Buscar

Questões sobre Políticas Sociais, Paradigmas Produtivos e Regulação Estatal

Prévia do material em texto

As políticas sociais neoliberais nos últimos anos expressam significativas distinções daquelas exibidas no auge do chamado Estado de Bem Estar Social. Sobre elas podemos afirmar que
		
	 
	visam reduzir os gastos sociais.
	
	somente as afirmativas A e B
	
	expressam uma lógica voltada mais para universalidade, a igualdade, do que para equidade: ¿dar mais a quem tem menos¿.
	
	passam a ter um caráter mais pontual, assistencialista e compensatório como restaurante popular.
	 
	as afirmativas A, B e C.
	
Explicação:
Visam reduzir gastos, caráter mais pontual, assistencialista e compensatório, lógica voltada a universalidade.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na produção flexível, o trabalho passa a ser realizado em equipe, que opera frente a um sistema de máquinas automatizadas. Além da flexibilidade do aparato produtivo, é preciso também a flexibilização da organização do trabalho. Deve haver agilidade na adaptação do maquinário e dos instrumentos para que novos produtos sejam elaborados. O trabalhador no paradigma flexível apresenta o seguinte perfil: I. participar e tomar decisões relativas ao controle e qualidade dos produtos II. responsabilizar-se pela introdução de aperfeiçoamentos e correções no processo de produção III. operar com várias máquinas, rompendo com a relação homem-máquina do fordismo IV. capaz de liderança, de desenvolver relações interpessoais e de maior habilidade de comunicação. Assinale a opção correta:
		
	
	apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto de Altamiro Borges apresentado a seguir: (...) "as ´ilhas´ dão maior mobilidade à mão-de-obra, que desta forma pode ser deslocada através de vários processos fabris de acordo com a conveniência da empresa num dado momento. O just-in-time também estimula a chamada polivalência, o que não significa o fim do trabalho rotineiro e embrutecedor. Ao contrário. Ela se dá com base em operações simples sem qualquer exigência de especialização no serviço. Por último, esse sistema eleva a concorrência entre os próprios trabalhadores, forçando que os próprios se fiscalizem e controlem o trabalho em ´equipe´ nas ilhas de produção" Que paradigma produtivo o autor está descrevendo?
		
	 
	toyotismo
	
	taylorismo
	 
	fordismo
	
	mercantilismo
	
	socialismo
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Estado de Bem Estar Social é uma política que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social. Cabe, ao Estado do bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população. São características dessa política: I - combate às desigualdades sociais.II - proporcionardo aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida III - defesa dos direitos dos cidadãos à saúde, educação. IV -promover serviços públicos gratuitos e de qualidade, como água e esgoto, moradia, benefícios trabalhistas, educação, saúde, transporte e lazer para toda população. Assinale a opção correta.
		
	
	Somente as alternativas I , III e IV são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Somente as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	Todas as afirmativas são falsas
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O paradigma flexível está fundado em um sistema de produção baseado: I no vapor e carvão - 1ª. Revolução Industrial II no petróleo e na eletricidade - 2ª. Revolução Industrial III na microeletrônica, informática e energias renováveis - 3ª. Revolução Industrial Assinale a alternativa correta
		
	
	I e II
	
	I
	
	II
	
	I e III
	 
	III
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Diante de todas as mudanças o trabalhador se tornou polivalente sendo capaz de operar diversas máquinas, de realizar diferentes tarefas, trabalhar em equipe para atender a demanda prevista de consumo. É correto afirmar que esse modelo de gestão se iniciou:
		
	
	No regime de acumulação Fordista;
	
	Com o Estado Neoliberal.
	
	Na gestão de Taylor e Ford;
	 
	Na acumulação flexível do Toyotismo;
	
	Na acumulação capitalista;
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com a crise do regime de acumulação fordista e o advento da acumulação flexível, ocorrem profundas mudanças nas relações capitalistas, expressas, fundamentalmente, pela globalização e por alterações profundas no processo produtivo. Houve uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado. Esta nova configuração do sistema do capital se caracteriza: I. pelo processo de mundialização do capital e pelo advento de um novo formato de regulação estatal, o Estado Mínimo ou Neoliberal II. pela flexibilização processos de trabalho e por mercados cada mais flexíveis. III. pela ascensão do neoliberalismo como a estratégia de gestão do capital frente às mudanças estruturais no capitalismo IV. pela presença de um Estado planejador, interventor e articulador dos interesses conflitantes entre capital e trabalho. Assinale a opção correta:
		
	 
	apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras
	 
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre o NEOLIBERALISMO, seus defensores advogam em favor de políticas de liberalização econômica extensas, como as privatizações, austeridade fiscal, desregulamentação, livre comércio, e o corte de despesas governamentais a fim de reforçar o papel do setor privado na economia. É correto afirmar que:
		
	
	As políticas neoliberais diminuem a desigualdade.
	 
	Ele promove uma economia de mercado sob a orientação e regras do capitalismo.
	 
	É uma a doutrina econômica que não defende a liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal na economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e, ainda assim, num grau mínimo.
	
	As políticas Neoliberais não afetam a educação
	
	A solução para os neoliberais é o aumento gradativo do poder do Estado, que deve regular o mercado com mãos invisíveis.
	
Explicação:
O neoliberalismo, promove uma economia de mercado capitalista

Continue navegando