Buscar

Aula 7 supervisão e orientação pedagógica e o desenvolvimento profissional do professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Supervisão e Orientação
Aula 7 A supervisão e orientação pedagógica e o desenvolvimento profissional do professor
		1.
		Se buscarrmos a compreensão da Supervisão Pedagógica no contexto da gestão escolar de hoje, essa ¿visão sobre¿ o processo pedagógico não pode ser visto mais, como, uma superioridade hierárquica e sim como:
	
	
	
	
	
	Uma percepção mais ampla dos elementos, fatores e práticas educativas.
		2.
		O Supervisor Pedagógico hoje é o responsável pelo acompanhamento da prática do professor, devendo oferecer orientação e assistência às dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. Mas essa orientação e assistência só produzirão o efeito desejado quando:
	
	
	Estiver voltada para o desenvolvimento profissional do professor.
		3.
		Em nossos estudos vimos que historicamente a educação em determinado período se reduziu ao aspecto exclusivamente técnico, desvirtuando-se da verdadeira ação educativa. Assim, passou-se a educar para o fazer, para o obedecer, para a execução de determinados papeis ou para ¿mão-de-obra¿ especializada. Esse modelo político foi caracterizado como autoritário. Considerando o contexto histórico marque a afirmativa correta:
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	O objetivo era qualificar profissionais técnicos para atender as necessidades do mercado e de aumento de produtividade.
	
	
	Coube a escola a maior responsabilidade na reprodução das relações capitalistas, mistificando a verdadeira tomada de consciências.
	
	
	Coube à educação manter o papel regulador da Supervisão Pedagógica no período tecnicista.
	
	
	Esse conceito teve sua origem na administração e passou para a educação com a função de controle do processo educacional.
		4.
		Atualmente a atuação da Supervisão junto aos professores tem um novo dimensionamento. Marque a opção que traduz a proposta de atuação da Supervisão/Coordenação junto aos professores na atualidade.
	
	
	
	
	
	Estimulador e sustentador do trabalho docente
		5.
		Observe a frase: "O Supervisor Pedagógico, por conta de sua posição estratégica, pode ser o elemento que melhor efetive a formação dos professores no próprio ambiente escolar, em situação de trabalho, pois assim esse processo ganhará sentido". Esse sentido a que estamos nos referindo se justifica pois:
	
	
	
	
	
	A mudança concebida no próprio local de trabalho poderá expressar de forma mais fidedigna as necessidades e intenções de todos que ali atuam e, consequentemente, promover maior comprometimento, produzindo mudanças mais efetivas.
		6.
		Podemos observar que as formações propostas pelos sistemas de educação não têm alcançado os resultados esperados e os motivos podem ser, marque a resposta certa:
	
	
	Os planos de formação acabam trabalhando com carências e urgências técnicas, buscando receitas, não dedicando o tempo necessário e não escolhendo formadores competentes.
		7.
		Tardif (2000), buscando propiciar uma melhor análise do processo de formação docente, classifica os saberes docentes em categorias, estas contemplam o pluralismo dos saberes profissionais. São elas: I - saberes temporais. II - saberes plurais e heterogêneos. III - saberes personalizados e situados. IV - saberes que carregam as marcas do ser humano. Está correto o que se afirma em:
	
	
	I, II, III e IV
		8.
		Quando afirmamos que a Supervisão Pedagógica deve deixar de ser um recurso meramente técnico, para se tornar político, estamos nos referindo:
	
	
	À necessidade do Supervisor pedagógico ampliar seu campo de visão, trabalhando na melhoria das estratégias docentes com foco na melhoria da qualidade de vida dos alunos.
		1.
		De acordo com Tebar (2003) existem algumas contribuições que são de responsabilidade da escola, para que seja possível construir competências-chave nos alunos, são elas:
	
	
	Diversidade de recursos, formação continuada e dedicação plena dos professores, entre outras.
		2.
		O Supervisor Pedagógico, por conta de sua posição estratégica, pode ser o elemento adequado para realização do trabalho de formação docente, comprometendo-se com a mudança da e na escola. Ele reúne algumas condições que podemos considerar facilitadoras, são elas
	
	
	Liderança efetiva, capacidade de liberar energia e congregar esforços individuais dos professores, articulando-os em torno de uma proposta comum.
		3.
		No início das reuniões de formação continuada é comum o silêncio como resposta, muitas vezes o medo da exposição prevalece. As pessoas precisam estar seguras para expressarem seus entendimentos sobre determinado assunto. O medo vai sendo superado com a construção de vínculos e com a própria compreensão do texto. Portanto, quando acontecer o silêncio o pedagogo deve:
	
	
	Levar o grupo de volta ao texto e ir, aos poucos, explicitando as ideias, fazendo perguntas e estabelecendo relações com a prática.
		4.
		A figura do Supervisor Pedagógico tem despontado como elemento de intermediação na proposta de mudança. Porém, está claro que suas ações só produzirão o efeito desejado quando voltada para o desenvolvimento profissional do professor, assim como a construção da sua autonomia. Dessa forma o Supervisor Pedagógico se tornou o responsável, principalmente, pelo (a), marque a resposta certa:
	
	
	Formação continuada dos professores.
		5.
		De acordo com Tebar (2003), existem ações que são de responsabilidade da escola, que contribuem para a superação das dificuldades de aprendizagem de cada aluno e a Supervisão pedagógica precisa levar em conta no momento de planejar a formação continuada, dentre elas podemos apontar:
	
	
	Trabalhar com professores especialistas em métodos e programas, equipes multidisciplinares e fazer diagnóstico das dificuldades.

Continue navegando