Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 9

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
9a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL1329_EX_A9_201707162191_V1 
	07/05/2018 19:54:28 (Finalizada)
	Aluno(a): RAPHAEL DO QUINTO GAMA
	2018.1 EAD
	Disciplina: CEL1329 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	201707162191
	 
	Ref.: 201708084866
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A partir do texto abaixo, assinale a alternativa CORRETA:
 Extrema direita cristã dos EUA celebra ataque que matou 49 em Orlando: 'Deus enviou o atirador'
O ataque à boate LGBT Pulse que matou 49 pessoas e feriu mais de 50 na madrugada do último domingo (12/06/2016) foi comemorado por uma parcela de cristãos de extrema direita dos Estados Unidos. Pastores discursaram sobre o maior massacre causado por um único atirador na história dos EUA e disseram que a tragédia foi uma obra divina para eliminar "pecadores" e que "Deus enviou o atirador" para tirar suas vidas. O pastor Roger Jimenez, da igreja batista da Verdade, de Sacramento, recebeu aplausos após dizer que achava ótimo o ataque que matou "50 sodomitas". "Então você está triste pelos 50 sodomitas que foram mortos hoje? Não... Eu acho ótimo. Eu acho que isso ajuda a sociedade. Eu acho que Orlando e a Flórida está um pouco mais segura esta noite", disse o pastor.
		
	
	Temos um exemplo de critérios de julgamento das culturas diferentes valorizando a tolerância e a compreensão dos valores.
	 
	O texto é um exemplo recente de etnocentrismo e segregação cultural, ou seja, a tentativa de gerar distanciamento ou mesmo eliminação de grupos considerados indesejados.
	
	O aprendizado sobre diferentes visões de mundo torna a cultura do outro aceitável e respeitável, como no texto.
	
	Trata-se de um exemplo de humanização das relações sociais, em que culturas diferentes convivem democraticamente.
	 
	O texto relata a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as culturas.
	
	 
	Ref.: 201707414606
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.. Esses são aspectos importantes para explicar o que se entende por:
		
	
	interação social
	
	relatividade social
	
	responsabilidade social
	
	atividade social
	 
	desigualdade social
	
	 
	Ref.: 201708353864
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coréia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupões o uso de:
		
	
	e) gestão centralizada e protecionismo econômico
	
	b) empresas burocráticas e mão de obra barata
	
	a) linhas de montagem e formação de estoques
	 
	d) organização em rede e tecnologia de informação
	
	c) controle estatal e infraestrutura consolidada
	
Explicação:
A sociedade contemporânea tem se caracterizado pelo processo de globalização. Este por sua vez, só é possível, nos termos atuais, graças as novas tecnologias de informação e ao sistema de redes, que permitem a intensificação dos contatos sociais , responsáveis pelos fluxos (culturais, econômicos-produtivos, políticos e etc) entre os atores em cena. A globalização atual é baseada na alta tecnologia da informação e no sistema de rede entre os atores internacionais (paíse, corporações e indivíduos).
	
	 
	Ref.: 201707954616
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Todos os dias, uma pessoa sofre com humilhações e constrangimentos por causa da cor da pele. Muitos desses casos viram ocorrência e chegam à Justiça, com condenações cada vez mais frequentes na capital federal .A dois dias das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, o Distrito Federal mostra que ainda tem muito a aprender sobre tolerância e diferenças. Na capital onde 56,2% da população é negra, segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), chama a atenção a quantidade de ocorrências de injúria racial. As delegacias registraram, de março a outubro deste ano, 236 ocorrências ¿ a média é de quase uma por dia. No mesmo período do ano passado, foram 233 (Correio Braziliense). O racismo é o desdobramento moderno mais nefasto e cruel da ideologia da recusa do estranho. Os seus efeitos devastadores sobre as relações humanas justificam o interesse que antropólogos e juristas dedicam ao assunto. (ASSIS & KUMPEL: 2009) Sobre o que as teorias racistas pretendem provar, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	que, para o bem das raças inferiores e das superiores, deve haver segregação racial (separação dos locais de moradia, de trabalho, de educação, de lazer etc.)
	 
	que não há raças atrasadas e inferiores, que o homem, entendido na sua diversidade, é capaz de desenvolvimento intelectual em quaisquer circunstancia histórico-cultural.
	
	que as raças são biológicas e geneticamente diferentes;
	
	que as raças adiantadas e superiores estão naturalmente destinadas a dominar o planeta e que, se isso for necessário para seu bem, têm o direito de exterminar as raças atrasadas e inferiores
	
	que há raças atrasadas e adiantadas, inferiores e superiores;
	
	 
	Ref.: 201707772631
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto a seguir:
Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...] As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam "ou tendem a formar" um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...] Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação. (ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
		
	
	Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.
	
	Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.
	
	Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.
	 
	Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.
	
	A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais.
	
	 
	Ref.: 201707196384
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundirammovimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a ideia de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global. M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica. S. Paulo: Boitempo, 2003 (questão adaptada do ENADE 2005 em Ciências Sociais). Assinale a única opção correta referente ao assunto do texto acima.
		
	
	O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de direitos.
	
	O trabalho no mundo contemporâneo deixou de ser uma atividade a partir da qual identidades sociais são construídas e reproduzidas.
	
	O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.
	
	O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira.
	 
	A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
	
Explicação:
A exclusão social é uma das consequências da globalização, fenômeno em curso, que se iniciou nas últimas décadas do século XX.
	
	 
	Ref.: 201707845117
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Redes constituem a nova morfologia social de nossa sociedade e a difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura. Tudo isso porque elas são estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação." O texto acima apresenta a definição do conceito de sociedade em rede, elaborado por que pensador contemporâneo?
		
	 
	Manuel Castells
	
	Max Weber
	
	Émile Dukrheim
	
	Karl Marx
	
	Auguste Comte
	
	 
	Ref.: 201707845122
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma característica marcante da chamada revolução tecnológica resultante do surgimento de uma sociedade que se comunica em escala global é o constante produção de conhecimento e informação, aumentando consideravelmente o acervo cultural da Humanidade. Como Manuel Castells denominou essa nova forma de sociedade?
		
	
	Sociedade tradicionalista
	
	Sociedade interplanetária
	 
	Sociedade em rede
	
	Sociedade harmônica
	
	Sociedade fechada

Continue navegando