Buscar

Resumo Vitaminas Ensino Superior

Prévia do material em texto

VT
gENERALIDADES
Compostos orgânicos que não podem ser sintetizadas em quantidades adequadas. Lembre-se: KEDA (lipossolúvel), Complexo B + C (hidrossolúvel). Todas as vitaminas hidrossolúveis tem função de coenzima, mas apenas a K das lipossolúvel possui! 
		VITaminas
| Felipe cavalcante-008
Raciocine
é FÁCIL COMPREENSER QUE AS LIPOSSOLÚVEIS SÃO ABSORVIDAS E TRANSPORTADAS NA GORDURA DA DIETA, ELAS NÃO SÃO FACILMENTE EXCRETADAS, E ONDE SÃO ARMAZENADAS? NO FÍGADo
 
Ácido Fólico
Função: Receber fragmentos de um carbono de doadores, a exemplo da glicina, e transferi-los para intermediários na síntese de aminoácidos, purinas e purimidinas (TMP).
Anemias relacionadas: Perceba... as anemias são causadas pela concentração de hemoglobina abaixo do normal. As anemias nutricionais podem ser classificadas com o tamanho do eritrócito ou o volume médio observado. Temos uma tipologia comum, a microcítica, causada pela diminuição de Fe2+. Dessa maneira, temos também a macrocítica, em que falta B12 ou Ácido Fólico são também chamadas de megaloblásticas pois acumulam megaloblastos no sangue.
Qual a relação entre o folato e anemia?
Níveis baixos estão relacionados ao aumento na demanda, falha na absorção. Assim, teremos a anemia megaloblática, causada pela diminuição de bases purinas e TMP, consequentemente, incapacidade de produzir DNA, impedindo-a de se dividir.
Relação Folato-Fechamento do Tubo Neural.
Ingestão de ácido fólico antes da concepção diminuiriam casos de espinha bífida, por exemplo. 
	
