Buscar

Raças de Equinos: Árabe, Friesian e Muar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Raça Árabe
Origem
Alguns pesquisadores afirmam que sua origem ocorreu por volta do ano 2500 a.C. a partir de reprodutores selvagens nos desertos da Arábia. Nesse tempo os impérios antigos como Caldeus, Persas e Hititas entravam em batalhas frequentes contra os beduínos para conquista de territórios. Muitas dessas batalhas eram perdidas e os cavalos dos impérios eram capturados pelos beduínos, que, ao longo dos anos através das árduas e longas jornadas que seguiam dos desertos árabes e egípcios até territórios africanos, foram propiciando a adaptação e consequente resistência que esses cavalos possuem. 
Ao longo dessas jornadas, houve miscigenações com várias raças, por isso hoje a raça Árabe é considerada “mãe” de várias. 
No Brasil o governo introduziu essa raça por volta de 1930 na cavalaria, então concentrada no Rio Grande do Sul.
Características
Sua altura varia de 1,42 a 1,51.
Possuem cabeça delicada e apresentam geralmente duas estruturas características: o Jibbah que é uma protuberância acima dos olhos (comum em potros) e o Afnas, que é uma depressão no osso frontal entre os olhos e o focinho, dando o aspecto côncavo da cabeça. Ainda nessa região ganha destaque seus olhos grandes e salientes que possibilitam excelente visão. 
Suas orelhas são pequenas e o focinho relativamente curto.
As narinas normalmente se encontram semicerradas, o que evita a entrada de poeira e grãos, mas têm uma excelente dilatação que propicia um excelente desempenho do animal em corridas.
Quando faz grande esforço físico, suas veias ficam bastante visíveis devido à vasodilatação, que facilita a perda de calor ou resfriamento do corpo, dando certo conforto ao animal.
Possui pele negra com poucos pelos ao longo do corpo que podem ser pretos, alazão ou castanho e suas variações; crina com longos e finos pelos além de um longo topete na testa que ajuda na proteção dos olhos contra reflexo. 
Muitos cavalos dessa raça possuem apenas cinco vértebras lombares, diferente das outras raças que possuem seis. Há quem diga que a ausência da sexta vértebra propicia maior resistência para carregar peso.
Sua cauda é bastante elevada.
Aptidões
Antigamente era utilizado em guerras devido sua grande resistência e força. Com o passar dos anos foi se adaptando a tarefas como agricultura e esportes equestres.
Hoje é muito utilizado para corridas devido sua habilidade e velocidade.
É um animal extremamente inteligente, obediente e dócil. 
Raça Muar (Mula e Burro)
Origem
São animais milenares procedentes da Europa e África. No Brasil, vem sendo utilizado desde os séculos XVIII e XIX.
É um animal híbrido, resultante do cruzamento de um jumento (Equus africanus asinus), com uma égua (Equus caballus). São animais quase sempre estéreis pois a égua possui 64 cromossomos, enquanto o jumento 62, portanto nascem com 63 cromossomos, o que confere alterações na meiose, dificultando a viabilidade reprodutiva.
É denominado burro, caso seja macho e mula, se for fêmea. Apesar do nome ser burro, é um animal extremamente inteligente.
Características
São muito parecidos com os cavalos, com porte pequeno ou médio, altura variando de 1,30 a 1,50m e peso médio de 300kg. Suas canelas são secas e seus cascos pequenos.
Possuem orelhas bastante grandes, porém menores que as dos jumentos.
Sua pelagem curta, geralmente se assemelha à dos cavalos, mas diferente deles, sua crina é curta e voltada para cima.
Possuem audição bem apurada, grande sensibilidade nos cascos, porém seus olfato e paladar são rudes, o que os torna bem menos seletivos quanto à alimentação.
Aptidões
São animais de tração muito resistentes a terrenos acidentados e altas temperaturas. Conseguem carregar grandes e pesadas cargas, por isso são apropriados para trabalhos no campo.
Por terem grande docilidade e inteligência atualmente são utilizados em esportes equestres como cavalgadas, corridas, feiras e leilões, e até mesmo em turismo equestre.
