendo o rompimento da mina, tal atitude levou, varias pessoas a óbito. Da família da Sr.Maheude, só restará, ela própria, e alguns de seus sete filhos, menores, fazendo com que a mesma, se submetesse ao trabalho escravo da mina.
E o jovem revolucionário?Foi embora para outra cidade, tentar outro emprego, com a certeza, que tudo deu errado, pois não houve união dos trabalhadores, pois quando os proletariados do mundo todo se unir, não haverá exploração.
“Proletários do todos os países, UNI-VOS!” (Karl Marx e F. Engenls Manifesto do partido comunista)

Continue navegando