A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
No desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de geografia prova

Pré-visualização | Página 1 de 3

No desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de geografia, vários temas transversais podem ser abordados. Yus (1998, p. 17) define esses temas como um conjunto de conteúdos educativos e eixos condutores da atividade escolar que, não estando ligados a nenhuma matéria particular, pode se considerar que são comuns a todas, de forma que, mais do que criar novas disciplinas, acha-se conveniente que seu tratamento seja transversal num currículo global da escola. São temas transversais:
Escolha uma:
a. ( ) ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo.
b. ( ) pluralidade musical; ética; trabalho, orientação psicológica.
c. ( ) pluralidade cultural; ética; trabalho, orientação psicológica.
d. ( ) pluralidade musical; ética; trabalho, orientação sexual.
e. ( ) ética, pluralidade musical, meio ambiente, saúde, orientação psicológica, trabalho e consumo.
Ao pensar os encaminhamentos metodológicos de geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante que o professor considere as abordagens desses temas como forma de promover a reflexão por parte dos educandos. Levando em conta a realidade social e as diversidades do cotidiano dos educandos, vários temas podem e necessitam
ser abordados. No entanto, tendo como critério aspectos como urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental e o favorecimento da compreensão da realidade e a participação social, são apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos pelo Ministério da Educação (MEC), os seguintes temas
transversais: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo (BRASIL, 1997a, p. 25-30).
Feedback
A resposta correta é: ( ) ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É a reorientação do planejamento da aula sobre a temática definida, lançando mão das mais variadas fontes históricas, documentos históricos, narrativas do livro didático, de visita orientada a museus e monumentos históricos, de explicações do próprio professor, memórias de pessoas mais velhas da própria família e comunidade dos alunos, filmes, entre outros. Este conceito se refere a:
Escolha uma:
a. ( ) Intervenção didática.
b. ( ) Intervenção pedagógica.
c. ( ) Ajuste pedagógico.
A intervenção pedagógica refere-se à reorientação do planejamento da aula sobre a temática definida, lançando mão das mais variadas fontes históricas, documentos históricos, narrativas do livro didático, de visita orientada a museus e monumentos históricos, de explicações do próprio professor, memórias de pessoas mais velhas da própria família e comunidade dos alunos, filmes, entre outros. No entanto, a relação com os documentos escolhidos será orientada para atingir os objetivos de ensino reorientados pela análise das ideias históricas prévias dos alunos.
d. ( ) Intervenção tecnológica.
e. ( ) Intervenção organizacional.
Feedback
A resposta correta é: ( ) Intervenção pedagógica..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com os subsídios teóricos da Geografia Crítica e a luta contra a ditadura, teve início, na década de 1980, um movimento de renovação do ensino da disciplina no Brasil. Com relação aos fundamentos apresentados acima, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com(F) e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
( ) Os professores passaram a praticar processos de ensino mais dinâmicos, instigando a reflexão, debates, estudos do meio, aulas dialogadas.
( ) É papel do ensino da geografia, atualmente, analisar a sociedade tendo como referência as relações que ocorrem apenas entre classes mais ricas e a forma como elas se manifestam na natureza em função de seus interesses.
( ) Os conteúdos passaram a abordar temas críticos, como as desigualdades sociais, o subdesenvolvimento, a exploração econômica, a dominação política, etc.
( ) Um traço característico da geografia escolar brasileira é a unificação de caminhos.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V,V,F,F;
b. F,F,V,V;
c. F,V,V,V;
d. V,F,V,F;
Com os subsídios teóricos da Geografia Crítica e a luta contra a ditadura, teve início na década de 1980 um movimento de renovação do ensino da disciplina no Brasil. Os professores passaram a praticar processos de ensino mais dinâmicos, instigando a reflexão, debates, estudos do meio, aulas dialogadas. Os conteúdos passaram a abordar temas críticos, como as desigualdades sociais, o subdesenvolvimento, a exploração econômica, a dominação política, etc.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: V,F,V,F;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao longo da história os saberes geográficos apresentaram significativa importância, estavam dispersos em diversas obras. A partir do século XIX, eles foram sistematizados com os trabalhos dos geógrafos alemães, tornando a geografia uma ciência autônoma. A descrição acima apresenta características marcantes de quais geógrafos?
Escolha uma:
a. Cavalcanti e Vecentini;
b. Karl Ritter e Yves Lacoste;
c. Ratóstenes e Paul Vidal.
d. Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter;
Ao longo da história os saberes geográficos apresentaram significativa importância, estavam dispersos em diversas obras. A partir do século XIX, eles foram sistematizados com os trabalhos dos geógrafos alemães Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter,tornando a geografia uma ciência autônoma.
e. Yves Lacoste e Tuan;
Feedback
A resposta correta é: Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter;.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O processo de apropriação de conceitos geográficos por parte do educando, as ilustrações são recursos essenciais, portanto, é imprescindível que o educando visualize as características e aspectos do conceito em questão, de forma a criar suas representações. Mas somente as palavras do professor ou os textos não garantem que o aluno desenvolva suas próprias concepções acerca do conceito geográfico em questão, nem as noções básicas em relação a ele. Para Leite (2003, p. 35), a utilização eficiente das ilustrações precisa ter objetivos específicos e tornar-se parte integrante da aula. As ideias produzidas acima propõem uma reflexão que:
Escolha uma:
a. Materiais didáticos utilizados são: gráficos, diagramas de modelos estatísticos como suportes aos conceitos geográficos, com ênfase a um patriotismo exagerado.
b. Os potenciais de contribuição dos diversos recursos tecnológicos que podem ser aplicados nos processos de ensino e aprendizagem de geografia.
c. É preciso aproveitar a sua curiosidade em relação a esse mundo, de forma a possibilitar as ilustrações, além do domínio gradativo da leitura e da escrita.
d. Alguns cuidados precisam ser considerados quanto à escolha das ilustrações a serem trabalhadas, como a verificação e a escolha de ilustrações que não induzam a erros conceituais e a qualidade técnica da imagem.
Alguns cuidados precisam ser considerados quanto à escolha das ilustrações a serem trabalhadas, como a verificação e a escolha de ilustrações que não induzam a erros conceituais e a qualidade técnica da imagem. Ilustrações coloridas representam de forma mais significativa a apropriação dos conceitos e os dinamismos a eles associados.
e. De condições básicas de subsistência e do acesso da população a postos de saúde, hospitais públicos, além da falta de medicamentos e outras questões sociais relacionadas aos problemas de saúde.
Feedback
A resposta correta é: Alguns cuidados precisam ser considerados quanto à escolha das ilustrações a serem trabalhadas, como a verificação e a escolha de ilustrações que não induzam a erros conceituais e a qualidade técnica da imagem..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A compreensão do processo de transformação da “natureza bruta” em natureza transformada, bem como o domínio técnico das sociedades na construção

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.