Raça Frísio (Friesian)
Origem
Frísio (ou frisão), também chamado de Friesian, é uma raça de cavalos de cor negra originária da Frísia. É criado principalmente na Frísia, litoral norte dos Países Baixos, de onde se origina seu nome.
O cavalo frísio é o único nativo dos Países Baixos que conseguiu sobreviver à passagem do tempo. As suas origens remontam a milénios atrás. Sendo uma das mais antigas raças na Europa, esteve à beira da extinção várias vezes ao longo do último século. Graças à devoção de um grupo de entusiastas, sobreviveu até ao presente, gozando, hoje, de grande popularidade em todo o mundo.
É difícil datar a origem do cavalo frísio com precisão, mas a sua origem se deu por volta do ano 500 a.C., quando o povo frísio se estabeleceu ao longo do mar do Norte trazendo os seus cavalos, descendentes diretos de Equus robustus. No ano 800, o mar do Norte era denominado mar Frísio, local onde se desenvolveu a raça.
Características
A raça de cavalo Friesian é imediatamente reconhecida por sua pelagem de cor negra, no entanto, a cor isoladamente não é a única característica distintiva desta raça. A altura média do Frísio é de 1,60m embora possa haver uma variação desde 1,47m até 1,73m na altura da cernelha. Seus membros são relativamente curtos e fortes, apresentando um típico corpo compacto, musculoso, com a cauda inserida baixa. Sua espessa e volumosa crina e a longa cauda, também são características típicas da raça. O temperamento do Friesian é considerado suave e dócil. É um cavalo disposto, vivo, ativo e enérgico.
Destaca-se por ser um excelente animal de tiro, embora também seja utilizado como animal de sela. É um animal fácil de ser mantido do ponto de vista econômico, e é muito dócil. Sua popularidade foi alcançada em filmes famosos como FEITIÇO DE ÀQUILA e muitos outros.
Aptidões
Antigamente era utilizado na cavalaria das guerras, transporte de cargas e agricultura. Hoje em dia há dois tipos distintos no que diz respeito a conformação. O primeiro, conhecido como "barroco" é o que apresenta a construção mais robusta, enquanto o tipo "moderno", considerado um cavalo esportivo é mais leve, de ossatura mais fina.
A partir da segunda metade do século 20, a demanda por exemplares da raça Friesian tem crescido muito, especialmente pelo tipo "moderno", que é mais alto, ágil, de ossatura mais leve. Muitos criadores têm reproduzido, portanto, os dois tipos de cavalos frísios, tanto os chamados Frísios Puros, quanto os entrecruzados com cavalos mais leves, resultando no Frísio tradicional que faz atividade de sela e tração leve, e no chamado Friesian Sporthorse, que realiza competições e esportes equestres.
Bibliografia
Sobre o cavalo Árabe. Disponível em: <http://tudosobrecavalos1.blogspot.com.br/> Acesso em: 30 mar. 2018.
Cavalo Árabe. Disponível em: <http://www.guiaderacas.com.br/cavalos/racas/arabe.shtml> Acesso em: 30 mar. 2018.
História do cavalo Árabe no mundo. Disponível em: <http://www.equinocultura.com.br/2014/09/raca-arabe.html> Acesso em: 30 mar. 2018.
Burros e Mulas. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/burro.htm> Acesso em: 30 mar. 2018.
Muares – Animais de carga resistentes, inteligentes, de fácil manejo e vida longa. Disponível em: < https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodecavalos/artigos/muares-animais-de-carga-resistentes-inteligentes-de-facil-manejo-e-vida-longa> Acesso em: 30 mar. 2018.
Principais Características dos Muares. Disponível em: <http://www.portalagropecuario.com.br/cavalos/principais-caracteristicas-dos-muares/> Acesso em: 30 mar. 2018.
Friesian. Disponível em: <http://www.guiaderacas.com.br/cavalos/racas/friesian.shtml> Acesso em: 30 mar. 2018.
The FHS has been serving North American Breeders for over 20 years. Disponível em: <http://www.friesianhorsesociety.com/Home.html> Acesso em: 30 mar. 2018.
Sobre o cavalo Friesian. Disponível em: <http://tudosobrecavalos1.blogspot.com.br/> Acesso em: 30 mar. 2018.

Continue navegando