Buscar

AD1 PRÁTICA DE ENSINO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Curso de Licenciatura – UENF / CEDERJ PRÁTICA DE ENSINO I PARA AS LICENCIATURAS- UENF Avaliação a Distância 1 (AD1) Coordenadora Profª: Bianka Pires André
Polo: _Itaperuna CURSO: __Letras______ 
Aluno (a): _Débora Vieira Wandelli______ Matrícula 15213120001 Nota:
 Acredito que para a formação de um professor eficiente, bem como da eficiência em si na educação, isto é, envolvendo alunos professores, diretores, secretários, coordenadores, etc., a tendência liberal renovadora progressivista combinada à tendência progressista crítico social dos conteúdos são as ideais. Escolho essas duas tendências porque creio que o aluno deve ser o centro na educação; é nele que se focam os estudos e pesquisas, é por ele que se investe em professores e estes investem em si mesmos, também é pelo aluno que se procura evoluir os métodos de aprendizado e é ele, o aluno, que espera da educação as bases para crescer como pessoa, profissional e cidadão participativo na sociedade. O professor deve ser um educador, alguém que auxilia o aluno deixando suas marcas nele, mas não impondo suas ideias sem dar ao aluno o espaço para manifestar-se. O aluno deve ser participativo, produtivo, autônomo, mas sempre recebendo a mediação de alguém profissionalmente mais preparado e experiente do que ele.
As práticas de ensino devem ser cada mais plurais, relacionando diversas áreas do conhecimento como por exemplo a Tecnologia, que tem auxiliado tanto no processo educativo nas escolas nos últimos anos, que hoje seria impossível imaginarmos uma escola sem salas de informática, computadores gerenciando arquivos escolares, auxiliando na elaboração de atividades, impressoras, televisão, Datashow e outros. Além da tecnologia, que em verdade contribui em todas as áreas do saber, também as Artes ou ciências artísticas contribuem eficazmente no processo de ensino. Por exemplo, muitas vezes o professor precisa ser um “ator”, um “intérprete” em suas aulas, pedagogos utilizam as artes das mais variadas formas, como reciclagem, pintura, desenho e professores em geral fazem uso da música para a melhor assimilação dos conteúdos por meio de paródias.
Uma didática crítica e plural não se conforma em repassar informações e impor ideias, mas incentiva e busca melhorias, estimula o pensamento, a reflexão, a discussão, a troca de saberes visando a integração dos alunos com o professor, com os próprios alunos e com a escola. Os trabalhos em grupo, festas escolares, reunião de pais e alunos entre outros, são exemplos dessa prática.
A formação profissional implica em entender a aprendizagem como um processo contínuo, visto que a sociedade, o homem em si, bem como os saberes de forma geral, estão em constante evolução. O estudo do professor no seu cotidiano pode auxiliar na definição de uma nova ordem pedagógica e na intervenção da realidade no que se refere à sua prática e à sua formação.
d) Prepará-los para a participação ativa e transformadora nas várias instâncias na vida social.

Outros materiais