Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

São processos inflamatórios geralmente causados por infecções do trato geniturinário feminino:
	
	
	bartolinite, cistite, salpingite, endometrite e vaginite
		Geralmente, uma substância química pode afetar os microrganismos de três diferentes maneiras: a) pode servir como nutriente e assim favorecer o crescimento; b) ter efeito bacteriostático; ou c) ter efeito bactericida. Podemos dizer que um agente bactericida é aquele que:
	
	
	
	
	promove a morte de bactérias.
		A intoxicação alimentar estafilocócica, uma das doenças alimentares mais comuns, é mais uma intoxicação do que uma infecção. A doença é causada mais pelo alimento contaminado com a toxina produzida pela bactéria enquanto estava viva, antes do preparo do alimento. Este não tem cheiro, gosto nem aspecto de estragado.
A intoxicação alimentar difere em alguns aspectos de uma infecção intestinal. Alguns sinais e sintomas clínicos são comuns a ambos processos patológicos, porém, dentre os aspectos listados abaixo, o único que NÃO é característico de uma intoxicação alimentar é:
	
	
	
	
	febre
A partir das afirmativa abaixo:
I- A tuberculose é causada pelo pneumococo.
II -  A tuberculose costuma causar perda de peso e febre em horário determinado, como ao final da tarde.
III -  Existem tuberculoses extrapulmonares como, por exemplo, no fígado, nos ossos, na pele, etc
     
Marque a alternativa que apresenta frases verdadeiras:
	
	
	II e III
Em relação às pneumonias bacterianas, marque a alternativa correta:
	
	
	A bactéria S. pneumoniae, envolvida com casos de pneumonia, é um microrganismo gram-positivo e causadora de otite, sepse e meningite.
Uma senhora com 80 anos deu entrada na emergência, apresentando os seguintes sintomas: tosse (por mais de 15 dias), catarro sem sangue, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Foi verificado na imagem radiológica uma infecção pulmonar ativa, com infiltrações e consolidações vistas na parte superior dos pulmões e apresentando linfadenopatia (doença nos nódulos linfáticos) mediastinal e hilar. O teste de PPD deu positivo. Após a leitura do enunciado, identifique o patógeno e a patologia desenvolvida pelo mesmo:
	
	
	Mycobacterium tuberculosis, agente etiológico da tuberculose.
Com fins de estudo, as infecções do trato urinário (ITU) podem ser divididas em ITU superiores e inferiores. As ITU superiores incluem as infecções dos rins e ureteres. As ITU inferiores incluem as infecções da bexiga e uretra. Na maior parte dos casos, a ITU ocorre por bactéria pertencente à microbiota do próprio indivíduo.
O principal microrganismo envolvido em ITU é:
	
	
	Escherichia coli
		Os integrantes do Reino Fungi são extremamente complexos e podem apresentar seres microscópicos e macroscópicos. Portanto, conforme sabemos sobre os fungos, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	dimorfismo fúngico é quando o fungo está disperso no ambiente de forma filamentosa, ou seja, em forma de bolor, e quando inalado, ele se transforma em levedura.

Mais conteúdos dessa disciplina