Buscar

Leitura e Compreensão de Textos Não Literários – Eletiva Prova Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Leitura e Compreensão de Textos Não Literários – Eletiva 
Atente para a seguinte informação: 
“Entender o processo de alfabetização das crianças por meio da leitura e da escrita, condição esta
fundamental à integração na vida social, oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção da existência da criança, e é nesse momento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Ana Maria da. Leitura e escrita no processo de alfabetização. <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/leitura-e-escrita-no-processo dealfabetizacao/50893>. Acesso em 01 ago. 2018. 
Conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre o processo da leitura, responda à seguinte questão: Quais são as duas atividades fundamentais desenvolvidas pelo leitor ao ler? 
Nota: 40.0 
Para a resposta ser válida, basta o aluno escrever que, ao ler, o leitor identifica as palavras e dá significado para o que lê. A esse respeito, conforme os conteúdos do texto-base: “Ao ler, o leitor desenvolve duas atividades fundamentais: identifica as palavras que compõem o texto e constrói significados para o que lê” (texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização, p. 451). 
Resposta: O processo de leitura se dá mediante as atividades em que o leitor ao ler cria condição fundamental à integração na vida social, onde oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção da existência da criança. As técnicas de leitura para realizar alguma atividade, busca melhorar a forma ou a maneira da sua realização. Dessa forma, melhorar a leitura significa exercitar a decodificação, o entendimento e a compreensão do texto. 
Questão 2/2 - Leitura e Compreensão de Textos Não Literários – Eletiva
Atente para a seguinte informação: “O texto como ente (objeto abstrato) deixa de fora os sujeitos que, organizados socialmente, fazem do texto um acontecimento da vida”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COVRE, André Luiz; MIOTELLO, Valdemir. O conceito de gêneros do discurso e a filosofia bakhtiniana de linguagem. 
<http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao02/02c_mbdsms.php>. Acesso em 01 ago. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil sobre o conceito de texto na concepção de Bakhtin, explique com suas palavras a seguinte colocação: “Na teoria bakhtiniana, o caráter social dos fatos da linguagem define o texto como um produto da interação social”. 
Nota: 40.0 
Para a questão ser válida, basta o aluno responder que, para Bakhtin, o texto é resultado das relações
humanas, da troca social, ele é utilizado em situações reais de comunicação. A esse respeito, conforme os conteúdos do texto-base: “Na teoria bakhtiniana, observamos que o caráter social dos fatos da linguagem define o texto como um produto da interação social no qual as palavras são entendidas como produtos de trocas sociais, ligadas a uma situação material concreta que define as condições de vida de uma comunidade linguística” (texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, p. 123). 
Resposta: 
Para Bakhtin, o texto é visto como um produto de interação social dos fatos da linguagem onde deixa de fora os sujeitos que organizados socialmente, fazem do texto um acontecimento da vida.

Continue navegando