Buscar

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO SIMULADO

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
	Avaliando Aprend.: CCJ0039_SM_201402033486 V.1  
	Aluno(a): DANIELE DOS SANTOS CHARRE DUARTE
	Matrícula: 201402033486 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	04/10/2018 04:45:51 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201405040134)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(AOCP 2018) Tendo como base a estrutura, a organização e a competência (EC 45/2004) da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, nove juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.
	
	O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação de 2/3 (dois terços) do Senado Federal.
	
	Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar ações que envolvam crimes contra a organização do trabalho, como o trabalho escravo.
	
	A lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
	
	O Tribunal Superior do Trabalho é composto por um quinto dentre advogados com mais de quinze anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de quinze anos de efetivo exercício, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201405040156)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A respeito das Comissões de Conciliação Prévia, assinale a opção correta.
		
	
	É obrigatória a instituição de tais comissões pelas empresas e sindicatos.
	
	As referidas comissões não interferem no curso do prazo prescricional.
	
	É vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros das comissões em apreço até um ano após o final do mandato, salvo se cometerem falta grave.
	
	As referidas comissões interrompem por 10 dias o prazo prescricional.
	
	O termo de conciliação é considerado título executivo judicial.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201405040138)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(FCC 2017) A Constituição Federal do Brasil e a Consolidação das Leis do Trabalho instituíram regras sobre organização e competência da Justiça do Trabalho e dos órgãos que a compõem. Em observância a tais normas, 
		
	
	é competência da Justiça do Trabalho a apreciação de ação proposta por empresa para anulação de penalidade imposta em auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho, por inobservância da cota de contratação de pessoas com deficiência. 
	
	o Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de dezessete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria simples do Senado Federal. 
	
	a Justiça do Trabalho passou a ser competente para julgar as ações de indenização por dano moral decorrentes da relação de emprego somente a partir da Emenda Constitucional n° 45/2004, visto que o texto original da Constituição Federal de 1988 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho não admitiam o processamento de tais ações na Justiça Especializada. 
	
	os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, nove juízes, recrutados exclusivamente na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos. 
	
	o Supremo Tribunal Federal, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, interpretou ser da competência da Justiça do Trabalho a apreciação de demandas entre o Poder Público e seus servidores, a ele vinculados por típica relação de ordem estatutária ou de caráter jurídico-administrativo. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201405040154)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	FGV 2018 (adapatado) Jerônimo Fernandes Silva foi admitido pela sociedade empresária Usina Açúcar Feliz S.A. em 12 de fevereiro de 2018 para exercer a função de gerente regional, recebendo salário de R$ 22.000,00 mensais. Jerônimo cuida de toda a Usina, analisando os contratos de venda dos produtos fabricados, comprando insumos e materiais, além de gerenciar os 80 empregados que a sociedade empresária possui. A sociedade empresária pretende inserir cláusula compromissória de arbitragem no contrato de trabalho. Diante da situação retratada e dos preceitos da CLT, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Não cabe arbitragem nas lides trabalhistas individuais, pelo que nula eventual estipulação nesse sentido.
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo sindicato de classe
	
	A cláusula compromissória de arbitragem pode ser estipulada no momento da contratação, desde que o empregado manifeste concordância expressa.
	
	A cláusula compromissória de arbitragem é viável, se o empregado for portador de diploma de nível superior.
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo Juiz de Direito. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201405067917)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(TRT 1ª R ¿ 2018 ¿ Analista Judiciário) Em relação à competência da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA. 
		
	
	A Constituição federal ampliou a competência da Justiça do Trabalho, atribuindo a esta poderes para dirimir conflitos decorrentes das relações de trabalho e não somente relações de emprego.
	
	A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
	
	A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar mandados de segurança, habeas corpus e habeas data quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição.
	
	À Justiça do Trabalho compete processar e julgar as ações que envolvam representação sindical entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores e entre sindicatos e empregadores.
	
	À Justiça do Trabalho compete processar e julgar as ações que envolvam representação sindical entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, entre sindicatos e empregadores e demandas de qualquer natureza entre empregadores que façam parte de um mesmo sindicato patronal.
	
	DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
	Avaliando Aprend.: CCJ0039_SM_201402033486 V.1  
	Aluno(a): DANIELE DOS SANTOS CHARRE DUARTE
	Matrícula: 201402033486 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	04/10/2018 05:02:37 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201405056239)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Em sede de reclamação trabalhista, o autor forneceu o endereço da ré na inicial, para o qual foi expedida notificação citatória.
Decorridos cinco dias da expedição da citação, não tendo havido qualquer comunicado ao juízo, houve a realização da audiência, à qual apenas compareceu o autor e seu advogado, o qual requereu a aplicação da revelia e confissão da sociedade empresária-ré.
O juiz indagou ao advogado do autor o fundamento para o requerimento, já que não havia nenhuma referência à citação no processo, além da expedição da notificação.
Diante disso, na qualidade de advogado do autor, à luz do texto legal da CLT, assinale a opção correta.
		
