Buscar

TMI - 07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profº Jerônimo Ribeiro
Logística Transporte Marítimo Internacional TMI
*
*
TIPOS DE NAVIOS
*
*
A nomenclatura de um navio tem por finalidade descrever e explicar as principais partes de um navio.
Definição:
Embarcação é uma construção feita de madeira, ferro, aço ou da combinação desses outros materiais, que flutua e é destinada a transportar por água pessoas ou coisas.
As partes principais de um navio são:
A Nomenclatura e a Geometria do Navio
*
*
1 – Chaminé (chimney )
2 – Popa (stern)
3 – Hélice (propeller)
4 – Estibordo e Bombordo (portside and starboard)
5 – Âncora (anchor)
6 – Bulbo de Proa (bulbous bow)
7 - Proa (bow)
8 – Convés (deck)
9 – Castelo ou Ponte (forecastle or bridge))
*
*
Casco: (hull) é o corpo do navio sem mastreação, ou aparelhos acessórios, ou qualquer outro arranjo. A principal característica de sua forma é ter um plano de simetria (plano diametral) que passa pelo eixo da quilha. Da forma adequada do casco dependem as qualidades náuticas do navio: resistência mínima à propulsão, mobilidade e estabilidade.
*
*
Quilha: (keel) é uma peça disposta em todo o comprimento do casco no plano diametral e na parte mais baixa do navio; constitui a “espinha dorsal” e é a parte mais importante do navio, qualquer que seja o seu tipo; nas docagens e nos encalhes, por exemplo, é a quilha que suporta os maiores esforços.
*
*
Amurada (side wall): é a parte interna do prolongamento do casco do navioacima do convés.
Costado (side): é a parte externa do prolongamento do casco do navio acima do convés.
*
*
Proa: (bow) é a parte anterior do navio no sentido de sua marcha normal.
Tem a forma exterior adequada para mais facilmente fender o mar.
*
*
Popa: (stern) é a parte posterior do navio. Tem a forma exterior adequada para facilitar a passagem dos filetes líquidos que vão encher o vazio produzido pelo navio em seu movimento, a fim de tornar mais eficiente a ação do leme e do hélice.
*
*
Bordos: (board) são as duas partes simétricas em que o casco é dividido pelo plano diametral. Boreste ou Estibordo – BE (starboard) é a parte à direita e bombordo – BB (portside) é a parte à esquerda, supondo-se o observador situado no plano diametral e olhando para a proa.
*
*
Meia-nau: (midship) é parte do casco compreendida entre a proa e a popa.
*
*
Bico de proa, roda de proa, talhamar (stem): é parte externa da proa de um navio.
*
*
Avante e a ré: diz-se que qualquer coisa é de vante (forward, ahead) ou está a vante (AV), quando está na proa, e que é de ré (aft) ou está a ré (AR), quando está na popa. Se um objeto está mais para a proa que outro, diz-se por ante-a-vante dele; se estiver mais para a popa, diz-se por ante-a- ré.
*
*
Obras vivas e carena: é a parte do casco abaixo do plano de flutuação em plena carga, isto é, a parte que fica total ou quase totalmente imersa.
Carena é um termo empregado muitas vezes em lugar de obras “vivas” (parte que atingida e destruída, pode “matar” o navio), mas significa com mais propriedade o invólucro do casco nas obras vivas.
*
*
Obras mortas: é parte do casco que fica acima do plano de flutuação em plena carga e que está sempre emersa.
*
*
Calado: é a designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação. O calado mede-se verticalmente a partir de um ponto na superfície externa da quilha.
*
*
Superestrutura: Construção feita sobre o convés principal, estendendo-se ou não de um a outro bordo e cuja cobertura é, em geral, ainda um convés.
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais