Buscar

Trabalho Denilton Gestão

Prévia do material em texto

Tópicos para o Slide
• Comparações entre: 
• Teoria Clássica 
- Teoria Clássica caracteriza o homo economicus
• Teoria das Relações Humanas
- E a Teoria das Relações Humanas o homem social
• Teoria Estruturalista 
- E a teoria Estruturalista o Homem organizacional
A Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.
Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o homo economicus, e a Teoria das Relações Humanas "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações.
Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, desenvolve a figura do homem organizacional que participa de várias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:
• Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.
• Tolerância às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através de normas racionais, escritas e exaustivas.
• Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.
• Permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.
 Críticas ao Estruturalismo
São críticas ao Estruturalismo:
- Abordagem Múltiplas das organizações
 - Organizações com um sistema social 
- Coexistência de duas tendências teóricas 
- Ampliação de análise organizacional
- Limitações das tipologias organizacionais 
Críticas: sua aplicabilidade prática foi considerada limitada e questionável; por esse motivo a organização precisa ser eficaz para determinadas tarefas; pois precisa fazer as coisas certas para que assim tenha eficiência com menos tempo, menos gasto e êxito total nas conclusões de suas tarefas.

Continue navegando