Cobalamina (Vitamina B12)
Função: Presente em duas reações enzimáticas essenciais:
Remetilação de Homocisteína em Metionina
Isomerização de compostos derivativos da quebra de aminoácidos e ácidos graxos. 
Dessa maneira a diminuição [vitamina] promove que ácidos graxos atípicos acumulem-se e sejam incorporados à integridade das membranas celulares, incluindo o sistema nervoso.
Salienta-se a presença do Cobalto no centro do anel de Corrina.
Essa vitamina é produzida somente por microrganismo, assim deve ser obtida pela ingestão de alimentos derivados de outros animais, ou pela própria flora intestinal.
Efeitos da deficiência acentua-se em células que se dividem rapidamente, a exemplo do tecido eritropoiético. Células desse tecido, necessitam de formas do tetrahidrofolato para a síntese de nucleotídeos necessários para a replicação do DNA. Levanta-se a hipótese de que a deficiência de cobalamina conduz à deficiência das formas de hidrofolato necessárias para a síntese de purinas e do TMP.
Particularidade: armazenável no organismo. Problemas em indivíduos que tenham sofrido gastrectomia total ou parcial e tenham dificuldade de absorver a vitamina pela falta do FIA.
RELAÇÃO CLÍNICA: ANEMIA PERNICIOSA
Pacientes desenvolvem tal doença pela dificuldade de absorção da vitamina. Em idosos, o problema relaciona-se à redução de ácido gástrico e falha na dieta. Má absorção grave de B12 causa a anemia perniciosa. Essa doença está relacionada, em sua maioria, da destruição autoimune das células gástricas parietais, produtoras do fator intrínseco. Pacientes com anemia perniciosa são geralmente anêmicos e podem apresentar comprometimento do SNC.
Ácido Ascórbico (Vitamina C)
Forma ativa: Ácido Ascórbico
Função: Atuar como agente redutor; hidroxilação de Prolina e Lisina (manutenção dos tecidos conjuntivos e recomposição de danificados); ajuda na absorção de Ferro na dieta.
Deficiência: esCorbuto. Entendeu a referência?
-Gengivas doloridas e esponjosas, dentes frouxos, fragilidade dos vasos sanguíneos, edema nas articulações e anemia. Calma, não decora tudo agora: tudo isto está relacionado a tecido conjuntivo defeituso (entendeu?)
IMPORTANTE: Dietas ricas nesse composto se associam à prevenção de alguns tipos de câncer e doenças cardíacas coronarianas
O ácido ascórbico em solução aquosa possui uma facilidade excepcional para ser oxidado, portanto essa característica faz com que ele seja um ótimo antioxidante. Isso significa que ele protege outras espécies químicas de se oxidarem, em razão do seu próprio sacrifício.
Um exemplo disso se dá quando ele é adicionado em alimentos, principalmente nas frutas. Sabemos que quando cortamos uma fruta, como por exemplo, a maçã, a banana ou a pera, dentro de pouco tempo elas escurecem. Isso se dá porque compostos fenólicos naturais oxidam na presença de enzimas e do oxigênio presente no ar. Quando esses compostos das frutas oxidam, eles geram as quinonas, que podem sofrer polimerização e formar pigmentos escuros e insolúveis, chamados de melaninas.
Porém, se adicionarmos uma pequena quantidade de suco de laranja ou de limão na fruta cortada, isso evitará que essa reação ocorra. Esse procedimento é eficaz porque o suco contém vitamina C, sendo que na presença de oxigênio e de um catalisador, o ácido ascórbico se oxida, tornando-se o ácido dehidroascórbico. Esse ácido possui pH abaixo de 4, e um abaixamento do pH do tecido da fruta causa a diminuição da velocidade da reação de escurecimento. Em pH abaixo de 3 não há nenhuma atividade enzimática.
As reações de oxidação podem produzir radicais livres. Por sua vez, estes radicais podem dar início a reações em cadeia que, quando ocorrem em células, podem danificá-las ou causar a sua morte. Os antioxidantes interrompem estas reações em cadeia eliminando os radicais livres intermediários e inibindo outras reações de oxidação. Isto é conseguido através da sua própria oxidação, pelo que os antioxidantes são frequentemente agentes de redução, como os tióis, o ácido ascórbico ou polifenóis
Piridoxina (Vitamina B6)
(Nome coletivo para Piridoxina, Piridoxal e Piridoxamina, derivados da Piridina)
Piridoxina plantinhas
Piridoxal e Piridoxamina animais
Agora lembre-se do ciclo da uréia... bem, todos esses três compostos podem servir como percursores de uma coenzima, o Piridoxal Fosfato, funcional para um grande número de enzimas, em maioria as que envolvem aminoácidos. Vou te lembrar:
Oxalaceto + Glutamato Aspartato + Alfa-cetoglutarato
IMPORTANTE: Certo grau de toxicidade!!!
Tiamina (B1)
Forma ativa: Pirofosfato de Tiamina. Raciocina, pow!!! Certamente essa vitamina foi formada pela transferência de grupo pirofosfato do ATP para a Tiamina. 
Função: Descarboxilação Oxidativa dos alfa-cetoácidos e atua na formação ou na degradação de alfa-cetóis, pela trancetolase. Quanto maior o consumo de carboidratos, maior precisa ser o consumo de tiamina.
Relações Clínicas:
A descarboxilação oxidativa do piruvato e do alfa-cetoglutarato é especialmente importante no metabolismo energético. Assim, a diminuição dessa vitamina, acarreta na baixa produção de ATP.
Ber1bérie (entenda como quiser!)
Observada em áreas onde o arroz polido é o principal componente da dieta. Em bebês, ocorre taquicardia, vômito, convulsões e morte. Em adultos, pele seca, irritabilidade, pensamento desordenado e paralisia progressiva.
Síndrome de Wernicke-Korsakoff
Deficiência associada ao alcoolismo crônico, em que pessoas tem dieta insuficiente ou diminuição na absorção intestinal da vitamina. Apatia, perda da memória, ataxia e movimentos rítmicos dos globos oculares.
N(AD)iancina(B3) (quem pegou, pegou!)
