Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

INFECÇÃO MENINGOCOCCICA-Colonização da mucosa da nasofaringe, seguida da passagem de bactérias para o sangue e no caso da meningite invasão das meninges.
NEISSERIA MENINGETIDES-Sorogrupos:Diferenças antigênicas=Cada vez que entrar em contato com o hospedeiro, ele vai estimular o sis. Imunológico a produzir um tipo de anticorpo especifico.
ESTAGIOS-Adesão ao epitélio não ciliado do nasofaringe.Colonização->Corrente circulatória->SN.
MENINGITE MENINGOCOCIA-Infecção purulenta de meninges associadas a cefaleia e febre, dificuldade p encostar o queixo no peito.
MENINGITE MENINGOCOCCEMIA-Trombose dos pequenos vasos sanguíneos e envolvimento de múltiplos órgãos.Presença do meningococo no sangue, causando lesões hemorrágicas.Sindrome de Waterhouse=Ocorrencia de septicemia, hemorragia bilateral das supra renais, coagulação intravascular disseminadas e choque séptico.
DIAGNOSTICO-CR(Liquor)-pulsão bombar p a extração do material biológico que possa ter o microorganismo.
TRATAMENTO-Penicelina
NEISSERIA GONORRHOEAL-Causador de gonorreia, infecção dissemidas e oftálmico neonatum. Evoluir->cegueira. Não apresenta capsula. Características iguais as meningites.
STREPTOCOCCUSPYOGENES-Localiza se na nasofaringe e pele. Cresce em 37° e inibidores em alta concentração. FATORES DE VIRULENCIA- Proteina M-localizada na parede celular, variabilidade antigênica e atividade antifagocitaria.Proteina F-adesina.Esptolesinas-clise de hemácias. 
DOENÇAS-FARINGITE=Trasmitida por goleculas infectadas. Complicações-ESCARLATINA-bacterias produzem ação toxica.Febre, garganta inflamada, manchas vermelhas na pele.Posteriormente descama e a língua fica vermela e áspera. ERISEPELA-Infecção da pele, vermelhidão e calor, dor e febree.PIODERMITE-Infecção purulento da pele bactéria penetra na derme através de lesões, picadas, procedimentos cirúrgicos.SINDROME TOXICAS=Esculatina e choque toxico estreptocócico.FASCITE NECROSANTE-Infecção profunda do tecido subcultaneo com destruição do tec muscular e gorduroso.
STAPHYLOCOCCUS AUREUS-Catalase positivo, imóveis, por vezes capsulados, capazes de crescer em elevado teor de NaCl, T° 18°-40°, Anaerobicos facultativos, microbiota natural.FATORES DE VIRULENCIA-Inibe a quimiotaxia e fagocitose.PROTEINA A=Inibe a eliminação mediada por anticorpos, liga se a Fc das imunoglobulinas IgG, impedindo a interação dos anticospos com células fagocitárias.Protesege os microorganismos contra a fagocitose. ADESINAS-São proteínas que se ligam a fibronectina, ao colágeno e ao fibrinogeneo.Então ancorados no peptideoglicono e promovem a colonizaçãi dos tecidos pelos S.Aureus.
PRODUÇÃO DE BIOFILMES-Agregados bacterianos envolvidos em uma películas de dissacarídeos-aderencia a superfície de um eromaterial.Dificulta penetração de antimicrobianos e elementos de defesa do organismo.
STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDES-Habitante normal da pele e mucosa, infecção hospitalares, formação de biofilme em superfícies de pdimeros.
STAPHYLOCOCCUS SAPROPHYTICUS-Habitante normal da pele e da região periuretral, agente causador de infecção urinarias em mulheres entre 20 a 40 anos e em homens acima de 50 anos, capacidade de adesão as células do epiderme urinário.

Mais conteúdos dessa disciplina