Buscar

Síntese e Recristalização do Ácido Acetil Salicílico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A obtenção do ácido acetil salicílico, ocorre a partir da reação de acetilação, através do ataque nucleofílico do grupo OH- fenólico sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, como mostra o mecanismo a seguir. 
Ao adicionar o anidrido acético no ácido salicílico, observou-se uma solução branca. Porem aos poucos foi adicionando gotas do ácido sulfúrico que serviu como catalisador para acelerar a reação e a solução ficou incolor. Observe a figura 1: 
FOTOOOO
Após a solução ficar incolor, foi homogeneizando cada vez mais até obter um sólido branco, em seguida foi resfriado e adicionado agua destilada para ocorrer a filtração a vácuo. Essa filtração permite a retenção de impurezas através da passagem de um líquido por um filtro poroso, separando uma fase contínua de uma fase dispersa, empregando uma bomba de vácuo, conectada a um kitassato que possibilita um aceleramento do processo, bem como uma maior eficiência. Observe a figura 2.
No processo de recristalização adicionou-se etanol e agua destilada aquecida, no Ácido Acetil salicílico obtido. Para o processo de recristalização o solvente deve solubilizar mais facilmente as impurezas que a substancia, por isso utiliza-se a água que solubiliza pouco o AAS. A mistura de solventes também deve proporcionar uma fácil dissolução da substancia em altas temperaturas e pouca solubilidade em baixas temperaturas, além de ser quimicamente inerte e possuir ponto de ebulição relativamente baixo. Portanto a água solubiliza as impurezas, enquanto o acido acetil salicílico é solúvel no etanol.
Observou-se que a solução não foi totalmente dissolvida e então aqueceu-a para completar a dissolução. Após toda dissolução houve um resfriamento brusco, o qual não pode ser observado cristais maiores. Observe a figura 3.
	Em relação ao rendimento real obteve-se 0,9646 g de Acido Acetil Salicílico, notou-se que os resultados foram abaixo do esperado pelo rendimento teórico de 3 g. Observe os cálculos a seguir:
Portanto obteve-se um valor de 54,35% para o rendimento real. Tal rendimento ocorre foi devido a ocorrências de erros humanos durante o experimento.
Conclusão

Continue navegando