Formas ativas: NAD+ e NADP+, eles servem como coenzimas em reações de oxi-redução.
Fontes: Grãos enriquecidos não-refinados, cereais, leite, carnes magras, (Milho é pobre em niancina e triptofano, dietas baseadas neste, tem potencial de causar PELAGRA, mas tenha calma... falaremos sobre ela já!)
RELAÇÃO CLÍNICA: Pelagra
Doença que envolve a pele, o trato gastrointestinal e o SNC. Dica (os 3Ds: Dermatite, demência e diarreia). É fundamental assinalar que a niancina inibe a lipólise no tecido adiposo- produtor primário de ácidos graxos livres na circulação. O fígado geralmente utiliza esses ácidos graxos como percursores para a síntese de triagliceróis. Assim, perceba queessa vitamina causa a diminuição de trigliceróis necessários à produção de VLDL. A niancina aumenta o HDL. 
RiboF(AD)lavina (B2) (Forcei?)
Forma Ativa: FAD e FMN, eles são capazes de aceitar reversivelmente dois átomos de hidrogênio, formando o FADH2 e o FMNH2. Ligados a enzimas que catalisam reações de oxidação ou redução, do succinato-desidrogenase, por exemplo, convertendo-o em fumarato 
Dermatite, queilose e Glossite.
Biotina(B7)
Função: Coenzima na reação de carboxilação. A falta na dieta é compensada pela flora bacteriana. A clara do ovo possui a avidina, que impede absorção intestina dessa vitamina.
gliconeogênese (cofator da piruvato carboxilase)
lipogênese (carboxilação dependente de ATP para a acetil CoA carboxilase)
Ácido Pantotênico(B5)
Função: Em animais, a principal função do ácido pantotênico é formar a molécula de coenzima-A (CoA), uma importante coenzima que atua na geração de energia durante os processos de metabolismo de açúcares, lipídios e proteínas e também na síntese de ácidos graxos e colesterol. Nesse contexto, CoA é uma enzima extremamente importante na síntese de colesterol, que por sua vez é muito importante para a função dos hormônios do organismo todo. CoA também é utilizada na acetilação e acilação de genes, modulando os padrões de expressão e tradução destes. Em termos “macroscópicos” o ácido pantotênico está relacionado com a síntese de hormônios adrenais, com a resposta do organismo frente a estresses produzindo cortisona, na síntese de esteroides, na formação de anticorpos, e na geração de energia a partir de lipídios, açucares e proteínas.
Vitamina A (a vitamina C está para o conjuntivo como a A está para o epitelial)
Os retinoides, são essenciais para a visão, a reprodução, o crescimento e a manutenção dos tecidos epiteliais. O ácido retinoico, derivado da oxidação do retinol, medeia a maioria das ações dos retinoides, exceto para a visão, que depende do retinal, derivado do retinol.
Esquematicamente:
Retinol ácido retinóico (oxidação do segundo H livre)
Retinol retinal (oxidação do primeiro H livre)
O ácido retinoico não pode ser reduzido no organismo.
O β-caroteno é proveniente de alimentos de origem vegetal, que pode ser clivado no organismo em duas moléculas de retinal. Em humanos, a conversão é ineficiente, e a atividade da vitamina A do β-caroteno é beeeem menor!!!
Bem, o armazenamento é feito em forma de ésteres principalmente no fígado e no tecido adiposo e secretado por ele através de PLR. O 11-cis retinal é componente do pigmento visual, a rodopsina. Lembre-se que o transporte é feito em forma de estéres de retinila nos quilomicra. O retinol é oxidado a ácido retinoico que estimula o desenvolvimento epitelial.
Vamos pensar um pouco?
Veja, a rodopsina é o pigmento visual, já vimos que há. junção de opsina e 11-cis-retinal ligado a opsina. Quando a rodopsina é exposta a luz, várias isomerizações fotoquímicas ocorrem, ocorrendo o desbotamento do pigmento visual e liberando retinal todo-trans e opsina, originando um impulso nervoso.
Além disso, a deficiência de Vitamina A resulta na diminuição na taxa de crescimento em crianças é válido destacar que essa vitamina é fundamental para a espermatogênese nos machos e a reabsorção fetal nas fêmeas
Vitamina D
O ergocalciferol (vitamina D2) é encontrado em plantas e Colicalciferol em animais, são fontes de atividade da vitamina D pré-formada. Antes de continuar nós precisamos lembrar que a molécula ativa de vitamina D ativa receptores intracelulares, interagindo com o DNA no núcleo estimulando seletivamente a expressão gênica ou reprime a expressão gênica. A função mais importante é regulação de níveis plasmáticos de Ca++ e Fósforo.
A atividade desse metabólito é fortemente aumentada em função de baixo fosfato plasmático ou indiretamente por diminuição do Cálcio no plasma, que dispara a liberação de PTH. A hipocalemia, com pouco cálcio na dieta. 
Assim, a função geral desse metabólito ativo é
Aumentar a captação de Cálcio pelo intestino
Minimização da perda de Cálcio pelo rim
Estímulo da reabsorção óssea quando necessária
É importante destacar que por ser hidrofóbica, a vitamina D deve ser carregada no sangue por uma Proteína Ligadora de Vitamina D. Partindo disso, o metabólito ativo entra na célula intestinal e liga-se ao receptor citosólico. O complexo move-se para o núcleo, onde interage com o DNA celular. Como resultado teremos mais proteínas ligadoras de Cálcio. 
Em outra vertente, o metabólito ativo estimula a mobilização de fosfato e cálcio dos ossos por um processo que necessita de síntese proteica e PTH. O resultado é o aumento no Cálcio e no Fosfato plasmático. Assim, ossos são reservas importantes do Cálcio.
Só pra constar!!! Em sala de aula, a professora destacou o papel da DHCR7, que converte DHC em colesterol, o aumento da DHCR7 espolia o 7-DHC e não permite que haja quantidades suficientes para iniciar o processo de ativação da Vitamina D, tornando-a uma forma de absorção externa obrigatória
Síndrome relacionada: Smith-Lemli-Opitz
 
