A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO

Pré-visualização | Página 7 de 9

significados pelos alunos na elaboração dos mapas conceituais, permite o desenvolvimento de habilidades e sua autonomia no processo da aprendizagem dos conceitos. CORRETA
FONTE: AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. (1980). Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana.
59-O termo cultura se originou no século XV com o conceito de cultivo da terra, plantações e animais. No século XVI, sofreu alterações e passou a considerar a ideia da mente humana cultivada. No século XVII, apresentou novo conceito relacionado às classes de cultura europeia. Atualmente, representa uma teoria que implica sobre as relações entre os indivíduos na sociedade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta relação do conceito de currículo com a cultura:
( X ) Ambos são formados por situações e entendimentos em que os significados são construídos, negociados e compartilhados, conforme as relações de poder.
( ) São dois termos que designam situações pertinentes ao contexto escolar, que circulam nos afazeres educativos da sala de aula.
( ) Não existe relação entre os dois conceitos, cultura diz respeito à sociedade e currículo à escola.
( ) Os dois conceitos são trabalhados em sala de aula elo professor e devem fazer parte do projeto político-pedagógico da escola.
 
60-Hernández (1998, p. 13) alega que ´´[...] todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto``. Nesse sentido, denomina o projeto de trabalho como elemento integrador na construção do conhecimento que se destaca do formato da educação tradicional. A organização da prática educativa por meio dos projetos não se configura como uma metodologia estática, mas como uma forma diferenciada de se conceber a escola e a funação social. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I-Os projetos de trabalho se fundamentam a elaboração de estratégias para a organização de conhecimentos escolares com relação à div da informação, a relação entre os diferentes conteúdos que estruturam os problemas ou hipóteses, facilitando a construção dos conhecimentos nos alunos.
PORQUE
II-São organizados por temas e o professor assume a função de pesquisador e os alunos receptores no processo de construção do conhecimento, sendo que elaboram os conhecimentos a parir dos entendimentos advindos das exposições orais dos professores sobre os conteúdos.
FONTE: HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( X ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
61-O currículo e a cultura passaram por várias transformações e tendências no último século. As mudanças ocorreram simultaneamente, pois um interfere no outro. No que se refere à perspectiva tradicional de currículo e cultura, classifique V ou F:
( V ) Evidencia o monoculturalismo, transmitindo a cultura dos grupos dominantes, desvalorizando a cultura do aluno.
( F ) Tem uma visão democrática de sociedade, incentivando o diálogo e a descentralização de poder.
( V ) Utiliza-se de materiais didáticos e práticos que reforçam estereótipos, valorizando uma cultura em detrimento à outra.
( V ) Defende um padrão de etnia, sexualidade, classe social e religião.
( F ) Aborda vária formas de cultura, contextualizando-as e valorizando-as igualmente.
62-A questão cultural foi abordada sob várias perspectivas ao longo do tempo, de acordo com as concepções de educação e cultura de cada momento histórico. Atualmente, a educação aborda de maneira mais ampla a questão das culturas. Referente ao papel do professor na educação intercultural, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Expor um tipo de cultura de cada vez, sem relacioná-las e contextualizá-las.
( X ) Sensibilizar para a pluralidade de valores que compõem a diversidade cultural.
( ) Ignorar as diferentes culturas, já que o mais importante é a transmissão dos conteúdos.
( ) Transmitir os valores de uma única cultura, preferencialmente a erudita.
63-(ENADE, 2008) O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem. 
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática. CORRETA
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo. ERRADA
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa. CORRETA
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida. CORRETA
V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido. ERRADA
64-(ENADE ,2011) Entre os instrumentos utilizados no processo ensino aprendizagem, a professora Cida, ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma “roda de conversa” com seus alunos para discutir as aprendizagens construídas, levando em consideração o desempenho individual, a participação e interesse nas aulas, as relações interpessoais vivenciadas e as atitudes conquistadas. Os alunos avaliam seu próprio desempenho, avaliam o professor, e esse, por sua vez, avalia a turma. Essa prática de avaliação está associada a quais concepções? 
I. Democrática, embasada na auto avaliação e no saber-fazer dos alunos. CORRETA
II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo. ERRADA
III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem. CORRETA
IV. Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos. ERRADA
65-(ENADE, 2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72. Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor. 
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado. CORRETA
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. ERRADA
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes. CORRETA
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo. ERRADA
66-(ENADE 2014 adaptada) Os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores, e artes a que todo ser humano tem direito. Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivência e na convivência em suas comunidades, com os conhecimentos sistematizados que a escola deve lhes tornar acessíveis. ARROYO, M.G. Educandos e educadores: seus direitos e o currículo. In: ARROYO, M.G. Indagações sobre o currículo: Educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p.67 (adaptado).
A partir da definição de currículo abordada pelo autor, avalie as afirmações a seguir.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.