Buscar

2 Avaliação Neurológica reflexos

Prévia do material em texto

EXAME NEUROLÓGICO 
 Mais simples do que se acredita
Mais útil do que se acredita
O que é teste neurológico?
Uma avaliação sistemática das funções neurais através de manobras simples porém consistentes. 
Sensibilidade Superficial
 Tátil: algodão seco, gaze ou pincel
 Dolorosa: alfinete ou agulha 
 Térmica: tubo com água quente (<45º C) e outro com água fria (>15º C)
Sensibilidade Profunda
Estereognosia
Capacidade que o indivíduo apresenta em reconhecer objetos (pente, chave, moeda, lápis) pela palpação, estando com olhos fechados, incapacidades também nos sugerem lesões do córtex parietal.
Sensibilidade Profunda Grafestesia
Desenhar um número ou uma letra na palma da mão do paciente pedindo ao mesmo, de olhos fechados, que nos diga qual letra ou número escrevemos. Incapacidades (apraxias) nos faz pensar em lesão do lobo parietal.
Sensibilidade Profunda Vibração
Efetuamos a sensibilidade vibratória com o uso do diapasão. Colocamos o diapasão nas proeminências ósseas, tanto nos MMSS como nos MMII. A sensibilidade vibratória é a primeira sensação a ser perdida nos casos de neuropatia diabética, alcoolismo e deficiência de vitamina B12. 
Sensibilidade Profunda Propriocepção
É definida como qualquer informação postural, posicional, encaminhada ao sistema nervoso central pelos receptores encontrados em músculos, tendões, ligamentos, articulações ou pele. Em outras palavras, é a consciência dos movimentos produzidos pelos nossos membros.
Coordenação
Prova índex-nariz: paciente estende lateralmente os MMSS, em seguida movimenta alternadamente o MSD e MSE até tocar com o dedo índex (indicador) a ponta do nariz 
Prova índex-nariz-índex: paciente estende lateralmente os MMSS, em seguida movimenta alternadamente o MSD e MSE até tocar com o dedo índex (indicador) a ponta do seu nariz e depois o índex do examinador que irá variar a posição do seu dedo.
Coordenação
Prova índex-orelha: paciente estende lateralmente os MMSS, em seguida movimenta alternadamente o MSD e MSE até tocar com o dedo índex (indicador) a orelha oposta 
Prova calcanhar-joelho: paciente DD eleva uma das pernas e deve colocar o calcanhar desta perna na patela da outra perna estendida e deslizá-lo em linha reta sobre a tíbia até o hálux 
Coordenação – mov. alternados
Diadococinesia: capacidade do paciente realizar movimentos rápidos e alternados Ex. realizar prono e supino alternados no SD e MSE ao mesmo tempo. 
Se não conseguir disdiadocinesia.
Se apresenta decomposição de movimentos: separa o mov. em fases tornando –o interrompido e não contínuo
Se apresentar erros de medidas = Dismetria: distância, velocidade e peso – movimento não atinge o alvo e não é interrompido corretamente (ataxia cerebelar)
Se apresentar erro de direção ou comprometimento da sensibilidade cinética funcional = ataxia sensitiva. Observar se torna mais evidente com os olhos fechados.
Sensibilidade Profunda
Barognosia
Reconhecimento de variações entre dois pesos.
Ex. colocar dois halteres com pesos diferentes (0,5 Kg e outro de 1 kg)
Perguntar qual é o mais pesado. 
 
11
Equilíbrio de tronco
Estático: Preservado ou limitado.
Dinâmico: Preservado ou limitado.
Equilíbrio – observar oscilações do corpo. Olhos abertos e depois fechados
Reflexos 
Funções cognitivas: As principais são, percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. 
Consciência: Normal, alerta, esturpor.
Estado afetivo: Normal, inquieto, apático, deprimido, exaltado, agressivo, instável.
Estado Psíquico: Orientado, desoriantado.
Estado Neuropsíquico: Normal, sincope,convulsões, alterações de memória, paresias, parestesias, movimentos involuntários.
Reflexos: Bicipital
Raiz de C6-C7. 
Antebraço semifletido e apoiado, percute-se o tendão distal do bíceps. A resposta provoca flexão e supinação do antebraço.
Reflexos: Tricipital
C6-C8. Braço em abdução e apoiado sobre a mão do examinador, de modo que forme um ângulo de 90º com o antebraço, percute-se o tendão distal do tríceps, obtendo-se a extensão do antebraço. Se o reflexo for invertido, flexão do antebraço lesões medulares ao nível de C7-C8.
Reflexos: Estilorradial
Antebraço semifletido, numa posição entre a pronação e a supinação, com o punho apoiado sobre a mão do examinador, percute-se a apófise estiloide do rádio, podendo obter como resposta flexão e ligeira pronação do antebraço e contraçao dos flexores da mãe e dedos.
Reflexos:
Cúbito-pronador
C6-T1. Antebraço semifletido e apoiado, percute-se o tendão distal do bíceps. A resposta provoca flexão e supinação do antebraço.
C7-C8-T1. Mão apoiada na posição de supinação, percutindo-se a superfície palmar das falanges. A resposta provoca flexão dos dedos.
Reflexos:
Flexor dos dedos
L2-L4. Sentado com as pernas pendentes ou cruzadas, percute-se o tendão rotuliano. A resposta provoca a extensão da perna.
Reflexos:
Patelar
Reflexos: Aquileu
L5-S2. É obtido quando se percute o tendão de Aquiles, a resposta consiste numa contração do tríceps sural com extensão do pé sobre a perna.
Reflexos:
Babinski
O sinal é demonstrado quando um firme estímulo tátil é aplicado à sola lateral do pé. O hálux se estende para cima, e os outros dedos se afastam entre si.
Reflexos
24
Exaltados: hiperreflexos
Síndromes piramidais
Compressão medular
Diminuídos: hiporreflexos
Choque medular
Doenças neuromusculares

Continue navegando