Buscar

Urinocultura com antibiograma, relatório

Prévia do material em texto

Introdução
 Antibiograma ou Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos (TSA) é uma prova utilizada para alguns grupos de bactérias, principalmente as que adquirem resistência facilmente, entre elas as Enterobactérias. 
 Os testes para a detecção de resistência são realizados em bactérias isoladas em meio de cultura, no qual a sensibilidade aos antimicrobianos não é previsível ou quando existem problemas de resistência à antibióticos. 
 O meio que deve ser utilizado para esta prova é o meio de cultura ágar Mueller-Hinton por possuir propriedades que permitem o crescimento da maioria das bactérias, e não permitindo que seu perfil nutricional interfira na sensibilidade ou resistência das bactérias aos antibióticos.
Objetivo
 O objetivo dessa análise foi promover o crescimento de bactérias presentes na urina com um swab foi semeado no meio ágar Muller-Hilton, afim de analisar resistência e sensibilidade dos antibióticos utilizados.
Material
 Como em toda análise é fundamental o uso de equipamentos.
Equipamento individual de proteção (luvas, óculos de proteção, jaleco e vestimenta adequada para entrar em um laboratório de análise biológica);
Bico de Bunsen;
Swabs;
Urina;
Meio de cultura ágar Mueller Hinton;
Estufa;
Antibióticos. 
Metodologia 
 Foi coletado a amostra da urina com swab e foi semeado no meio de cultura ágar Muller-Hilton, meio esse que é empregado para realizar o TSA, essa semeadura foi realizada atrás da chama azulada obtida através do bico de Bunsen. 
Em seguida foi realizado o antibiograma, onde consiste empregar diferentes tipos de antibióticos no meio de cultura. A colocação dos antibióticos foram feitas com ajuda de uma pinça, onde também foi realizada atrás do bico de Bunsen para que não houvesse contaminação, após foi identificada e colocada na 37°C por 24 horas.
Resultado
 Foram obtidos resultados inconclusivos, uma vez que os antibióticos estavam fora do prazo de validade, impossibilitando a análise de resistência ou sensibilidade das bactérias aos antibióticos.
Conclusão
 Conclui-se que o antibiograma facilita na determinação de antibacterianos que atuam contra tal infecção por bactérias, onde indica a resistência ou a sensibilidade do fármaco.

Continue navegando

Outros materiais