Buscar

DAVID AUSUBEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DAVID AUSUBEL: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: E uma aula que facilita a compreensão do conteúdo e a verificação do conhecimento.
APRENDIZAGEM ATIVA: significa que produz uma mudança não apenas no que diz respeito as informações ou aos conhecimentos que se tem sobre um aspecto da realidade, mas também nas possibilidades de continuar aprendendo.
PROCESSO INDIVIDUAL: mesmo que um grupo de aluno tivessem a mesma experiencia essa aprendizagem seria diferente para cada um, porque cada criança aprende de uma maneira.
PROCESSO SOCIAL:a criança pode fazer em um primeiro momento com ajuda de outros por meio da interação social.
MUDANÇA SOCIAL: E um desafio da mudança mediante a aprendizagem pode ser experimentado como algo estimulante ou intimidante.
ALGO NUNCA SERA COMPLETA: aprendizagem significativa e, por definição, uma aprendizagem compreensiva e inter relacionada, sendo que, e repetitivo, jamais termina porque e sucentivel a distintos níveis de aprofundamento.
APRENDIZAGEM AGRADAVEL: trata se de algo de que muitos adultos dividam seriamente, ao recordarem seus anos escolares. A aprendizagem pode ser difícil, mas ao mesmo tempo agradável, ate mesmo cometer erros pode ser estimulante.
ED INCLUSIVA: E aquela que atende a todos, a escola assume as diferenças quando os professores tem capacitação. Ela esta incorporada nas leis e politicas educacionais, onde as escolas devem adotar as orientações inclusivas e valorizarem as culturas, diferenças de cada aluno.
EDUCAR NA DIVERSIDADE: ELA ENVOLVE AS DIFERENÇAS APRESENTADAS pelos estudantes na escola, visando criar oportunidades de participação e aprendizagem pra cada aluno em escola regular de ensino comum.
PERTINENCIA CULTURAL: pertence a uma cultura, o grupo de pessoas com os mesmos pensamentos só do mesmo grupos.
EQUIDADE DE GENERO: igualdade de gêneros
ATITUDES DE ACEITAÇAO:RESPEITO A DIVERSIDADE DEVEMOS TRABALHAR COM NOVAS CRIANÇAS NESSAS CULTURAS.
ESCOLA ASSUME A DIVERSIDADE:qdo ele percebe que o aluno tem que ser incluído com professor capacitado que observa e faz alguma coisa e a escola assume as diferenças.
o conceito de necessidades educacionais especiais implica: • um caráter interativo (tanto depende das características individuais como da resposta educacional);• um caráter dinâmico (varia em função da evolução do aluno e das condições do contexto educacional); • precisam ser definidas com base nos recursos adicionais por elas exigidos, bem como nas alterações curriculares que se tornarem necessárias; • não implicam um caráter classificatório em relação aos alunos, ou seja, são definidas a partir do potencial de aprendizagem e de desempenho.
Para Booth e Ainscow (2000), as características da educação inclusiva podem ser resumidas da seguinte maneira: A educação inclusiva implica processos para aumentar a participação dos estudantes e a redução de sua exclusão cultural, curricular e comunitária nas escolas locais. • A inclusão implica reestruturar a cultura, as políticas e as práticas dos centros educacionais, para que possam atender à diversidade dos alunos de suas respectivas localidades. • A inclusão se refere à aprendizagem e à participação de todos os estudantes vulneráveis que se encontram sujeitos à exclusão, não somente aqueles com de defi ciência ou rotulados como apresentando necessidades educacionais especiais. • A inclusão visa à melhoria das escolas, tanto em relação ao corpo docente como aos alunos. • A preocupação em superar as barreiras antepostas ao acesso e, em especial, à participação do aluno, pode servir para revelar as limitações de caráter mais geral da instituição de ensino, quando do atendimento à diversidade dos alunos. • Todos os estudantes têm direito à educação nas suas localidades. • A diversidade não pode ser considerada um problema a resolver, mas, sim, uma riqueza para auxiliar na aprendizagem de todos. • A inclusão diz respeito ao esforço mútuo de relacionamento entre estabelecimentos de ensino e suas comunidades. • A educação inclusiva é um aspecto da sociedade inclusiva.
A experiência mostra que as escolas que conseguem bons resultados com todos os seus aluno(a)s caracterizam-se por: • terem atitudes de aceitação e valorização da diversidade por parte da comunidade educacional, • possuírem um projeto educacional institucional que contemple a atenção à diversidade, • evidenciarem presença de liderança e comprometimento, por parte da direção da escola, com a aprendizagem e a participação de todos os alunos e alunas.
diversidade” designa a qualidade ou condição do que é diferente. Existem diferenças de opiniões, de costumes, de comportamento, de valores, de sexo. Pode ser definida como o conjunto de diferenças e de valores entre os indivíduos da sociedade. De acordo com Sacristán (2002), definição de diversidade está pertinente com as aspirações dos povos e das pessoas ao direito de liberdade para exercer sua autodeterminação.
BEHAVIORISTAS: COMPORTAMENTAL
COGNITIVA: DESENVOLVER ESTRUTURAS COGNITIVAS
SOCIOCULTURAL: VIVER SOCIALMENTE
HUMANISTA: LIBERDADE DO INDIVIDUOS/ VIDA 
INTELIGENCIA MULTIPLAS: DESENVOLVER VARIOS TIPOS DE INTELIGENCIA.

Continue navegando