Buscar

1 portifolio sociologia 1

Prévia do material em texto

2
CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EaD
	
ATIVIDADE PROTFÓLIO 
Anderson dos passos
Título
Vitória
 2º semestre/2018
ANDERSON DOS PASSOS
ATIVIDADE PROTFÓLIO 
Projeto Integrador do Curso Superior de Educação Física– EaD, do Claretiano - Centro Universitário, de Batatais, Disciplina Filosofia e Sociologia aplicada a Saúde como requisito obrigatório para obtenção parcial de nota.
 ORIENTADOR: Adriana Duarte de S.C da Silva
Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde
Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde
	
VITORIA
2º semestre/2018
ATIVIDADE PROTFÓLIO 
 
 
Anderson dos Passos  
Atividade no Portfólio
Até o presente momento estudamos as mudanças históricas e sociais referentes aos conceitos de saúde e doença e como filósofos refletiram sobre o corpo e o adoecimento do mesmo.
 Vimos que saúde, doença e corpo não têm uma definição ancorada unicamente no primado biológico, constituiu-se de uma visão biopsicossocial fruto de inúmeras discussões.
 Baseado na leitura dos textos indicados elabore um texto de uma página discutindo o conceito sociológico de saúde e mostrando que de forma esse conceito pode tornar a prática do profissional da saúde mais humana, preservando a dignidade e a autonomia do paciente. Lembre-se de dar um exemplo prático, conforme sua área de estudos. 
Fortalecimento do nosso organismo como órgãos músculo cérebro num tudo um bom humor ativ libera esses hormônios Dopamina serotonina sensação de prazer.
A sociologia baseia se no conhecimento cientifico se utilizando da metodologia da ciência social como pesquisa, a objetividade, as entrevistas e questionários. Diferenciando o ser Sociológico do ser Biológico.
Segundo as transformações provocadas pela revolução \Industrial e Francesa que colocaram em destaque mudanças significativas da economia, da política, da cultura e da vida em sociedade principalmente em suas tradições.
Diante deste contesto entendo que a sociologia da saúde construiu ao longo da historia dois paradigmas muito atuais e que repercutem em suas concepções e atuações, de formas diferentes são: O modelo biomédico, onde entende que a doença seria um aspecto biológico uma patologia causada por algum agente patógeno causador de um eventual desequilíbrio ou ate mesmo uma disfunção no organismo. Mediante esta concepção, saúde seria ausência de doenças. Visto que nesta concepção, o psicólogo se tornaria apenas um auxiliar da tarefa médica, ajustando os comportamentos para a reabilitação física.
Por outro lado, o modelo biopsicossocial considera a saúde como sendo multifatorial, ou seja, ela seria resultado da interação dos processos biológicos, psicológicos e sociais. Nesse sentido, podemos compreender a doença em sua totalidade e contexto, identificando as causas e conseqüências nos diversos âmbitos do homem. Este modelo resgata a complexidade do sujeito e de processos de saúde e adoecimento.
Diante de conceitos tão divergentes, eu como profissional de saúde adoto a linha biopsicossocial como a linha mais coerente. Lidamos diariamente com diferentes enfrentamentos como profissional. Nossos alunos buscam ou esperam muito mais de nos como educador físico. Pois buscam melhor qualidade de vida, melhora de performance e auxilio nas questões emocionais eles buscam resultados. Vivemos numa sociedade em que há um turbilhão de informações e lidar com uma sociedade dita informatizada não e tarefa fácil não, a dificuldade de se filtrar tais informações de certo ou errado acaba gerando vários questionamentos, que podem interferir em sua metodologia de trabalho. Para tais questionamentos a importância do profissional se apropriar de conhecimentos específicos de treinamento de conceitos importantes como os filosóficos, psicológicos, sociológicos para entender o ser humano e entender a si mesmo e se colocando no lugar do outro. Para tais questões, requer comprometimento e dedicação para tornar se um bom profissional. 
.

Continue navegando