	
	O recebimento da notificação é presunção absoluta; logo, são cabíveis de plano a revelia e a confissão.
	
	Descabe o requerimento de revelia e confissão se não há confirmação no processo do recebimento da notificação citatória.
	
	A mera ausência do réu, independentemente de citado ou não, enseja revelia e confissão.
	
	O recebimento da intimação é presunção absoluta; logo,são cabíveis de plano a revelia e a confissão.
	
	Presume-se recebida a notificação 48h após ser postada, sendo o não recebimento ônus de prova do destinatário.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201405040132)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(VUNESP 2018) Em conformidade com o texto expresso na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é correto afirmar que
		
	
	a compensação, ou retenção, poderá ser arguida em qualquer momento processual.
	
	não havendo acordo, é facultado ao juiz converter o processo em juízo arbitral.
	
	os Juízos e Tribunais do Trabalho terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo andamento rápido das causas, podendo determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento delas.
	
	o direito processual comum não será fonte subsidiária do direito processual do trabalho.
	
	é ilícito às partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, antes de encerrado o juízo conciliatório.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201405040149)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(AOCP 2018) Lucas, residente na cidade de Nova Iguaçu (RJ), foi contratado na cidade de Petrópolis (RJ) pela empresa Brasa Quente para trabalhar como Gerente na cidade de Teresópolis (RJ). Observa-se que Duque de Caxias (RJ) é o domicílio eleitoral de Lucas, onde reside toda a sua família, sendo que, aos finais de semana, aproveita para visitá-los. Sabe-se, ainda, que a sede da empresa é na cidade de Barretos (SP) local onde Lucas recebeu todos os treinamentos para o exercício de sua função. Considerando a possibilidade de ingressar com uma ação trabalhista e valendo-se da regra geral prevista na Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Lucas deverá propor a ação na cidade de Nova Iguaçu (RJ), pois a competência territorial é fixada pelo domicílio civil do empregador.
	
	Lucas deverá propor a ação na cidade de Teresópolis (RJ), pois a competência territorial é fixada pelo local onde o empregado prestar serviços ao empregador.
	
	Lucas deverá propor a ação na cidade de São Paulo, pois a competência territorial é fixada pela capital do Estado no qual a matriz da empresa estiver localizada.
	
	Lucas deverá propor a ação na cidade de Duque de Caxias (RJ), pois a, competência territorial é fixada pelo domicilio eleitoral do empregado.
	
	Lucas deverá propor a ação na cidade de Petropólis (RJ), pois a competência territorial é fixada pelo local onde foi realizada a contratação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201405040157)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Marília foi admitida em 10/04/2018 no Rio de Janeiro em contrato de trabalho de experiência de 90 dias. Durante todo o contrato de trabalho prestou serviços em São Paulo na filial da empresa na função de secretária executiva. Findo o prazo de experiência foi comunicada que o contrato de trabalho não extinto pelo decurso do prazo. Atualmente Marília mora em Minas Gerais e lá é seu domicílio. Vale asseverar que durante todo o contrato de trabalho prestou serviços em horário extraordinário e não recebeu o pagamento respectivo. Inconformada quer ajuizar reclamação trabalhista e é necessário que você marque a opção que informe a localidade competente para analisar o conflito individual de trabalho.
		
	
	Rio de Janeiro, somente 
	
	Somente Minas Gerais 
	
	Minas Gerais ou Rio de Janeiro
	
	Rio de Janeiro ou São Paulo 
	
	O local competente é Minas Gerais ou São Paulo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201405040150)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(FCC 2018) A exceção de incompetência territorial deverá ser apresentada pelo reclamado em Processo do Trabalho 
		
	
	 
juntamente com a defesa, em audiência, podendo inclusive ser feita de forma verbal, em respeito ao princípio da oralidade. 
	
	no prazo de 10 dias a contar da notificação, em peça autônoma onde se fundamente a existência da exceção. 
	
	no prazo de 5 dias a contar da notificação, antes da audiência e em peça que sinalize a existência da exceção. 
	
	juntamente com a defesa, em audiência, devendo ser sempre escrita e em peça apartada. 
	
	no prazo de 5 dias antes da audiência, mas sempre em peça apartada à defesa.

Continue navegando