 
Vitamina K
O papel mais conhecido da vitamina K está relacionado com a sua ação no processo de coagulação sanguínea. Ela é fundamental para síntese hepática de proteínas envolvidas neste processo, como os fatores II (pró-trombina), VII, IX e X (fatores de coagulação) e as proteínas C, S e Z (inibidoras da coagulação). A hidroquinona, forma reduzida e ativa da vitamina, atua como cofator para uma enzima carboxilase, responsável pela reação de carboxilação de resíduos de ácido glutâmico (Glu) presentes em proteínas dependentes de vitamina K. A carboxilação do Glu, por sua vez, leva à formação do ácido γ-carboxiglutâmico (Gla), tornando as proteínas biologicamente ativas. Uma parte importante do metabolismo de vitamina K está relacionada a sua via de recuperação, denominada de ciclo da vitamina K. Quando um resíduo de glutamato é carboxilado, a vitamina K sofre oxidação, gerando 2,3-epoxi vitamina K. Esse metabólito é convertido novamente à sua forma ativa, pela ação da enzima microssomal, epoxi redutase de vitamina K e uma ou mais quinona redutases de vitamina K. Alguns anticoagulantes, como a warfarina e o dicumarol atuam bloqueando a redução do epóxido de vitamina K, impedindo o processo de reutilização da vitamina. Outra função da vitamina k está relacionada com a regulação do íon cálcio na matriz óssea como parte da osteocalcina (proteína do osso), uma vez que aminoácido Gla também se apresenta ligado ao mineral. Portanto, a vitamina é importante no desenvolvimento precoce do esqueleto e na manutenção do osso maduro sadio. Além dessas funções, a vitamina k também é importante para o crescimento celular, pois está envolvida na síntese de proteínas presentes no plasma, rins e outros tecidos
Warfarina: inibidores de vitamina K. Drogas antitrombóticas (?)
Vitamina E
Tá terminandoooooooo!!!!!!
Por fim, temos a vitamina de extrema importância é a ação antioxidante na prevenção da oxidação não enzimática de componentes celulares pelo oxigênio molecular e radicais livres
O anel aromático da vitamina E remove os radicais livres e a vitamina C recicla a vitamina E.
 Grávidas e lactantes: anemia hemolítica (fragilidade eritrocitária*)
 Bebês prematuros
 Adultos: defeitos na absorção ou transporte de lipídeos
 Degeneração dos neurônios
 Problemas reprodutivos (esterilidade)
 Distrofia e/ou muscular
 Pele escamosa

Continue navegando