Buscar

AVALIANDO 2 NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
	Avaliando Aprend.: SDE3486_SM_201601386265 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 201601386265
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	03/10/2018 20:46:18 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201601534519)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A energia é definida como "a capacidade de realizar trabalho". De acordo com o conhecimento de energia analise as afirmativas abaixo:
I- A energia fornecida pelos macronutrientes (carboidratos, proteínas e vitaminas) é liberada quando o alimento é metabolizado. 
II- A quantidade de energia necessária para um adulto saudável é aquela que atende a suas demandas energéticas em 24 horas. 
III- O peso corporal não é utilizado na determinação dos gastos energéticos de mulheres saudáveis.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	II 
	
	I e II
	
	III
	
	II e III
	
	I
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601537325)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Energia é definida como a capacidade do organismo de realizar trabalho e nas reações metabólicas a energia está sempre envolvida nos processos de síntese e catabolismo no organismo humano. Em relação ao metabolismo basal, assinale a alternativa CORRETA: 
		
	 
	O metabolismo basal representa a produção de calor decorrente do metabolismo celular e da manutenção das funções fisiológicas.
	
	O coração é o órgão metabolicamente mais ativo do corpo humano.
	
	Fatores genéticos e a atividade do sistema nervoso simpático são fatores sem importância para o metabolismo basal.
	
	Metabolismo basal é a energia consumida pelo organismo logo após uma refeição e após a prática de exercícios físicos.
	
	Não existe um horário mais adequado para que a taxa metabólica basal seja determinada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602404337)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um nutricionista lotado em uma unidade de saúde de média complexidade, ao atender uma menina de 14 meses de idade, com peso de 11,4 kg (percentil 90) e 82 cm (percentil 97), identificou, por meio da história alimentar relatada pela mãe, hábitos alimentares sugestivos de uma inadequada ingestão de micronutrientes pela criança. Para essa situação hipotética, uma orientação dietética eficiente deverá contemplar I o consumo de leite e derivados, para garantir-se a ingestão de cálcio, de forma a promover a adequada formação dos ossos e dentes. II o estímulo ao consumo de alimentos-fonte de vitamina A, uma vez que, na deficiência dessa vitamina, verificase menor mobilização dos estoques de cobre, o que compromete o sistema digestivo. III a ingestão adequada de proteína animal, que, além de ser fonte de aminoácidos essenciais, aumenta a biodisponib ilidade do zinco, micronutriente indispensável para o crescimento celular. IV a inclusão de alimentos-fonte de ferro heme e de ferro não-heme, associando a este último o consumo de alimentos ricos em ácido ascórbico, em uma mesma refeição. Estão certos apenas os itens
		
	 
	I e II.
	 
	I, III e IV.
	
	I e IV.
	
	II e III
	
	II, III e IV.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602585430)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A obesidade e o sedentarismo são dois problemas interligados e considerados maléficos, pois o acúmulo de gordura corporal em excesso acaba elevando o nível de tecido adiposo, consequentemente causando alterações estéticas e fisiológicas no ser humano. A obesidade tem seu início em qualquer faixa etária, mas, nos tempos modernos, vários fatores vêm contribuindo para que esses dois problemas interfiram logo cedo na vida do indivíduo. O aumento da prevalência de obesidade e consequente aumento do risco de desenvolvimento de doenças crónicas na idade adulta, que lhe está associado, deve ser rigorosamente monitorizado (Cole et al, 2000; WHO, 1995). Sobre o balanço energético, leia as alternativas abaixo e escolha a correta
		
	 
	O excesso de peso significa um aumento do peso tendo como referência a altura do indivíduo.
	
	O balanço energético positivo é a condição básica para o aparecimento da obesidade, alteração nutricional mais importante em adultos no país hoje.
	
	Segundo a WHO (1995), o IMC é um método aplicado universalmente, barato, invasivo, de simples utilização e constitui uma boa medida para avaliar o excesso de peso e a obesidade, designadamente para o estudo de grandes amostras comunitárias (Onis et al, 1996).
	
	Por conferir menos densidade energética, sabor e textura mais agradáveis, a alimentação rica em gordura estimula o consumo energético excessivo
	
	A obesidade é um distúrbio metabólico, traduzido por um aumento persistente do balanço negativo entre o consumo e o gasto de energia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602530623)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O planejamento da alimentação saudável não consiste somente na enumeração de um conjunto de quantidades de nutrientes, devendo também cumprir certas exigências, tais como o equilíbrio e adequação de nutrientes que compõem o plano alimentar. Nesse sentido, considere as afirmativas:
1. Pedro Escudeiro, nutrólogo argentino, em 1938, postulou as leis fundamentais da alimentação, seguidas até os dias de hoje.
2. A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas e manter em equilíbrio o seu balanço.
3. O plano alimentar só é completo quando todos os nutrientes são incluídos nas quantidades recomendadas para cada um deles.
4. As quantidades de nutrientes da dieta devem guardar uma relação de proporção entre si.
Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
	
	Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
	 
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Outros materiais