A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
APOL   Problemas Metafísicos

Pré-visualização | Página 6 de 7

um valor muito mais elevado que todo o universo material” e, de acordo com os conteúdos do livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, avalie as proposições a seguir. Na sequência, marque V para as proposições verdadeiras e F para as falsas:
I.   ( ) Para Aristóteles, todos os seres  podem servir, de um modo ou de outro, à perfeição do homem.
II. ( ) O homem deve dominar todos os seres pelo conhecimento,  mesmo que isso provoque destruição e desarmonia da vida.
III.( ) O homem é essencialmente um ser orientado para a verdade, cuja contemplação, segundo Aristóteles, constitui a suprema felicidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – V
	
	B
	F – F – F
	
	C
	V – F – V
As proposições I e III são VERDADEIRAS e a proposição I é FALSA. “Há, entre todas as relações da criatura inferior ao ser humano, uma que tem particular importância: o homem pode e deve, pelo conhecimento e pelo amor, reconstituir em si a ordem dos seres e enriquecer assim a vida de seu espírito. Se o conhecimento que os animais possam possuir serve apenas para as necessidades imediatas da vida, o homem é um ser essencialmente orientado para a ‘verdade’. Sua contemplação, segundo o Estagirita, constitui a sua suprema felicidade, a qual há de ultrapassar os limites da existência finita”. (Livro-base, p.51)
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – F – V
Questão 6/12 - Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Analise a afirmação a seguir:
“O motivo que nos leva agora a discorrer é este: que a chamada filosofia é por todos concebida como tendo por objeto as causas primeiras e os princípios [...]”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integramente ele está disponível em: ARISTÓTELES. Metafísica, Livro I. São Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 13.  
Considerando a afirmação anterior e os conteúdos do livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, com relação ao termo Metafísica, analise as proposições a seguir:
I. Aristóteles jamais utilizou o termo Metafísica; nome que ele usava era filosofia primeira ou teologia.
II. O termo Metafísica foi inventado pelos iluministas e cientistas do século XVIII para homenagear Aristóteles como patrono da razão.
III. O termo surgiu de uma discussão filosófica no século I da Era Cristã, quando os discípulos de Aristóteles catalogavam suas obras.
IV. O termo Metafísica tem sua origem na Bíblia, já que nela encontramos reflexões sobre o transcendente e aquilo que extrapola o limite do físico.
Estão corretas apenas as proposições:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	I e III.
Estão corretas as proposições I e III "O termo surgiu de uma discussão filosófica no século I da Era Cristã, quando os discípulos de Aristóteles catalogavam suas obras, no entanto, jamais utilizou este termo. Isso não significa, no entanto, que suas investigações não se detivessem no que depois se convencionou chamar de metafísica. O nome que o próprio Aristóteles utiliza é: Filosofia Primeira ou Teologia". (Livro-base, p38-39).
	
	E
	I e IV.
Questão 7/12 - Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Considere a afirmação a seguir:
“A Metafísica é o estudo do ser enquanto ser; convém indicar que não foi Aristóteles que forjou esse termo. Tal metafísica estuda os princípios primeiros e as causas primeiras, além de se aplicar ao ser enquanto ser, realidade fundamental, substância que subsiste por trás das modificações”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integramente ele está em: RUSSS, J.  Filosofia os autores, as obras. Petrópolis RJ: Vozes, 2015.
Com base na afirmação anterior, leia os seguintes axiomas metafísicos: “O ser é o que todos desejam” e “O agir segue o ser”. 
Considerando os conteúdos apresentados no livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, quanto à validade dos axiomas anteriores, em relação aos seres existentes é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O primeiro axioma é verdadeiro e o segundo é falso em sua negatividade.
	
	B
	O primeiro e o segundo axiomas são verdadeiros e conservam coerência entre si.
Você acertou!
“Sendo que a existência é a maior das perfeições, todos os seres a amam; todos temem perdê-la e relutam contra o que a ameaça. Por isso, o mencionado axioma, que todos desejam o ser, e aquele outro: agere sequitur esse, o agir segue o ser, valem principal e propriamente dos seres existentes. Cada coisa tende a conservar sua existência, e cada uma nos manifesta a sua natureza, age e recebe novas perfeições, enquanto existe”. (Livro-base, p. 44)
	
	C
	O segundo é verdadeiro, mas o primeiro é falso, pois informa uma falácia.
	
	D
	O primeiro e o segundo são axiomas contraditórios que se negam mutuamente.
	
	E
	O primeiro é verdadeiro, mas o segundo o contradiz ao negar seu termo básico; é um falso silogismo.
Questão 8/12 - Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Analise a citação a seguir:
“Este estudo é sobre a essência: procuram-se os princípios e as causas das essências. De fato, se tudo existe como um certo todo, a essência é a parte principal; se tudo existe em sequência, também assim a essência é o primeiro, em seguida, o de certa qualidade, depois, o de certa quantidade”.         
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente ele está disponível em: <http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/LucasAngioni-Traducao.pdf> Acesso em: 22 fev. 2016.
Considerando a citação anterior e as reflexões realizadas em nossas aulas e no livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, com relação ao que faz parte da investigação da metafísica, é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	A investigação metafísica precisa considerar os principais conceitos e noções que fazem parte dessa disciplina.
Você acertou!
“É preciso ter em mente que uma investigação sobre metafísica  não pode prescindir de um tratamento de seus principais conceitos e noções e das diversas contribuições que possam aclarar o que esta disciplina realmente investiga”  (livro-base, p. xxviii).
	
	B
	A investigação metafísica precisa investigar a realidade em sua materialidade, pois, desvendar o real é a finalidade última de toda reflexão ontológica. 
	
	C
	A investigação metafísica precisa  considerar o físico-material como ponto de partida, pois do contrário, as reflexões sobre essências ficam limitadas.
	
	D
	A investigação metafísica precisa considerar o que todos os filósofos e cientistas já disseram sobre os problemas metafísicos, ainda que sejam contraditórios.
	
	E
	A investigação metafísica precisa  ancorar-se na psicologia que foi a primeira disciplina a preocupar-se com os problemas metafísicos e as essências das coisas.
Questão 9/12 - Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Leia a passagem de texto a seguir:
“Estaremos em plena posse da maneira como devemos proceder quando nos encontrarmos numa posição semelhante à que ocupamos face à retórica, à medicina e outras ciências ou artes desse tipo: refiro-me à capacidade de fazer o que nos propomos mediante o uso dos materiais disponíveis”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integramente ele está disponível em: ARISTÓTELES. Tópicos. In: Coleção os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 35.
Considerando a passagem anterior e conteúdo  do livro-base  Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, assinale a alternativa que responda corretamente à pergunta a seguir: por que Aristóteles pode ser considerado um dos filósofos que mais se aproximam do ideal de valorização das ciências exatas dos nossos dias?
Nota: 0.0
	
	A
	Porque sua concepção idealista oferece base para um diálogo profícuo entre ciências exatas e a Filosofia.
	
	B
	Porque as conclusões científicas de Aristóteles não entram em choque com suas reflexões filosóficas.
“Parece que nunca uma afirmação do Aristóteles filósofo, ao menos no que concerne aos seus ensinamentos