GESTÃO DE PROJETOS
4 pág.

GESTÃO DE PROJETOS


DisciplinaProjetos1.072 materiais5.912 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Há quatro categorias de profissionais que se envolvem desde o início do projeto. Há um profissional que tem como principal função a execução das atividades de um projeto dentro de sua área, equilibrando as prioridades que passam por sua equipe, participando e acompanhando a execução das atividades de sua especialidade. Sobre como pode ser denominado esse profissional, analise as opções a seguir: 
I- Gerente Geral.
II- Gerente de Projeto.
III- Gerente Funcional.
IV- Especialista.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	Somente a opção IV está correta.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	2.
	É fundamental o planejamento dos recursos humanos em projetos para que se tenha sucesso com relação à execução do projeto, bem como a qualidade dos serviços realizados e entregues. Assim, para se evitar problemas, os recursos humanos do projeto, devem ser observados sob alguns aspectos importantes. Dentro deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
I- Dedicação adequada do tempo.
II- Escolha do gerente de projeto. 
III- Uso de um modelo da organização do projeto.
IV- Treinamento para aprendizado das atribuições e suas aplicações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	Todas as informações envolvidas em um projeto devem ser disseminadas para todos os envolvidos de forma segura e precisa. Para a comunicação em um projeto existem os relatórios de desempenho que sempre mantêm informadas as partes interessadas. De acordo com Valeriano (2005), dentre os relatórios de desempenho, como podemos denominar o relatório que informa o status do projeto?
I- Relatório de situação.
II- Relatório de progresso.
III- Relatório de análise.
IV- Prognóstico.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	4.
	Em todas as áreas existentes, um dos maiores desafios é gerenciar os recursos humanos envolvidos em determinado trabalho. Não poderia ser diferente na área de gestão de projetos, onde as tarefas programadas para serem executadas são divididas e sequenciadas de uma maneira lógica em que pessoas as executarão para se atingir o objetivo final. As principais ferramentas e técnicas para se gerenciar uma equipe de projeto, de acordo com Possi, Castelo e Borges (2005), são: observação e conversas, avaliações de desempenho, gerenciamento de conflitos e registro dos problemas. Analise as sentenças a seguir:
I- A chamada para uma comunicação informal é de suma importância para que se gerencie uma equipe, podendo verificar o estado de espírito das pessoas e observar suas atitudes no dia a dia, dizendo respeito à técnica de observação e conversas.
II- Os resultados das avaliações de desempenho do projeto conduzem a mudanças nas funções e responsabilidades que trazem problemas que ainda não aconteceram à tona, e que podem ser resolvidos com antecedência.
III- O gerenciamento de conflitos das mais variadas fontes é de suma importância para a excelência da execução do projeto. Há disputas por ego, recursos e prioridades de projetos que podem levar a fatores complicadores para o desenvolvimento do projeto.
IV- O registro de ocorrências ou problemas existentes não são importantes, pois não fornecem informações relevantes para futuros projetos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: POSSI, Marcus; CASTELO, Antonio; BORGES, Elisabeth. Gerenciamento de projetos: guia de trabalho. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	Após a preparação da lista de atividades, é preciso definir ou identificar as precedências e as interdependências. Isso é feito por meio do processo de sequenciamento, que permite estabelecer as prioridades e documentar as relações entre as atividades. Além da própria lista das atividades e de suas restrições e premissas, outras informações são importantes para as decisões de sequenciamento. Entre elas podemos destacar:
FONTE: MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração de projetos: transformando ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 1997.
	 a)
	Tempo de duração entre o início, processos e término para entrega do projeto, redução de custos e possíveis alterações.
	 b)
	Lógica determinada pela natureza do produto ou serviço, dependências discricionárias, condicionantes externos.
	 c)
	Estimativa e duração das atividades, condicionantes internos, avaliação final do projeto.
	 d)
	Suporte operacional, desenvolvimento das atividades, análise e acompanhamento do cronograma e conclusão das atividades.
	6.
	As etapas de projeto devem ser acompanhadas pelo gerente de projetos, estando atento à qualidade, prazo, custos, pessoal envolvido. Este processo deve dispor de forma que cada fase seja minuciosamente observada para se evitar erros na execução do projeto. Dentre os processos que devem ser acompanhados por um gerente de processos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Controle de mudanças do escopo; controle de compras; controle de custo; controle de qualidade; controle de resposta a riscos.
	 b)
	Controle de mudanças do escopo; controle do cronograma; controle de custo; controle de qualidade; controle de pessoas.
	 c)
	Controle de mudanças do escopo; controle do cronograma; controle de sistemas; controle de qualidade; controle de resposta a riscos.
	 d)
	Controle de mudanças do escopo; controle do cronograma; controle de custo; controle de qualidade; controle de resposta a riscos.
	7.
	O sequenciamento das atividades é extremamente importante para a criação do cronograma. Após a lista de atividades prontas, é necessário identificar os relacionamentos entre as atividades, ou seja, as dependências e as interdependências. As decisões de sequenciamento devem ser tomadas a partir de outras informações importantes. Dentro deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A lógica determinada pela natureza do produto ou serviço é a sequência de acordo com a atividade. Por exemplo, não se pode fazer uma análise de dados sem antes obter estes dados.
(    ) Condicionantes externas, como a entrega de matéria-prima dos fornecedores dentro do prazo. Períodos de chuvas que impedem determinadas questões.
(    ) Outra informação importante é a previsão dos recursos, ou seja, sua quantidade para alocação correta.
(    ) A comunicação sobre a descrição das atividades não é importante, pois cada atividade é realizada separadamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Em relação aos profissionais que se envolvem desde o início do projeto, como chamamos o profissional que inicia o empreendimento, sendo o principal responsável por uma visão integrada sobre o mesmo? Procura assegurar, para tanto, que os recursos - tanto humanos e materiais quanto financeiros  - estejam disponíveis nas áreas funcionais e de apoio que participarão do projeto.
	 a)
	Gerente funcional.
	 b)
	Gerente geral.
	 c)
	Gerente do projeto.
	 d)
	Gerente financeiro.
	9.
	Além da estrutura analítica, algumas fontes de informação devem ser utilizadas para possibilitar a visão mais abrangente possível do trabalho a ser realizado. São elas:
I- Avaliação do projeto, desenvolver e acompanhar o cronograma, análise de riscos, avaliar as necessidades