Buscar

Resumo - Teorias Grupais de Bion

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BION – GRUPAIS 
GRUPO DE TRABALHO: reunião de pessoas para realizar uma tarefa específica. Cada um contribui de acordo com as suas capacidades. 
ESPÍRITO DE GRUPO: propósito comum, reconhecer os limites de cada um do grupo, valorizar as suas contribuições, liberdade de locomoção e capacidade de enfrentar conflitos entre o grupo. 
TRABALHO TERAPÊUTICO: quando o grupo adquire conhecimento sobre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do espírito de grupo. Entretanto, os grupos que observou não se comportavam dessa forma, levando ao seu conceito de mentalidade grupal. 
MENTALIDADE GRUPAL: inconsciente grupal > “expressão da vontade do grupo, a qual o indivíduo contribui por maneiras das quais ele não se dá conta, influenciando-o desagradavelmente sempre que ele pensa ou se comporta de maneira diferente”. 
Desta forma, os grupos seriam como uma moeda, que possui duas faces, uma voltada à consecução dos seus objetivos e uma outra regida por impulsos dos seus membros, impulsos estes que se manifestariam quando se está reunido em um grupo de pessoas.
PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA MENTALIDADE GRUPAL (FREUD): origem em um investimento afetivo sobre um objeto que não pode ser obtido, seguido pela identificação com os “pressupostos”. Impulsos diretamente sexuais são desfavoráveis a formação de grupo. 
PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA MENTALIDADE GRUPAL (BION): padrões de comportamento: 
- Dependência: necessidade de ter um líder (onipotente) para fornecer segurança ao grupo, que não é capaz de enfrentar as coisas sozinho; disputam a atenção do líder; sensação de frustração; desconfiam da sua capacidade de aprender. GRUPOS RELIGIOSOS. 
- Acasalamento: crença de que os problemas do grupo serão solucionados por alguém; o líder (perfeito) do grupo está por nascer, que salvará o grupo dos sentimentos de ódio, destrutividade e desespero com relação ao seu próprio grupo ou a outro; sentimento de esperança. SOCIEDADES POLÍTICAS. 
- Luta-fuga: “estamos reunidos para lutar com alguma coisa ou dela fugir”; os membros discutem sobre pessoas que apresentam perigo ao mesmo; o bem estar individual é menos importante que a continuidade do grupo; o líder é invencível; sensação de ódio e ira. GRUPOS MILITARES. 
Com o amadurecimento do grupo, a interferência e o modo como os membros enxergam o líder é minimizada. 
Tais supostos, que podem comparecer simultânea ou alternadamente, opõem-se ao que Bion denomina grupo de trabalho, e que é o estado mental cooperativo, predisposto à realização da tarefa grupal e vigente quando há uma redução da carga resistencial e antioperativa do grupo.
GRANDES ORGANIZAÇÕES: para Bion é possível aplicar os conceitos relacionados a dinâmica dos grupos de base para as grandes organizações, não estando muito atento aos problemas que se criam ao se retirar conceitos do seu território de origem.

Outros materiais