Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


Continue navegando


Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	
	
	1a Questão (Ref.:201809055640)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo alguns filósofos e antropólogos, toda sociedade desenvolve um conjunto de mitos que procuram explicar e ajudam a organizar as "coisas da vida" através de narrativas sagradas. O pensamento científico se diferencia do pensamento mítico porque vai buscar explicar as causas das coisas através da observação sistemática e do desenvolvimento de conceitos e teorias. Marilena Chauí defende, no entanto, que o pensamento conceitual e o pensamento mítico podem coexistir na mesma sociedade.
 
Identifique que tipo de pensamento está na origem das proposições a seguir:
 
1. As constelações são crianças que morreram na floresta e foram levadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas.
2. As mulheres devem servir aos homens porque cometeram o pecado original.
3. A pobreza é fruto da desigualdade econômica entre pessoas e grupos.
 
Assinale a alternativa com a sequência correspondente correta:
 
		
	
	pensamento conceitual - pensamento mítico - pensamento conceitual
	
	pensamento mítico - pensamento conceitual - pensamento mítico
	 
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento conceitual
	
	pensamento conceitual - pensamento conceitual - pensamento conceitual
	
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento mítico
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201809284553)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		
	
	heliocentrismo
	
	egocentrismo
	
	heterocentrismo
	
	apenas as alternativas b e c
	 
	etnocentrismo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201809003514)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Constitui crença generalizada que o conhecimento fornecido distingue-se por um grau de certeza alto, desfrutando assim de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. Teorias, métodos, técnicas, produtos, contam com aprovação geral quando são validados. Essa atitude de veneração frente deve-se, A sociedade ocidental que produziu uma forma específica de explicar o mundo. Uma forma racional, objetiva, sistemática, metódica e refutável de formulação das leis que regem os fenômenos.  Essa definição se relaciona:
		
	
	ao senso comum
	
	ao mito
	 
	à ciência
	
	à filosofia
	
	à religião
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201809330778)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao surgimento e desenvolvimento da Sociologia, assinale a afirmação incorreta.
		
	 
	Não há relação entre Revolução Francesa, Revolução Industrial, Iluminismo e surgimento da Sociologia.
	
	A Sociologia sofreu influencia do pensamento cartesiano, o que refletiu em sua denominação primeira de 'Física social'.
	
	A Sociologia nasceu com o positivismo, que atribuía à ciência a capacidade de prever e de controlar a ação. Diz August Compte, 'prever para poder'. Caberia a Sociologia, portanto, encontrar as leis universais que regessem os fenômenos sociais.
	
	Revolução Francesa e Revolução Industrial provocaram mudanças sociais e políticas que requereram o surgimento de uma nova ciência - Sociologia, cujo objetivo é compreender símbolos culturais que os seres humanos usam e criam para interagir socialmente.
	
	A Sociologia surgiu sob as condições das mudanças que derivam do declínio do feudalismo, fortalecimento do comércio e surgimento de novos papéis sociais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201809272821)
	Acerto: 1,0  / 1,0
		Os  trechos destacados as opções foram  extraídos da obra intitulada  As Regras do Método Sociológico (DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978). Este autor pesquisou e definiu o fato social como objeto de estudo da Sociologia. A  única opção que  NÃO trata diretamente do fato social e sua característica de exterioridade é:
	 
		
	
	"Se experimento violar as leis do direito, estas reagem contra mim de maneira a impedir meu ato se ainda é tempo."
	
	"Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais"
	
	"Assim, também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa."
	
	"O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, as práticas seguidas na profissão funcionam independentemente do uso que delas faço."
	 
	"Cada indivíduo bebe, dorme, come, raciocina, e a sociedade tem todo o interesse em que estas funções se exerçam regularmente."
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201809157405)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
		
	
	O regramento de uma sociedade é criado a partir da necessidade e vontades dos indivíduos.
	
	Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
	 
	As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.
	
	Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.
	
	As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201808665381)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Émile Durkheim, num meio moral em que o individualismo possibilitado pela diferenciação social compete com a consciência coletiva, própria a toda a vida social, a educação assume o significado de educação moral (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, Ed. Lamparina, RJ, pg. 27). A partir da leitura do texto acima é correto afirmar que, para Émile Durkheim, as práticas de educação possuem o sentido de
		
	 
	socialização, na medida em que representam essencialmente o processo pelo qual aprendemos a nos tornar membros da sociedade.
	
	emancipação, já que têm como meta libertar da classe trabalhadora dos processos de exploração e alienação, presentes na sociedade capitalista.
	
	capacitação, com a preparação técnica dos indivíduos para o mercado de trabalho, com o objetivo de formar especialistas.
	
	ascensão, já que representam um importante caminho para a formação e a preparação dos indivíduos, para enfrentar os desafios da vida em sociedade.
	
	consolidação, na medida em que possibilitam às novas gerações a possibilidade avançar, em relação ao progresso já realizado pelas gerações mais velhas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201808669878)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	"Ao desempenhar meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico ações que estão definidas fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando em acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva,pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os por meio da educação. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais". (DURKHEIM, 1984; p. 142.).
Neste texto Durkheim se refere ao processo de:
		
	
	construção de representações coletivas dotadas de individualidade e liberdade política.
	
	dotação de poder afetivo que acompanha as confrontações de estudos científicos.
	 
	formação de uma consciência coletiva assimilada através dos processos de socialização e educação.
	 
	associação desprovido de poder imperativo e interpretativo dos fenômenos chamados culturais.
	
	formação de uma consciência individual em contraposição ao inconsciente coletivo na obra de Durkheim.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201809427445)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o conceito de ideologia desenvolvido por Karl Marx, podemos entender a relação entre sua obra com o contexto educacional. Assinale a alternativa que sintetiza essa relação:
		
	
	A ideologia só contamina o setor educacional quando o gestor é mal intencionado.
	 
	Numa sociedade de classes, a educação atua como ¿agente ideológico¿ da classe dominante.
	
	As questões ideológicas não afetam a educação, pois os professores sabem separar as coisas.
	
	A escola é impermeável às questões do campo ideológico e constitui um espaço neutro.
	
	Numa sociedade harmônica, a ideologia atua como fator de coesão social.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201809458275)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A afirmativa de que a identificação das contradições no interior da sociedade concentra o foco da análise marxista no modo como o trabalho social é organizado. Põe esta, como principal fator de motivação das mudanças sociais. Nesse sentido,NÃO é correto afirmar que:
		
	
	A história humana é uma história das lutas entre as classes.
	
	A luta de classes é o principal combustível para as transformações nas sociedades humanas.
	
	Existem os burgueses, proprietários dos meios de produção e os proletários aqueles que vendem a sua força de trabalho, em troca do pagamento de salário.
	
	O modo de pensar a sociedade daria origem a um novo conceito elaborado por Marx, que seria o materialismo histórico.
	 
	Esta mesma base material da sociedade pode ser transformada pela ação alienada dos indivíduos.